terça-feira, 31 de maio de 2016

SECULTBA DIVULGA APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO EDITAL DE MOBILIDADE ARTÍSTICO E CULTURAL


O resultado da primeira chamada do Edital Mobilidade Artística e Cultural 2016 está publicado na edição do Diário Oficial desta terça-feira (31). Foram aprovadas 34 propostas de um total de 66 apresentadas, envolvendo um total de R$ 245.850 em investimento.  Dos projetos, quatro foram incluídos na categoria Residência Artística e Cultural; seis, em Formação Artística e Cultural; e 12, em Intercâmbio e Difusão. Confira a lista com pré-selecionados e suplentes no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), www.cultura.ba.gov.br.

Esta primeira seleção contempla projetos inscritos no período de março e abril, para propostas com atividades previstas para os meses de agosto a outubro deste ano. As propostas selecionadas foram apresentadas em sua maioria por proponentes da Região Metropolitana de Salvador, mas atendem também à Chapada Diamantina, Recôncavo, Sisal, Portal do Sertão e Litoral Sul.

O edital tem a característica de financiar iniciativas de residência, formação, intercâmbio e difusão cultural dentro do Brasil e também no exterior. Destaque para a área de música, com o maior número propostas apresentadas, seguida de artes visuais e dança. As áreas de literatura, audiovisual, circo, cultura digital, gestão cultural e teatro também foram representadas.

Segundo o diretor de Fomento da SecultBA, Matias Santiago, a Comissão Temática realiza uma análise de mérito e avalia a adequação e execução das propostas. Cada uma das chamadas tem um valor limite de R$ 250 mil, sendo que o edital permite a participação de todos os segmentos culturais.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

CURTO CIRCUITO SONORO SEGUE COM ATIVIDADES NO TEATRO CASTRO ALVES: Próximas etapas do projeto conta com oficinas e mostras artísticas

Foto: Ricardo Castro
O Curto Circuito Sonoro segue com toda energia nos preparativos das próximas etapas das oficinas gratuitas de Voz, Percussão, Mixagem e Discotecagem, de 30 de maio a 03 de junho, no Teatro Castro Alves (TCA). O público já pode se preparar para as mostras artísticas, também gratuitas, que têm direção musical de Jarbas Bittencourt, com apresentação dos resultados das oficinas e shows dos Dj Gug e Da Ganja e Mariella Santiago. O Curto Circuito Sonoro é um projeto da Sena Produções Culturais e da Cena Tropifágica e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Com o objetivo de destacar a produção cultural da cidade, representada por sua diversidade cultural, o projeto realiza experimentações artísticas e musicais com jovens de bairros populares, artistas experientes na cena soteropolitana e alunos de entidades como a APAE, nas linguagens sonoras propostas. O 1º mês de oficina e consequente Mostra Artística, reuniu a cantora Andrea Martins, vocalista do Canto dos Malditos na Terra do Nunca, os jovens artistas Val da Mata e Bárbara Leoa, moradores do bairro da Liberdade, e representantes do movimento Ori, além de Uelton Teles, aluno da APAE.
Sobre as Oficinas e Oficineiros do Curto Circuito Sonoro
Oficina de Voz com Thiago Pondé
A oficina de voz pretende aliar expressividade vocal às narrativas possíveis em música e teatro, a partir de exercícios focados em fundamentos como respiração, projeção, impostação, articulação e interpretação. Estão previstas também dinâmicas e jogos experimentais para aplicação vocal em canções brasileiras e textos teatrais.
Sobre Thiago Pondé - Thiago Pondé é Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular (2008-2010) e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2006-2012). Idealizador e diretor artístico dos projetos Atuar Música (2008), Cena Tropifágica (2011), O Jardim de Humberto Porto (2014) e Bahias Intemporais (2016). Já foi membro do grupo de palhaçaria Nariz de Cogumelo (2007), e atuou no espetáculo musical "50 Anos Esta Noite" (2011). Ministra oficina de voz voltada para expressividade vocal nas artes.
Oficina de Mixagem/Discotecagem por Jerônimo Sodré
A Oficina de mixagem/discotecagem pretende passar informação e conhecimento sobre as técnicas de mixagem, na prática, conhecendo alguns dos principais equipamentos utilizados pelo DJ (Disc Jockey), buscando uma narrativa que possa dialogar com outros elementos/instrumentos da música.
Sobre Jerônimo Sodré - DJ, produtor inquieto e pesquisador, Jerônimo já tocou em conceituadas festas em casas eletrônicas do Brasil como D.edge, Lions, Madame Satã, Trackers e foi residente da festa Galaxie no Clube Gloria. Sua carreira começou como produtor de festas em Salvador (BA), onde contribuiu para o crescimento da cultura de música eletrônica levando DJs do circuito Rio - São Paulo ou seja, um verdadeiro antídoto à cultura da terra do axé.  Atuante desde 2002, já tocou house, electro, minimal e outras linhas do low bpm. Residiu em São Paulo, entre 2006 e 2009 e na capital baiana é idealizador do projeto Hi.LO, que aproxima a música eletrônica da fotografia, da performance e do vídeo mapping.
Oficina de Percussão com Illa Benício
A Oficina de Percussão visa aliar o aprendizado de técnicas percussivas à sua aplicação numa estrutura teatral e transdisciplinar de multilinguagens cênicas. Para tal realização, serão trabalhados ritmos da cultura popular brasileira e mundial, onde serão ensinados diversos instrumentos, técnicas, prática de conjunto e improvisação buscando-se o diálogo com as demais linguagens: voz e música eletrônica (oficinas que estarão sendo ministradas paralelamente) no processo de  construção de um espetáculo, como conclusão do curso.
Sobre Illa Benício - Depois de passar a adolescência percorrendo a noite soteropolitana com diversas bandas, Illa iniciou seus estudos de percussão erudita em oficinas da UFBA, resultando em seu ingresso da Orquestra Jovem Dois de Julho, do Neojibá, atuando como percussionista e professora do Núcleo Mirim. Integra desde 2008, como percussionista, a banda Samba das Moças, formada exclusivamente por mulheres. Em 2013, gravou e coproduziu o seu primeiro disco autoral intitulado Flor de Xangô, ao lado de Júlio Caldas e Richard Meyer, sendo indicada com a música E o que Virá?! à categoria de melhor voz no Prêmio Caymmi de Música, em 2015.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

SERVIÇO:

Oficinas de Voz, Criação Percussiva e Discotecagem
Com Thiago Pondé, Illa Benício e Jerônimo Sodré
Quando: 30/5 a 3/6, das 9h às 12h (manhã) 
Onde: Sala Polivalente | Sala Cia de Teatro | Vão Livre do TCA

Mostras Artísticas  com apresentações de Dj Gug e Da Ganja e Mariella Santiago
Quando: 30/5 e 4/6
Onde: Vão Livre do TCA

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Telefone: (71) 3103-3442