quarta-feira, 3 de abril de 2024

Seminário Estadual SIM/SUSAF promove avanços na agricultura familiar baiana



Foto: Consórcio do Território do Recôncavo


Nesta quinta-feira (04/03) e sexta-feira (05/03), o auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, será palco de um evento que promete repercutir em toda a agricultura familiar baiana: o Seminário Estadual SIM/SUSAF-Bahia.

O seminário celebrará os significativos avanços proporcionados pelo Governo do Estado da Bahia na agroindustrialização e certificação dos produtos de origem animal da Agricultura Familiar e seus empreendimentos, com a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA).

 

Além disso, promoverá um intercâmbio de experiências bem-sucedidas com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na Bahia e proporcionará um espaço para visibilizar os produtos já certificados pelo SIM no estado. Com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), esse serviço foi impulsionado, em parceria com os Consórcios Públicos Intermunicipais, promovendo uma série de certificações em todo o estado.

 

Durante o evento, será realizada a Assinatura do Decreto que Regulamenta a Lei do SUSAF. A Palestra de Abertura, com o tema "A Participação do Serviço de Inspeção Municipal no Desenvolvimento Socioeconômico do Município", será ministrada por Leomar Prezotto.

 

A programação também conta com palestras sobre a Operacionalização do SIM/SUSAF na Bahia, Políticas Públicas que impulsionam o SIM/SUSAF e Principais Elementos de Autocontrole – PAC’S e rotulagem e layout. Além disso, serão compartilhadas experiências exitosas de Consórcios Multifinalitários da Bahia.

 

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destaca a importância do SIM/SUSAF como instrumentos fundamentais para a comercialização segura dos produtos da agricultura familiar em todo o estado. "É mais um resultado de políticas públicas desenvolvidas no nosso estado. A CAR já apoiou a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) em 306 municípios na Bahia. São 163 agroindústrias certificadas e 941 produtos que possuem o SIM. Com o SUSAF, os produtos certificados pelo SIM em cada canto da Bahia poderão ampliar a sua comercialização".

 

Podcast em Destaque


O Seminário Estadual SIM/SUSAF-Bahia ganhou destaque também no Podcast Agricultura Familiar, da CAR, veiculado no YouTube e Instagram da companhia (@carbahia). O deputado estadual Bobô, autor do Projeto de Lei que regulamenta o SUSAF na Bahia, destaca a importância dessa iniciativa. "É um avanço que a Bahia ganha, por ser o estado que mais investe na agricultura familiar, no país. Espero que a lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia possa beneficiar e mudar para melhor a vida do homem e da mulher do campo, sobretudo aos que produzem derivados de origem animal. E a CAR é referência quando se fala dessa mudança".

 

Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), também ressalta a relevância do SUSAF e SIM para o estado. "O SUSAF, junto com o SIM, vai possibilitar que os produtos dos 417 municípios sejam compartilhados entre eles. Com a chegada do SUSAF, poderão vender para os quatro cantos da Bahia gerando mais renda e emprego para o estado".

 

O Seminário Estadual SIM/SUSAF-Bahia promete ser um marco na consolidação e fortalecimento da agricultura familiar baiana, demonstrando o compromisso do Estado com o desenvolvimento socioeconômico e com a qualidade dos produtos agroindustrializados.

 

Fonte: 

Silvia Costa 

Assessoria de Comunicação da CAR 

www.car.ba.gov.br  

  @carbahia_ 

Contato de Whatsapp: (71) 3115-6766