sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


A Fundação Cultural de Ilhéus, reconhecendo a necessidade de identificar o potencial cultural que a cidade oferece, convida toda a população a participar do Censo Cultural de Ilhéus.
Qual o objetivo? Formar um banco de dados consistente para o SNIIC (Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais).
O SNIIC é um conjunto de todos os sistemas já existentes nos estados e municípios que tem por meta estabelecer as bases tecnológicas para conectá-los, de forma que possam atuar interativamente. Explico: Qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil poderá acessar livremente o SNIIC e descobrir quem são quantos são e o que fazem os artistas de Ilhéus.
Visa ainda produzir indicadores nacionais aplicáveis, de forma coerente, aos processos de formulação e implantação de políticas culturais na União, Estados e Municípios. Além de acompanhar as ações tecnológicas e atividades relacionadas à capacitação técnica de pessoas para a formação e atualização de equipes vinculadas à geração, tratamento e armazenamento de dados e informações culturais.
O que fará o Censo Cultural de Ilhéus? Irá mapear, organizar e divulgar as atividades culturais ilheenses, incluindo informações sobre estrutura (artistas, equipamentos culturais, grupos, eventos), gestão (órgãos públicos, conselhos, fundos, legislações, orçamentos e editais), financiamento, economia da cultura, patrimônio material e imaterial, entre outras.
Neste primeiro momento, segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e o Chefe de Projetos Gustavo Felicíssimo será o de obter informações sobre artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura, cultura popular e espaços culturais. Em uma segunda etapa será a vez identificar eventos, gestão (órgãos públicos, conselhos, fundos, legislações, orçamentos e editais), financiamento, economia da cultura, patrimônio material e imaterial.
Para que serve um Censo, sobretudo Cultural? Serve para construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para estudos setoriais mais aprofundados. Entretanto, ele também possibilitará a elaboração de um Guia Cultural da cidade com um cadastro amplo de músicos, bandas, escritores, dançarinos, artistas plásticos e visuais, escultores e artesãos, atores, grupos de teatro, grupos da cultura popular e outros, a ser distribuído à população interessada, setores empresariais e agentes turísticos. O Guia Cultural facilitará a promoção de eventos e de atividades de apoio às diversas manifestações culturais, além de oferecer visibilidade a artistas, produtores e produtos culturais para empresas públicas e privadas que destinam recursos a iniciativas desta natureza.
Quem poderá fazer parte do Censo? Todas as pessoas e grupos amadores ou profissionais que produzam, trabalhem, estudem ou promovam atividades artístico-culturais no município. Para participar, basta ir à Fundação Cultural de Ilhéus, de 01 de fevereiro a 30 de março de 2010, das 13h às 18h, e preencher o formulário do Censo Cultural. Os interessados também poderão requerê-lo através do seguinte endereço de e-mail: censo@culturailheus.com.br
Que mais? O Censo Cultural de Ilhéus também contribuirá para uma maior articulação entre os movimentos e grupos culturais da cidade, podendo ser, ainda, um estímulo à democracia cultural e à valorização da heterogeneidade das práticas culturais. Revela as diferentes faces da cultura ilheense e contribui para o desenvolvimento de análises da dimensão socioeconômica desse segmento.