sábado, 22 de agosto de 2015

SECRETÁRIO DE CULTURA SE REÚNE COM REPRESENTANTES DOS TERRITÓRIOS E COORDENADORES DOS CENTROS DE CULTURA DA BAHIA EM VALENÇA



No encontro, que integra as ações de fortalecimento à territorialização, Jorge Portugal falou sobre a criação de um programa de apoio ao desenvolvimento cultural nos municípios

Alinhar as ações e fortalecer as políticas culturais em todos os 27 territórios de identidade da Bahia é o objetivo do encontro que reuniu representantes territoriais de cultura e coordenadores dos 17 Centros de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença – Território Baixo Sul. Nesta quinta-feira (20), a programação do evento contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

No diálogo, o gestor falou sobre seu empenho para impulsionar as políticas culturais no estado e sobre a ideia de criar um programa de apoio ao desenvolvimento da cultura nos municípios. Para o desenvolvimento do programa, que deve ser lançado em 2016, foi designada uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). “O programa será estruturado em cinco linhas: formação para gestão cultural, apoio aos sistemas municipais de cultura, lançamento de edital através das prefeituras, patrimônio histórico e apoio às redes do fazer cultural”, afirmou Portugal.

A programação incluiu, ainda, dois pontos importantes sobre a participação da sociedade civil na administração pública: a discussão sobre as Câmaras Temáticas de Cultura e a criação dos Colegiados de Gestão Participativa nos Espaços Culturais. “Este encontro é fundamental para a consolidação de nossas políticas de territorialização da cultura. Aqui, os coordenadores dos centros e representantes territoriais estão pactuando formas de trabalho em cooperação”, disse o superintendente de Territorialização da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães. Representantes das unidades vinculadas da Secretaria - Fundação Pedro Calmon, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – também participaram das discussões.


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SEBRAE TRAZ MORA SCILLAMÁ, DE BUENOS AIRES, PARA DISCUTIR O PAPEL DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE UMA CIDADE



Caros,


Dia 25 de agosto de 2015, às 19 h, no Auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, estaremos realizando o III Encontro - Sul da Bahia Criativo com o objetivo de fomentar o Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia.

As duas primeiras edições do encontro, com os cases de Óbidos - Portugal e Medellin - Colômbia trouxe um alto índice de satisfação dos participantes pela possibilidade de novas iniciativas, renovação e factibilidade de implementação das práticas trazidas.

Anexo, material de divulgação do evento.

Contamos com a participação de representantes do Sul da Bahia, empreendedores, empresários e potenciais empresários.

A disposição para maiores esclarecimentos, antecipadamente agradeço a confiança ao chamado.


Atenciosamente


Claudiana Figueiredo
Sebrae
Gerente Regional Ilhéus


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ATENÇÃO, MUNICÍPIOS! INSCRIÇÕES PARA EDITAIS DO SNC

Estão abertas a partir desta quinta-feira (20) até 5 de outubro as inscrições para quatro editais do Sistema Nacional de Cultura (SNC), lançados pelas secretarias do Audiovisual (SAv) e da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Fundação Cultural Palmares (FCP) e Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI). As inscrições deverão ser feitas pelo Salic Web.  
 
Com investimento de R$ 15 milhões, os editais irão selecionar até 97 projetos culturais inscritos por prefeituras ou por seus órgãos municipais que sigam as diretrizes e critérios constantes do Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura (FNC). Os projetos contemplados deverão ter período de execução de até 24 meses.
 
Para se inscreverem, os municípios deverão estar com seus acordos de cooperação federativos vigentes e com seus Sistemas Municipais de Cultura instituídos por leis próprias publicadas, ou ao menos, com a minuta do projeto de lei finalizada. Neste caso, a aprovação pela respectiva Câmara Municipal e a publicação no Diário Oficial do município deverá ser feita até o início do convênio que será assinado com o Ministério da Cultura. 
 
Para dar esclarecimentos sobre cada um dos editais, durante o período de inscrições, serão realizadas oficinas – em datas ainda a serem definidas – e disponibilizado um tutorial, que poderá ser acessado por meio do site e das redes sociais do MinC.
 
O secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu, ressalta que esse editais do SNC são voltados a grupos culturais e conclama os municípios a instituírem seus Sistemas de Cultura. "Este é um momento de reafirmação do compromisso do Ministério da Cultura para a construção de políticas públicas", destaca.
 
Saiba mais sobre cada um dos editais: