quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CONVÊNIO ENTRE FUNCEB E IFBA PROMOVE CURSO DE TECNOLOGIAS EM ARTE DRAMÁTICA

Alguns espaços cênicos carecem de técnicos

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia/Funceb e do Teatro Castro Alves/TCA, firmou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA (antigo CEFET) que promoverá o Curso de Tecnologias em Arte Dramática. Esta iniciativa que partiu do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia/SATED, parceiro do projeto, objetiva possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos dos participantes, levando a seu aperfeiçoamento profissional; prepará-los para o trabalho e para a cidadania; desenvolver sua autonomia intelectual e pensamento crítico; e promover a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos aplicados aos espetáculos de diversão.
As inscrições para o processo seletivo acontecerão entre 12 e 23 de janeiro de 2011 através do site do IFBA (http://www.portal.ifba.edu.br/). São 96 vagas disponíveis, distribuídas entre as habilitações em cenário, figurino, luz, maquiagem e som. Destas, 10 vagas estão destinadas a serem preenchidas por servidores da Funceb.
A proposta do curso, que vem sendo discutida há alguns anos, finalmente se concretiza no trabalho conjunto entre entidades estadual e federal. Moacyr Gramacho, Diretor do TCA, vê este curso como um passo fundamental no processo de implementação do Centro de Referência em Engenharia de Espetáculos, legitimando o empenho em geração de conteúdo e conhecimento que vem acontecendo nos últimos anos. “O convênio alia formação e qualificação e promove o conhecimento para a mão de obra, o que garante mais profissionais de qualidade. Mais uma contribuição importante deste curso é a formalização, nos moldes de um Instituto Federal, de um conhecimento tradicionalmente disperso e transmitido informalmente”, diz o Diretor.
Para o Prof. Heitor Guerra, relator do projeto e coordenador do curso, esta iniciativa será capaz de suprir uma demanda por profissionais técnicos mais qualificados no estado e no país. Ator e educador, ele percebe a necessidade de mais trabalhadores e a possibilidade de uma melhoria quantitativa e qualitativa nas produções locais.
O diretor do campus de Salvador do IFBA, Prof. Albertino Nascimento, declara, ainda: “Para um instituto marcadamente de tecnologia, lidar com a área das artes é muito especial porque desmitifica a ideia de falta de envolvimento com a expressão artística. Ficamos felizes em cumprir a função social da instituição desta maneira”.
As aulas têm previsão de início em março, estendendo-se até setembro de 2011. O curso acontecerá no campus de Salvador do IFBA e as aulas práticas e o estágio supervisionado nos equipamentos culturais da Funceb.
Mais informações sobre o edital são encontradas no site do IFBA (http://www.portal.ifba.edu.br/) e a respeito dos documentos comprobatórios exigidos pelo edital no site do SATED (http://www.satedba.com.br).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROCULTURA EM AÇÃO

Teatro Mágico
Cangaço

Pouco mais de três meses após a criação dos fundos setoriais, oito editais movimentam o ProCultura. Oito editais, mais de nove mil inscrições e um orçamento de R$ 58,5 milhões. Esses são os números movimentados pelo ProCultura entre 25 de outubro, data de lançamento dos editais, até a última segunda-feira, 10 de janeiro, quando se encerrou o prazo para inscrição dos interessados em participar dos processos seletivos.

Todos os fundos setoriais foram contemplados com iniciativas voltadas para cada segmento.

O Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Teatro e Dança obteve o maior número de inscritos. Estão participando, ao todo, 5048 projetos. Esse também é o edital que reserva o maior valor. São mais de R$ 22 milhões a serem investidos.

Já para o Prêmio ProCultura de Estímulo as Artes Visuais 2010, 664 canditados se inscreveram. O edital de Apoio à Banda de Música teve 1. 165 inscritos, enquanto para o edital de Palcos Musicais Permanentes houve 256 inscrições. O edital de Apoio a Festivais e Mostras de Música obteve 1.481 inscritos, e o edital para Programação Cultural de Livrarias, 167 inscrições. O edital Núcleo De Formação Cultural da Juventude Negra apresentou um total de 162 inscritos e, por fim, 92 propostas foram inscritas para o Edital Prêmio Viva Meu Mestre.

Os editais do Procultura são:

Prêmio Procultura De Estímulo Ao Circo, Dança e Teatro 2010
Prêmio Procultura De Estímulo Ás Astes Visuais 2010
Edital Procultura De Apoio À Banda De Música
Edital Procultura De Palcos Musicais Permanentes
Edital Procultura De Apoio A Festivais E Mostras De Música
Edital Procultura Para Programação Cultural De Livrarias
Edital Procultura Núcleo De Formação Cultural Da Juventude Negra
Edital Prêmio Viva Meu Mestre – Edição 2010

(Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MEMÓRIA DO TEATRO TOTAL

Primeira parte da trilogia de Lampião, montada em 1994. Na foto, Val Kakau (Lampião) e Lindamara Caires (Maria Bonita), em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. Na época, uma rua passava em frente ao teatro. A cena retrata a chegada de Lampião e seu bando.