quinta-feira, 23 de março de 2017

FORMAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE CULTURA EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA


A Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (Sadi/MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve o projeto “FORMAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE CULTURA EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA”, que objetiva formar gestores, técnicos, conselheiros e/ou lideranças de cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), componente essencial do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Quatrocentos municípios distribuídos nas cinco regiões do Brasil estão sendo convocados; na Bahia, 103 municípios estão pré-selecionados. O curso é gratuito e será na modalidade semipresencial de educação a distância (EaD), com duração de sete meses e início previsto para abril. Cabe à gestão municipal somente as despesas de transporte, hospedagem e alimentação nos encontros de abertura e de encerramento do curso.

Na abertura, será efetivada a inscrição das cidades presentes, apresentado o método de estudo e entregues os materiais preliminares. No encerramento, os alunos apresentarão os trabalhos realizados e receberão o certificado de conclusão do curso, habilitando-os para elaborar o Plano Municipal de Cultura.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, portanto, para assegurar a inclusão da sua cidade, é preciso manifestar interesse pelo e-mail planosmunicipais2017@gmail.com, até o dia 24 de março de 2017. Escreva indicando telefones (fixo e celular), e-mail e o nome completo de um(a) servidor(a) responsável pelo órgão municipal de cultura e/ou do Sistema Municipal de Cultura, e de um(a) representante da sociedade civil do Conselho, do Fórum e/ou liderança cultural.

Critérios e requisitos de participação dos municípios

      Ter Adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)
      População até 50 mil habitantes;
    Não ter sido contemplado com assessoria e/ou oficina de elaboração de planos municipais;
      Não possuir Plano Municipal de Cultura;
      Indicar o servidor ocupante de cargo efetivo que representará o município;
·       Proporcionar ao servidor tempo e equipamentos no ambiente de trabalho para a execução das atividades referentes ao curso de Plano Municipal de Cultura;
·       Comunicar e apoiar o Conselho Municipal de Cultura na seleção do seu representante e/ou de liderança cultural local;
·       Assegurar a presença dos dois participantes da formação do seu município nos dois encontros presenciais que serão realizados na Representação do MinC na região.

Requisitos para os participantes:

      Ensino médio completo;
      Conhecimentos de informática;
·      Carga horária semanal de dedicação: 10 horas, sendo duas obrigatórias de interação com o tutor, e as demais dedicadas a estudos e troca de informações online.

quarta-feira, 22 de março de 2017

SECRETARIA DE CULTURA VAI CADASTRAR ARTISTAS, GRUPOS E ESPAÇOS CULTURAIS

Amanda Andrade - cantora

A secretaria municipal de Cultura (Secult) inicia, a partir desta quinta-feira, 23, o cadastramento de artistas, grupos e espaços culturais de Ilhéus para inscrever no Cad Cultura. O objetivo é mapear os fazedores de cultura e os locais onde as atividades artísticas acontecem. Podem se cadastrar, através do  www.nossaculturailheus.blogspot.com, no link Cad Cultura, atores, dançarinos, escritores, poetas, cordelistas, indígenas, artistas de circo, produtores culturais, cantores, compositores e os demais agentes culturais.

De acordo com o especialista em Gestão da Cultura, Pawlo Cidade, da Secult, o cadastramento do Cad Cultura se estende até o dia 5 de maio deste ano. O resultado será apresentado na IV Conferência de Cultura, que acontece no segundo semestre de 2017. Mesmo quem já tenha se cadastrado em outro momento deve atualizar os dados.
O cadastramento acontece em duas etapas: a primeira, através de meio digital, e a segunda, in loco, nas comunidades e bairros onde desenvolvem ações ou residem artistas e fazedores de cultura. “O mapeamento vai permitir o cumprimento de algumas metas previstas no Plano Municipal de Cultura, a exemplo de cartografia da diversidade das expressões culturais no território ilheense”, ressaltou.

Pawlo Cidade disse que “o mapeamento artístico e cultural também foi previsto no plano de governo do prefeito Mário Alexandre, através da diretriz estrutural 9, alínea “a”, no horizonte dos 100 dias de gestão. Conhecer o espaço, as ações e os agentes são condições indispensáveis para a criação de plano de ação que contemple a diversidade cultural de Ilhéus. Conhecemos os grupos, as companhias e os artistas que estão sempre nas redes sociais, na mídia, nos eventos, mas não a artesã de Sambaituba, o grupo de teatro da igreja, a turma do curso de violão, de bateria, de maculelê, dentre outros. Queremos cadastrar todos e dar visibilidade às suas ações”, salientou.