sexta-feira, 3 de julho de 2015

MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA TRÊS NOVOS EDITAIS

Ministro Juca Ferreira

O Ministério da Cultura – por meio de sua Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – lançou, no dia 2 de julho de 2015, três editais para fomento de iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva. Ao todo, serão liberados R$ 13,428 milhões, a serem distribuídos entre 210 iniciativas. O edital para pontos de mídia livre conta com a parceria do Ministério das Comunicações e da Secretaria do Audiovisual do MinC. O edital dedicado à cultura indígena tem a parceria da Secretaria do Audiovisual e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A solenidade de lançamento ocorreu na Funarte, em São Paulo e os editais estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União do dia 3 de julho de 2015, data de abertura das inscrições.

Veja abaixo os detalhes de cada edital.


terça-feira, 30 de junho de 2015

BAHIA CRIATIVA PROMOVE SÉRIE DE OFICINAS E FORMAÇÕES GRATUITAS EM JULHO


As atividades acontecem em Salvador, Itaberaba, Jaguaquara e Mata de São João e são oferecidas 30 vagas para cada uma delas


O Escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) - promove, em julho, oficinas voltados para empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa, gestores e colaboradores de organizações culturais que desejam adquirir conhecimentos sobre os temas abordados. As atividades acontecem em Salvador e nos territórios de identidade Vale do Jiquiriçá, Piemonte do Paraguaçu e Litoral Norte-Agreste Baiano.

No dia 07, em Salvador, acontece a oficina Cidades Criativas, com a designer especialista em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Nacional de Córdoba, Alice Barreto. A oficina irá trabalhar sob a perspectiva de que as soluções para os problemas estruturais da sociedade, da economia, da cultura e das cidades exigem novos olhares. A partir da análise de casos práticos, o participante será motivado a mergulhar em cidades de escalas, histórias e contextos dos mais diversos, todas buscando se reinventar.

Também em Salvador, no dia 08, será realizada a atividade de formação Marketing Aplicado a Empreendimentos Criativos, com a publicitária Fabiana Aragão. A atividade aborda o relacionamento com a dinâmica do mercado, em especial com os clientes, a partir do estudo do desenvolvimento e distribuição, precificação e comunicação de produtos e serviços criativos.  A natureza diferenciada do empreendimento criativo e a experiência na prática também serão abordadas com o estudo de caso real, a fim de instrumentalizar empreendedores criativos para os desafios do gerenciamento estratégico de marketing para a conquista da sustentabilidade de negócios.

As cidades de Itaberaba (09 a 11), Jaguaquara (23 a 25) e Mata de São João (24 a 26) recebem a formação em Projetos Criativos e Sustentáveis - Elaboração de Projetos Culturais, Estratégias de Financiamento e Administração Financeira. Serão abordadas as metodologias, as ferramentas, as técnicas e os instrumentos para gerenciar um projeto cultural. Em Itaberaba e em Jaguaquara, o curso será ministrado pela especialista em Gestão Ambiental e Qualidade, Flávia Paixão. Já em Mata de São João, o sociólogo, gestor cultural e doutorando da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Diogo Reyes será responsável pela atividade.

Todas as oficinas acontecem das 08h30 às 17h30 e disponibilizam 25 vagas em cada. Para participar, os interessados devem entrar com contato através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br