sábado, 21 de novembro de 2020

SELECIONADOS E SUPLENTES DO PRÊMIO DAS ARTES JORGE PORTUGAL E EDITAL DE EXIBIÇÃO DE AUDIOVISUAL DEVEM ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO NA FASE DE HABILITAÇÃO

atenção


Com a divulgação dos resultados preliminares do Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio de Exibição Audiovisual, proponentes de ambos editais devem atentar para os cronogramas dos mesmos (ANEXO IV). A fase de Habilitação (ENTREGA DE DOCUMENTOS) será após a fase de apreciação dos recursos. 


Para esta fase de Habilitação, os proponentes serão convocados através de ato publicado no Diário Oficial do Estado, no site da Fundação Cultural e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA). 

Selecionados e suplentes deverão entregar documentação respeitando os mesmos prazos. 


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

ARTIGO

 

A CULTURA NA AGENDA DO G20

Pawlo Cidade*

No início deste mês de novembro, ministros da cultura do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das maiores economias do mundo e a União Europeia, se reuniram conjuntamente para discutir o tema “A ascensão da economia cultural: um novo paradigma”. Esta reunião ocorreu no último dia 4, na Arábia Saudita. “Foi a primeira vez que os debates políticos do G20 reconheceram a crescente contribuição da cultura para a economia global. Em uma mudança de paradigma acelerada pela pandemia COVID-19, o G20 reconheceu o potencial para a contribuição da cultura em todo o espectro de políticas públicas para forjar sociedades e economias mais sustentáveis”.

Este não é meu primeiro texto, nem será o último em que defendo aqui uma postura e um conceito mais abrangente no planejamento dos governos, sobretudo os Municipais e Estaduais, a inclusão da Cultura em seu rol de políticas públicas capazes de estruturar e mudar o modo de vida do cidadão. Mas esta inclusão deve se dar também com a participação da sociedade civil. Ainda bem que o G20, ao colocar a Cultura no centro das atenções como um “componente-chave da recuperação econômica e social”, reconhece em tempo a importância deste setor que foi, seguramente, o mais afetado por esta pandemia.

Ano passado, o Fórum de Ministros da Cultura, que a UNESCO convocou, também em novembro, apontou fragilidades na infraestrutura cultural e escassez de investimentos. O que não é nenhuma novidade. Lembro que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, Abraão Vicente, falou da necessidade do respeito pelos direitos de autor e pela transferência direta de recursos por parte do estado para o setor da Cultura e sobre o peso da Cultura no PIB, que podemos até discutir em outro texto.

Em tempo, o G20, consciente que vivemos num mundo cada vez mais interdependente, reconhece que é a Cultura um meio eficaz de diálogo internacional, tal como afirmaram no encontro a Arábia Saudita, a China e a Rússia, reafirmando ser a Cultura “um componente fundamental das relações”.

Vários países disseram que é preciso tornar o setor cultural mais ecológico. Ou seja, ver a Cultura não só de forma econômica, mais, sobretudo, sistêmica, como um componente dinâmico de qualquer ecossistema como defendeu o antropólogo Charles O. Frake, em 1962, e que em outro texto falarei sobre esta visão.

Por fim, o encontro ainda ressaltou questões ligadas a proteção da diversidade cultural, garantia de remuneração justa para as produções culturais, ampliar a digitalização de material cultural para garantir um acesso mais equitativo e, sobretudo, fortalecer as sinergias entre Cultura e Educação, “para que os alunos possam desenvolver novas habilidades, participar ativamente da vida cívica e se adaptar a um mercado de trabalho em rápida mudança”.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/11/2020 07h37


* Escritor, ativista cultural 

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

RESULTADO DO PRÊMIO DAS ARTES JORGE PORTUGAL É DIVULGADO PELA FUNCEB




A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) divulga o resultado preliminar do Prêmio das Artes Jorge Portugal, instrumento que integra o Programa Aldir Blanc Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado. O Programa utiliza recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Ao total será investido, a princípio, R$ 24 milhões no edital.

Os proponentes selecionados devem atentar para a proposta válida, no caso daqueles que enviaram mais de uma proposta. Recursos deverão ser enviados para o email recurso.lab@funceb.ba.gov.br, (ASSUNTO DO EMAIL: PRÊMIO DAS ARTES JORGE PORTUGAL) conforme modelo de formulário disponibilizado no edital, até 21 de novembro. Previsto no edital, está disponível o Banco Público de Imagens dos proponentes que se autodeclararam negros (saiba mais).

FASE DE HABILITAÇÃO

Após apreciação de recursos, a fase seguinte é a de Habilitação. Nela, a Funceb fará a verificação de vedações contidas no item 3 de ambos os editais, reforçando que existem vedações legais que impedem a transferência destes recursos para remunerar servidores públicos. Importante que os selecionados atentem para a documentação: os documentos listados no Anexo V do edital precisam ser preenchidos integralmente e entregues - de forma virtual - para os emails contidos no item 7. O não envio por e-mail dos documentos necessários para a habilitação, listados no ANEXO V, no prazo estabelecido, resultará na desclassificação do selecionado e na automática substituição pelo suplente, observando as indicações de classificação das Comissões de Seleção.

 

ACESSE AQUI O RESULTADO, o EDITAL e o BANCO PÚBLICO DE IMAGENS - COTISTAS

 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

#ProgramaAldirBlanc - FUNCEB DIVULGA RESULTADO DO PRÊMIO DE EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL



A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) divulga o resultado do Prêmio de Exibição Audiovisual, instrumento que integra o Programa Aldir Blanc Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado. O Programa utiliza recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Ao total será investido, a princípio, R$ 1 milhão no edital.

Os proponentes selecionados devem atentar para a proposta válida, no caso daqueles que enviaram mais de uma proposta. Recursos deverão ser enviados para o email recurso.lab@funceb.ba.gov.br, conforme modelo de formulário disponibilizado no edital, até 19 de novembro. No assunto do email, especificar: RECURSO - EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL.

Previsto no edital, está disponível o Banco Público de Imagens dos proponentes que se autodeclararam negros (saiba mais).

FASE DE HABILITAÇÃO

Após apreciação de recursos, a fase seguinte é a de Habilitação. Nela, a Funceb fará a verificação de vedações contidas no item 3 de ambos os editais, reforçando que existem vedações legais que impedem a transferência destes recursos para remunerar servidores públicos. Importante que os selecionados atentem para a documentação: os documentos listados no Anexo V do edital precisam ser preenchidos integralmente e entregues (em até cinco dias) - de forma virtual - para os emails contidos no item 7. O não envio por e-mail dos documentos necessários para a habilitação, listados no ANEXO V, no prazo estabelecido, resultará na desclassificação do selecionado e na automática substituição pelo suplente, observando as indicações de classificação das Comissões de Seleção.

#EditalAudiovisual - 3º Circuito Cine Éden divulga selecionados para a Mostra Competitiva Cinema de Casa



O 3º Circuito Cine Éden divulgou em seu site os curtas-metragens produzidos por baianos, que foram selecionados para a Mostra Competitiva Cinema de Casa, de filmes produzidos durante a pandemia da COVID-19. Além de serem exibidos no site do Circuito www.circuitocineeden.com.br e no www.youtube.com/circuitocineeden, nos dias do evento, os contemplados receberão um valor de R$ 400 pela seleção.


Para a Mostra, foram selecionados os curtas-metragens: “Às moscas”, de Wayner Tristão Gonçalves (Juazeiro), “Contos da Quarentena”, de Márcio Nunes de Abreu (Salvador), “Diário de uma idosa em quarentena”, de Letícia Portela Silva Ferreira (Vitória da Conquista), “Enleada”, de Carlos Miranda (Poções), “Maratonista de Quarentena”, de Eduardo Tosta Junior (Salvador), “marvin.gif PART II”, de Marcos Vinicius Pereira da Cruz (Cachoeira), “Negra Obsidiana”, de Rebeca Thaís Vunjão Sousa (Salvador), “Ordinária Quarentena”, de Maria Cristina Correa do Amaral (Itacaré), “Oríkì”, de Valdíria Santos de Souza Fernandes (Porto Seguro), “Para o hoje que finge diferença”, de Rafael Silva Oliveira (Vitória da Conquista), “Retorno”, de José Astério (Conceição do Coité), “Tateio-me”, de Lis Schwabacher de Araripe (Salvador). O curta-metragem "Quarentena, Isolamento e Vida", dirigido por Verônica Leite, de Ipiaú (BA), receberá menção honrosa, a fim de estimular mais realizadores da cidade onde nasceu o circuito a produzirem e se expressarem por meio do cinema.

A Mostra recebeu 69 inscrições vindas de realizadores baianos das cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Ilhéus, Cachoeira, Simões Filho, Santo Amaro, Poções, Morro do Chapéu, Lençóis, Lauro de Freitas, Jaguaribe, Itacaré, Ipiaú, Coração de Maria, Condeúba, Conceição do Coité, Caeté-Açú. Também houve inscrições de baianos que moram em outros estados e países: Rio de Janeiro, Fortaleza, Ribeirão Preto, São Luiz, Curitiba, Assentamento Normândia - Caruaru, França e Itália.

Curadoria

Edson Bastos, idealizador do evento e curador desta Mostra, comenta que as escolhas foram pensadas para conferir diversidade: “São olhares que vêm de diferentes cidades da Bahia, representando formas variadas de enxergar a quarentena, e de pensar além dela". Para a curadora Camila Cordeiro, a mostra tem sido uma janela para entrar um pouco na experiência individual e coletiva para fora de nossas quatro paredes. “É muito rica a diversidade de produções que trazem a delicadeza como motor criativo de transmutação do espaço físico limitado", avalia.

Após duas semanas de seleção dos curtas-metragens inscritos, a curadora Solange Moraes conta que a cada participação em uma comissão de seleção, seja de projetos ou de filmes, seu olhar se expande como se usasse uma lente de aumento: “Novas formas de fazer cinema, novos voos audiovisuais se apresentam diante da minha retina”. Outra percepção foi da curadora Inajara Diz, que explica: "Me norteei por uma pergunta recorrente, quais são os arquivos de quarentena que deixaremos para contar essas histórias?"

Sobre Camila Cordeiro Ribeiro - Realizadora audiovisual, trabalha há 10 anos somando mais de 30 produções por diferentes regiões do Brasil, atuando principalmente como produtora de arte. Longas–metragens como “Café, Pepi e Limão” (Doc Doma, Ba,2019), "Receba!" (Giro Planejamento, Ba, 2019), “Abaixo a Gravidade” (Truque, BA, 2015), “A Cidade do Futuro” (Coisa de Cinema, Ba, 2015) e séries televisivas como “Aruanas” (Maria Farinha e Globo SP/AM, 2018), “Assédio” (O2 e Globo, SP, 2017-2018), “Gravador de Histórias” (Temdendê, BA/RJ/RN/PE, 2017) e “Francisco Só Quer Jogar Bola” (DocDoma, Ba, 2016). É graduada no bacharelado interdisciplinar em Arte com especialização em Cinema e Audiovisual pela UFBA, e atualmente cursa o mestrado do Programa Póscultura/UFBA, onde pesquisa questões de gênero e raça no cinema nacional contemporâneo.

Sobre Edson Bastos - Natural de Ipiaú-BA, é sócio-administrador da Voo Audiovisual. É roteirista, produtor e diretor dos curtas "Veras"(2006), "Joelma" (2011), "Cine Éden" (2013), "É proibido menino calçado entrar na escola" (2013) e "Astrogildo e a Astronave" (2016). Também roteirista, produtor e diretor dos longas "A professora de música" (2016), "Dr. Ocride" (2018) e "Cinema de Amor" (2019). Também é curador e idealizador do Festival de Cinema Baiano - FECIBA (2011-2016) e Circuito Cine Éden (2014, 2017 e 2020). No Teatro, em parceria com Fábio Vidal, dirigiu e roteirizou o espetáculo "Joelma"(2013), desencadeado do projeto do curta-metragem homônimo. O espetáculo circulou por mais de 20 cidades brasileiras, além de apresentações na Argentina e Alemanha e teve mais de 20 mil espectadores desde o seu lançamento, em 2013. É mestrando em Cultura e Sociedade pela Pós-Cultura da UFBA, especialista em Audiovisual pela UESC, graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Ví­deo pela FTC e integrante do Grupo de Pesquisa: Cultura e Subalternidades “Epistemologias da Subalternidade no Cinema Brasileiro Contemporâneo (Pós-Cultura/IHAC/UFBA).

Sobre Inajara Diz - Está coordenadora da Cinemateca da Bahia, atua como produtora cultural há mais de dez anos no mercado. Trabalhou em festivais e projetos de teatro, cinema e artes visuais. No audiovisual, exerce função de continuísta, atua na edição, com a câmera na mão e na produção.

Sobre Solange Moraes - Formada em Cinema pela Universidade Federal da Bahia, sócia proprietária da Araçá Filmes, já rodou mais de 30 curtas, diversos longas-metragens e se encontra em fase de finalização dos filmes “Nina”, com direção de Paulo Alcântara, e “A Pele Morta”, com direção de Denise Moraes e Bruno Torres, além de estar em fase de lançamento do filme “Longe do Paraíso”, de Orlando Senna. Foi Presidente da Associação de Documentarista Baiana e Nacional. Membro do Conselho Superior de Cinema por duas vezes, no Governo Lula/Dilma. Realiza oficinas de Roteiro e Produção.

Programação do 3º Circuito Cine Éden - Nesta edição, que vai acontecer de 1º a 4 de dezembro com a programação toda online, além de serem exibidos curtas-metragens da Mostra Cinema de Casa, também serão exibidos os curtas baianos selecionados para a Mostra Cinema de Rua, celebrando a memória e refletindo sobre a existência dos cinema de rua no Brasil. Os filmes ficarão disponíveis no site e no canal do evento, além dos curtas da Mostra Cinema de Casa também serem exibidos posteriormente pela TVE-Bahia. Ainda, serão oferecidas quatro oficinas gratuitas de cinema para os inscritos, além de lives, promovendo a qualificação do debate em torno do tema deste ano: “Memória é Futuro”. A programação completa será divulgada até o dia 25 de novembro no www.circuitocineeden.com.br 

Para acompanhar as novidades da programação, os interessados devem acessar o site e as redes sociais, Instagram @circuitocineeden, e Facebook https://www.facebook.com/circuitocineeden.

A 3ª edição do Circuito Cine Éden é uma produção da Voo Audiovisual, foi selecionada pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2019, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia.