terça-feira, 2 de outubro de 2018

ALBINO RUBIM DIZ QUE ESTADO DELEGOU FINANCIAMENTO DA CULTURA À INICIATIVA PRIVADA


Os desafios da cultura embasaram a palestra de abertura do II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais, proferida por Albino Rubim, professor titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), pesquisador de políticas culturais e ex-secretário de Cultura da Bahia. O Teatro Municipal reuniu de 28 a 30 de setembro, mais de 500 participantes, entre produtores, artistas e gestores culturais. O seminário de gestão foi promovido pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de Ilhéus e organizado pela Comunidade Tia Marita.

Albino Rubim refletiu sobre a cultura e a diversidade em tempos de incertezas. Empreendeu uma viagem histórica pelos caminhos da cultura brasileira, destacando os períodos de ausência do Estado, a época do totalitarismo e a instabilidade verificada nas políticas culturais. Para ele, o mecanismo das leis brasileiras de incentivo à cultura deixou de ser uma parte do processo para se tornar política cultural. "O Estado delegou totalmente à iniciativa privada a decisão sobre o que deve ser financiado e passou a ser um mero repassador de recurso", ponderou.
No primeiro dia do evento, foi realizada uma oficina de produção cultural e elaboração de projetos, gravação do DVD da cantora Eloah, acompanhada pela Banda Quente, na Praça Dom Eduardo, e o lançamento do DVD da 1ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. A cerimônia de abertura foi enriquecida com apresentação do Coral de Crianças Encantos da Escola Daniel Rebouças, do bairro Banco da Vitória, que apresentou um concerto especialmente preparado para saudar os participantes, sob a regência e coordenação da maestrina Solange Skromov.
Lançamento de livro – O secretário municipal da Cultura e escritor, Pawlo Cidade, lançou o livro “Manual do Conselheiro de Política Cultural”, na galeria do Teatro Municipal. “A proposta do livro é ressaltar o papel do conselheiro de Cultura, através dos diversos conselhos, na promoção de ações e programas que atendam às demandas da comunidade, a fim de estimular o desenvolvimento cultural e fortalecer a história do seu município”, informou.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito, José Nazal Soub; secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade; presidente da Fundação Pedro Calmon,Zulu Araújo; pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Santana; professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alexandre Barbalho; presidente da do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Emílio Tapioca; coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Cultural da Uesc, Fernando Reis de Oliveira.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

DEBATE SOBRE DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E DESAFIOS ENCERRA ENCONTRO DE GESTÃO CULTURAL

José Márcio Barros, Fernando Reis e César Bolaño
O II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio, promovido pela Secretaria da Cultura de Ilhéus, em parceria com a Comunidade Tia Marita, trouxe análises de profissionais e pesquisadores conceituados para tratar de assuntos que envolvem o campo da Cultura, através do compartilhamento de experiências no âmbito.

A última roda de conversa “Diversidade, Gestão e Formação: Desafios, políticas e estratégias” abordou os principais eixos para elaboração de políticas públicas para a Cultura, defendendo que Comunicação e Cultura são áreas pactuadas. O professor José Márcio Barros (MG) salientou que o processo de formação de gestores para execução de atividades dentro da área é crucial para o fortalecimento dos planos da cultura local e para garantir acesso ao sistema de financiamento e investimentos em infraestrutura.

O professor César Siqueira Bolaños (SE) enfatizou dentre outros assuntos, o papel da gestão compartilhada de políticas públicas na área da Cultura entre os órgãos gestores e a sociedade civil. O debate contou com a participação do professor Fernando Oliveira (BA), que destacou a iniciativa, explicando que essa foi uma oportunidade de conhecer a realidade política e social da produção artística do município.

Crédito da foto: Ruy Penalva

PATRIMÔNIO, POLÍTICAS CULTURAIS E DESAFIOS DA GESTÃO CULTURAL SÃO TEMAS DO SEGUNDO DIA DO SEMINÁRIO



Artistas, gestores públicos, agentes, produtores culturais e a sociedade civil participaram do segundo seminário de gestão cultural. Durante as três rodas de conversa foram abordados temas correlacionados ao fazer cultura hoje no Brasil.

A roda de conversa "Diversidade e Patrimônio" foi composta pelo diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; Roberta Ventura, representante do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) ; e Carol Érika, da Faculdade Madre Thaís (FMT). Os palestrantes ressaltaram o papel dos instrumentos de fomento à cultura, que assim como os demais segmentos possui dimensão econômica e necessita de incentivo e financiamento.
"Diversidade e Políticas Culturais" foi a temática da segunda roda de conversa. A pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC), Kátia Costa pontuou que a mudança de paradigma é pilar no processo de desenvolvimento das políticas públicas. "É preciso compreender a Cultura para além da sua função artística, pensar os planos de Cultura através da participação da sociedade e de um diálogo amplo e aberto", enfatizou.

O professor Alexandre Barbalho (CE) explicou que é preciso estabelecer pontes entre as diversidades, respeitando-se evidentemente os lugares de fala. A última roda de conversa "Gestão Cultural na prática: Desafios e Ad(i)versidades" destacou o protagonismo do gestor cultural. A mesa foi composta pelo secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade; pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA), Emílio Tapioca; pela especialista em acessibilidade cultural, Cris Alves e pelo ex-diretor do Centro de Cultura Adonias Filho, Cláudio Lírio.

Os palestrantes destacaram a imprescindibilidade de capacitação dos gestores, acentuando que um dos desafios da gestão é adequar as exigências do mercado às singularidades de cada realidade. O financiamento cultural através das leis de incentivos fiscais também foi um tópico discutido na ocasião.

Crédito da foto: Ruy Penalva

SEMINÁRIO DE GESTÃO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL



O II Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais: Diversidade e Patrimônio, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Comunidade Tia Marita, reúne grandes nomes do âmbito cultural do Brasil. O evento acontece dos dias 28 a 30 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Durante o primeiro dia de evento foi realizada uma oficina de produção cultural e elaboração de projetos, com a gestora e produtora cultural, Juliana Machado. Na noite de abertura, os participantes puderam assistir ao show de Eloah Monteiro e Banda Quente; a apresentação do Coral Crianças Encantos, da Escola Daniel Rebouças - Casa da Criança, sob a regência da maestrina Solange Skromov.  O grupo é parte da extensão do projeto "Arte, Educação, Musicalização", da Universidade Estadual; além de prestigiar o lançamento do curta sobre a primeira caminhada pela paz e contra a intolerância religiosa de Ilhéus. 

Na roda de conversa "Cultura e Diversidade em tempos sombrios", o professor Albino Rubim (UFBA) ressaltou a importância do setor cultural, sob a ótica da transformação social e da democratização dos serviços culturais. "Entendemos a Cultura por sua capacidade de acolhimento. Diversidade cultural é o resultado de uma trajetória de luta e resistência", enfatiza Rubim.

"Iniciativas como esta permitem criar uma rede de parceria, através da participação ativa da sociedade, que é parte deste processo de construção”, destaca Pawlo Cidade, secretário municipal da Cultura.

Entre os palestrantes, mediadores e convidados estão os professores César Bolaño (UFS); Márcio Barros (PUC-MG); Fernando Oliveira (UESC); Alessandro Fernandes (UESC); Alexandre Barbalho (UFC/UECE);  o diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA), Emílio Tapioca; a gerente de Patrimônio Imaterial Roberta Ventura do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Carol Érika (FMT) e Kátia Costa (BA). 


O Seminário é direcionado para profissionais que promovem ações no âmbito cultural, lideranças da sociedade civil, representantes de órgãos do governo e pessoas interessadas no assunto. O encerramento da primeira noite foi marcado pelo lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", do secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.
Crédito da foto: Ruy Penalva