sábado, 4 de junho de 2011

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade



O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, está recebendo, até o dis 8 de julho, inscrições dos interessados em participar de sua 24ª edição. O concurso foi instituído, em 1987, em homenagem ao seu primeiro dirigente e é concedido anualmente como reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, sejam dignas de registro e reconhecimento público. O prêmio que é oferecido a empresas, instituições e pessoas de todo o país, é constituído de um troféu, um certificado e R$ 20 mil.

Esta edição, inserida nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente, presta uma homenagem ao centenário de nascimento do artista plástico Carybé. O tema deste ano está ligado ao slogan “Igualdade racial é pra valer” lançado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), no dia 21 de março, em solenidade que também foi marcada pelo lançamento do Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Inscrições

As inscrições para a 24ª edição do prêmio poderão ser feitas nas Superintendências do Iphan em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Cada ação só poderá ser inscrita em uma das sete categorias previstas no edital. O edital está à disposição nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento – DAF / Coordenação-Geral de Difusão e Projetos, em Brasília, SBN Quadra 02, Edifício Central Brasília, 2º andar – CEP: 70040-904. Telefones: (61) 2024.6199, 2024.6245 e 2024.6176. Fax: (61) 2024.6198. Endereço eletrônico: daf@iphan.gov.br

Os candidatos devem apresentar as ações na forma de dossiê, impresso em Word, sendo necessário agregar elementos iconográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material ilustrativo ou produtos que possibilitem a plena caracterização da atividade, tais como desenhos, fotografias, slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, vídeos e CDs, dentre outros. É obrigatória ainda a apresentação de um resumo da ação, de, no máximo, duas páginas de 30 linhas. A partir daí, comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN, em cada unidade federativa, promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou ao Distrito Federal. Em seguida, as ações pré-selecionadas serão encaminhadas à Comissão Nacional de Avaliação que divulgará o resultado final até o dia 19 de setembro de 2011, sendo que a entrega do prêmio se realizará em data e local a serem divulgados previamente.

As ações vencedoras serão incorporadas ao Arquivo Aloísio Magalhães, do Iphan, em Brasília, e as ações não vencedoras, também, salvo, se os responsáveis por sua inscrição, solicitarem sua devolução ao Departamento de Articulação e Fomento. Aos concorrentes não agraciados com a premiação nas sete categorias será concedido um certificado de participação.

As categorias previstas no edital são Promoção e comunicação; Educação patrimonial; Pesquisa e inventário de acervos; Preservação de bens móveis; Preservação de bens imóveis; Proteção do patrimônio natural e arqueológico e Salvaguarda de bens de natureza imaterial. É permitida a candidatura das ações concorrentes e não vencedoras em edições anteriores do prêmio.

Os projetos premiados são independentes. Isto é, recebem reconhecimento e incentivo para dar continuidade ao trabalho que já estão realizando, mas eles não pertencem ao Iphan. Eles realizam atividades voltadas à preservação, divulgação ou valorização do patrimônio cultural, mas o Iphan não precisa, necessariamente, acompanhá-los. Eles são autônomos.

GOLPE DO CARTÃO DE CRÉDITO

Muita gente já caiu neste golpe

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número deidentificação funcional é 'tal' ...

- O Sr. comprou 'tal coisa (qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue:

- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).

Ápos responder "sim", o golpista continua ...

- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '... O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

- O Sr. poderia lê-lo para confirmar?

Aqui vem a parte mais importante da fraude.

Ele diz então:

- Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número. Feito isto, ele continua:

- Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'.

Estes são os seus 'Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz:

- Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.. O Sr. teria alguma outra pergunta?

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato. É quase inútil fazer denuncias à polícia.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conversas Plugadas especial com José Eduardo Agualusa


Pela primeira vez, um dos mais importantes autores de língua portuguesa da contemporaneidade, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, estará em Salvador discutindo sua obra em evento aberto ao público. Ele é o convidado do projeto CONVERSAS PLUGADAS ESPECIAL, que acontece no dia 07 de junho, a partir das 19h30, na sala principal do Teatro Castro Alves, com o tema Língua portuguesa, poder e diversidade cultural.

A intenção do evento é possibilitar o entendimento e a discussão das noções de língua e literatura que gravitam em torno da obra de José Eduardo Agualusa, em especial em trabalhos como Nação Crioula, romance indicado para integrar o vestibular 2012 da UFBA, e Milagrário Pessoal, seu livro mais recente, em que a língua portuguesa no trânsito entre Angola, Portugal e Brasil é a grande personagem. Além destes dois títulos, Agualusa tornou-se conhecido no Brasil pelo livro O Ano em que Zumbi Tomou o Rio, romance cujo espaço narrativo diaspórico articula-se entre Luanda e o Rio de Janeiro em um produtivo exercício de discussão das questões etnicorraciais, e O Vendedor de Passados, no qual o narrador discute o processo de invenção das tradições individuais e coletivas que constituem subjetividades estratégicas no espaço nacional angolano. Além do evento no TCA, o escritor também participa do lançamento de Milagrário Pessoal, no dia 09 de junho, na Livraria Cultura, com uma mesa redonda com professores da Universidade Federal da Bahia e Unijorge.

O CONVERSAS PLUGADAS ESPECIAL com José Eduardo Agualusa é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – através do Instituto de Letras (ILUFBA) e do PPGLitCult -, e da UNIJORGE, com apoio da Rede Bahia.

A entrada é gratuita, mas é preciso retirar pré-convites no SAC do Shopping Barra ou na bilheteria do TCA até às 19:00 do dia do evento. Entrada sujeita a lotação do Teatro.

SERVIÇO
O que: Conversas Plugadas Especial – José Eduardo Agualusa
Onde: Sala Principal do TCA
Quando: 07 de junho, 19h30
Quanto: Gratuito (retirar pré-convites na bilheteria do TCA ou SAC)
Realização: SECULT/UFBA/Unijorge – Apoio Rede Bahia

Fonte: SECULT

quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUER APRENDER A TOCAR ACORDEON?

O acordeão (em português europeu) ou acordeon (em francês), por vezes também chamado de sanfona ou ainda gaita é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.

Foi há 2700 anos antes de Cristo inventado na China um instrumento denominado Cheng. É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca. Tinha a forma de uma ave, a Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves. O Cheng é o percursor do Harmónio e do Acordeão, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta.

A tradicional sanfona, símbolo do nordeste, pouco a pouco, está sendo esquecida. Pensando numa forma de despertar o interesse pelo instrumento e pela música que dele é extraída que a Pró-Reitoria de Extensão convida os músicos da região que tenham desejo em aprender ou se especializar em música, modalidade de acordeon, que compareçam à UESC, no dia 03 de junho, às 10h00, na sala do Núcleo de Arte da Uesc – NAU, no espaço térreo do Pavilhão Pedro Calmon.

Mais detalhes podem ser obtidos com Suzie ou Alessandra Barreto pelo telefone: 73.3680.5046.

LABORATÓRIO CULTURA VIVA


Ilustração: Paulica Santos (http://paulicasantos.wordpress.com/)

A produção de documentários sobre a diversidade cultural do Programa Cultura Viva é o mote do edital nº 01 lançado pelo projeto Laboratório Cultura Viva. Pontos ou Pontões de Cultura que disponham de equipe de produção audiovisual, insumos e equipamentos necessários à produção podem participar da seleção. Serão 20 projetos selecionados. As inscrições seguem até 16 de junho.


O Laboratório Cultura Viva é um projeto realizado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), resultado de parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e com a Fundação Universitária José Bonifácio, que visa a produção, exibição, difusão, formação, pesquisa e experimentação em audiovisual e multimídia dos Pontos e Pontões de Cultura.

As ações se darão através da articulação de redes, desenvolvimento de plataforma on-line de produção colaborativa e da produção de uma revista eletrônica para veiculação em TV e multimídia.

Os documentários selecionados integrarão a revista eletrônica e veiculada na plataforma do projeto, assim como nos meios de distribuição de conteúdos fomentados pelo Ministério da Cultura e parceiros, tais como emissoras de radiodifusão, canais de TV públicos, comunitários ou por assinatura, outros portais na internet, salas de cinema e cineclubes.

A proposta do laboratório é dar sequência às experiências anteriores dos Pontos de Cultura com a produção de programas para TV, principalmente as séries Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil, realizadas em parceria com a TV Brasil. Além disso, visa estimular a participação dos Pontos de Cultura na produção, exibição e difusão de produtos audiovisuais e multimídia em televisão, internet e novas mídias, assim como integrar a produção dos Pontos de Cultura com a pesquisa universitária.

(Texto: Ascom, SCC/MinC)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

IX Festival de Música Educadora Fm com inscrições prorrogadas


As inscrições para o IX Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas. Estão abertas até 20/06. A premiação, de R$ 56 mil reais, as categorias e as regras permanecem as mesmas da edição de 2010. Ou seja, para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou residir na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas.

Primeiramente as 50 músicas selecionadas entrarão na programação da 107.5 entre julho e setembro. Depois, os 14 finalistas (autores e intérpretes) que irão integrar o CD do Festival 2011 serão conhecidos em data anterior ao anúncio dos vencedores nas cinco categorias e suas músicas passarão por um período de veiculação no mês de outubro na Educadora FM 107.5 até o dia da premiação final, programada para o dia 8 de novembro.

As duas músicas vencedoras nas categorias Melhor Música com Letra e Melhor Música Instrumental estarão automaticamente classificadas para participarem da terceira edição do Festival de Música das Rádios Públicas do Brasil concorrendo com mais de 15 emissoras espalhas nas cinco regiões do país tendo sua veiculação garantida nacionalmente.
As inscrições podem ser realizadas, das 14 horas às 17 horas, diretamente na Rádio Educadora – Rua Pedro Gama, 413e, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40 231 000 – ou por meio de postagem via Correios para o mesmo endereço.

Confira as categorias e os respectivos prêmios:

Melhor Música Vocal: R$ 12.000,00
Melhor Música Instrumental: R$ 12.000,00
Melhor Intérprete Vocal: R$ 6.000,00
Melhor Intérprete Instrumental: R$ 6.000,00
Melhor Arranjo: R$ 6.000,00
14 Finalistas do CD: R$ 1.000,00 cada um

domingo, 29 de maio de 2011

ABERTO EDITAL PARA CONSULTORIA DE ESPECIALISTAS PARA FORTALECER O SISTEMA DE GOVERNANÇA DA CULTURA


A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) está recebendo inscrições, até 30 de junho, para o Edital de Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura dos paises em Desenvolvimento. O Projeto, que integra a Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada em 2005, tem como objetivo reforçar o papel da cultura como vetor para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. O concurso está aberto à participação de Ministérios, instituições e organismos públicos responsáveis pela cultura ou que tenham uma influência direta na governança da cultura nos países em desenvolvimento incluídos na lista dos beneficiários.

O serviço de consultoria de especialistas é um mecanismo que permite o rápido acesso a avaliações especializadas de alto nível para as autoridades públicas e instituições públicas, auxilindo-os na implementação de um projeto em curso ou de processo relacionado com a governança do setor cultural a nível nacional e/ou local.

Dentro do projeto estão previstas missões de assistência técnica (com duração máxima de 63 dias úteis) realizadas por especialistas na área das políticas culturais e com base nas necessidades e prioridades identificadas pelos países beneficiários, através de um processo de candidatura. O objetivo é apoiar os beneficiários em seus esforços para estabelecer marcos legais, regulatórios e/ou institucionais necessários ao desenvolvimento do setor da cultura em seus países, e introduzir políticas que tratam do papel da cultura no desenvolvimento social e econômico, particularmente por meio da promoção das indústrias culturais.

Para orientar o processo de elaboração das propostas, de que modo poderão ser feitas as inscrições e os critérios que serão determinantes para as propostas serem contempladas, a Unesco lançou recentemente a CARTILHA do projeto Consultoria de Especialistas para Fortalecer o Sistema de Governança da Cultura em Países em Desenvolvimento e que já está disponilizada (em português) no site do MinC para consulta na página de Observatório de Editais.

Para inscrever as propostas os interessados deverão baixar o formulário eletrônico da página: www.unesco.org/culture/en/culturegov. Os formulários de inscrição, preenchidos em inglês ou francês e acompanhados de documentos de apoio e das informações relevantes, devem ser enviados via e-mail, em formato RTF ou versão PDF, para: culturegovernance@unesco.org ou via fax para: 33(0)1 45 68 55 95.

A comissão julgadora levará em conta critérios como pertinência da iniciativa aos objetivos da Convenção para Proteção da Diversidade; a viabilidade do projeto; a efetividade, ou seja, quais os benefícios da proposta e sustentabilidade/capacidade da iniciativa prosseguir após o fim da consultoria.

A publicação está diretamente ligada às metas da Convenção da UNESCO sobre proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais. A Convenção é um acordo internacional que garante a artistas, agentes culturais, profissionais e cidadãos em todo o mundo, o diretito de criar, produzir, distribuir/divulgar e desfrutar de uma ampla gama de bens culturais, serviços e atividades, incluindo os seus próprios.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

FLICA: A FESTA DOS LIVROS

Aurélio Schommer, a esquerda, é o curador da FLICA

A Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira, foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado em 21 de março. Em sua 1ª edição, o evento será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, logo após a tradicional Festa da Boa Morte. Será a primeira festa literária da Bahia.

Através de palestras e mesas de debate com 35 autores locais, nacionais e internacionais, tanto na tenda climatizada quanto no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Flica promoverá o encontro entre os autores convidados e o público. A programação ainda conta com 15 shows musicais realizados num palco montado sobre o Rio Paraguaçu, com repertório diversificado de atrações.

Os objetivos da Flica são descentralizar ações culturais da capital baiana, estimular o debate literário na região, inserir no calendário turístico-cultural baiano um conceito inédito de “Festa Literária” e, principalmente, incentivar o turismo na região. Além disso, o propósito é também estimular, ao longo das edições, melhorias no equipamento turístico e na qualificação dos serviços, valorizando o patrimônio étnico-cultural e histórico de Cachoeira.

Através do edital Oi Futuro 2011, a Flica confirmou a Oi como seu primeiro patrocinador. Atualmente, a produção está direcionada para a captação de outros apoiadores e para a confirmação das programações literária e musical, que serão divulgadas entre maio e junho. A iniciativa pioneira no estado segue o sucesso de público país afora atestado em outras iniciativas culturais semelhantes, a exemplo da Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco.

A Flica tem curadoria do escritor Aurélio Schommer, produção da empresa Putzgrillo - Assessoria em Cultura e do produtor Alan Lobo.