quinta-feira, 21 de maio de 2015

SECULTBA PROMOVE ENCONTROS PARA DIALOGAR SOBRE TERRITORIALIZAÇÃO DA CULTURA


O ciclo de diálogos visa discutir temas relevantes para o desenvolvimento da territorialização da cultura no Estado da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará o evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros semanais para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. Os encontros acontecerão no Espaço Xisto Bahia, a partir do dia 25 de maio até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). A entrada é franca.

O ciclo de diálogos visa a discussão de temas em benefício da comunidade, respeitando a diversidade cultural do Estado, fomentando a produção, criação, circulação e valorização das diversas culturas. A ideia do encontro é reunir gestores, representantes da área acadêmica e da sociedade civil.

A primeira edição do encontro, no dia 25, acontecerá a partir de 19h com o tema Espaços Culturais: Redes e Conexões, com a proposta de discutir a criação de uma rede de espaços culturais na Bahia, estabelecendo assim um canal de diálogo desse setor e compartilhamento de experiências de gestão. O bate papo será mediado pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e, discutido pelo Diretor de Espaços Culturais da SecultBA, Romualdo Lisboa, pelo diretor teatral e cenógrafo Marcio Meirelles e pela gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Daniele Canedo.

Próximos encontros - No dia 01 de junho, o tema do Territórios Culturais em Diálogo será Participação e Controle Social para Gestões Culturais, organizado pela Diretoria de Territorialização da Cultura. No dia 08 de junho, Cidadania e Diversidade Cultural em Debate, pela Diretoria de Cidadania Cultural e, no dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais, com a condução da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura.

Sobre os convidados:

segunda-feira, 18 de maio de 2015

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GESTÃO CULTURAL NO BRASIL


O Ministério da Cultura, MinC, abriu uma série de encontros que buscam definir seu novo modelo de participação social. Ao longo das últimas semanas, estão sendo recolhidas ideias e sugestões para o aperfeiçoamento dos atuais canais de diálogo e consulta à sociedade - como o Conselho Nacional de Política Cultural e a Conferência Nacional de Cultura - além de subsídios à criação de novos instrumentos, como o Gabinete Digital, anunciado na posse do Ministro Juca Ferreira.

Especialistas, ativistas, produtores culturais, artistas e representantes de diversas instituições da sociedade civil foram convidados a colaborar com o MinC a partir de uma série de debates já realizados em todas as regiões do país, sempre com a possibilidade de interação através da internet. 

Um texto-base foi disponibilizado em uma plataforma digital, aberta ao envio de contribuições. Ao final desse processo, pretende-se apresentar um conjunto de iniciativas voltadas ao aumento da participação e do envolvimento da cidadania na gestão cultural do Brasil. 

A iniciativa do MinC em propor um redesenho dos instrumentos e canais de participação da sociedade na elaboração e implementação de suas políticas públicas tem origem na disposição do Ministério em firmar o diálogo como instrumento de gestão, contribuindo para uma necessária mudança cultural na administração pública no país.