sábado, 1 de outubro de 2011

Hoje também tem...

HOJE TEM LANÇAMENTO LITERÁRIO

Romualdo Lisboa lança hoje, na Casa dos Artistas, o livro com os espetáculos "Teodorico Majestade - As Últimas Horas de um Prefeito" e "O Inspetor Geral - sai o prefeito entra o vice". Vejam o convite:

O livro tem 212 páginas e será vendido a R$ 25,00.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CARAVANAS DA CULTURA


Esta semana os municípios baianos começam a realizar as Conferências Territoriais e Setoriais da Cultura. Neste novo momento, após reunir os resultados obtidos nas Conferências Municipais, cada um dos Territórios de Identidade discutirá as propostas apresentadas, formando assim um documento único que será discutido na IV Conferência Estadual de Cultura, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2011 na cidade de Vitória da Conquista.

A primeira Territorial foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro em Conceição do Jacuípe, a segunda nos dias 26 e 27 de setembro em Pojuca e ontem e hoje, 28 e 29 de setembro, em Serrinha e 30 de setembro e 01 de outubro em Ribeira do Pombal. No Mês de outubro acontecem mais 23 territoriais, inclusive a do Litoral Sul, nos dias 16 e 17 de outubro.

“Nosso objetivo é ouvir as diversas comunidades, é promover uma conversa entre o poder público e a sociedade civil”, diz Adalberto Santos, Superintendente de Promoção Cultural da SECULT.

Caravanas da Cultura

A realização das Conferências Territoriais envolve uma dinâmica própria. São formadas duas caravanas que durante um mês vão percorrer as várias regiões do estado. A Caravana Camarão vai percorrer as cidades banhadas por rios e também as que se encontram na parte litorânea do estado. Já a Caravana Carne-Seca vai percorrer parte do sertão e do agreste do estado.

Cada caravana envolve uma equipe de 12 pessoas, incluindo os representantes dos territórios. Segundo o superintendente Adalberto Santos, a equipe da Secult irá mediar esses encontros, onde serão discutidas propostas e políticas públicas que colaborem para o desenvolvimento da cultura local e de todo o estado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Debates da II Conferência Municipal da Cultura de Ilhéus prosseguem nos dias 28 e 29

Foto: Mary Melgaço/ASCOM

Em assembléia realizada no Teatro Municipal (TMI), os participantes da II Conferência Municipal de Cultura decidiram estender o debate para os dias 28 e 29, sempre a partir das 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus. Além de concluírem que havia a necessidade de um tempo maior para a discussão dos seis eixos propostos pela conferência estadual, os participantes também entenderam que a ausência da Câmara Temática Indígena prejudicaria a criação do Plano Municipal de Cultura, um dos principais objetivos da conferência.

De acordo com Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural, na manhã de domingo, foi aprovado o regulamento da II Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com a participação do conselho de cultura e de várias câmaras setoriais. “Na oportunidade, também tivemos a aprovação de algumas propostas importantes, oriundas dos mais diversos setores culturais do município”, completa. Ainda segundo Maurício Corso, nas reuniões dos dias 28 e 29, além da discussão de novas proposições, os participantes elegerão os delegados que estarão representando Ilhéus na próxima Conferência Territorial de Cultura, prevista para acontecer no TMI, nos dias 16 e 17 de outubro, reunindo os 26 municípios do Território Litoral Sul.

O Plano Municipal de Cultura, que uma vez concluído será enviado para ser votado na Câmara de Vereadores, é um importante instrumento de gestão para a ordenação de uma política pública voltada para o setor. “Ele é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos”, comenta Maurício Corso. “Embora seja elaborado sob a liderança do Poder Executivo, através de seu órgão de cultura e com ampla participação do conselho municipal, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficiais, exigindo, por isso, para a sua construção, o envolvimento e a atuação de todos os segmentos representativos da cultura local”, finaliza Corso.

Secretário de Cultura apresenta as políticas da Secretaria de Cultura na Bahia


Neste momento, o Secretário de Cultura Albino Rubim apresenta na Sala Deputado Hélio Martins, da Câmara de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, as políticas da Secretaria de Cultura na Bahia. Vamos aguardar e conferir o planejamento da Secretaria para os próximos anos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VÁRIOS EDITAIS ABERTOS: VAMOS PARTICIPAR!





O Ministério da Ciência e Tecnologia abre Edital para o Programa de Estimulo ao Desenvolvimento da Indústria Nacional. O programa visa apoiar projetos de formação e capacitação de recursos humanos, a promoção de melhores práticas de engenharia de software; fomento ao uso de software e serviços de tecnologia da informação desenvolvidos no Brasil; apoio a implantação de um sistema de informação da indústria brasileira de software e serviços de tecnologia da informação; promoção de parcerias empresas-universidades para o desenvolvimento de segmentos emergentes; realização de eventos que visem divulgar e discutir a indústria brasileira de software e serviços correlatos, tais como: assessoria e consultoria em informática, suporte técnico de instalação, configuração e manutenção de sistemas de tecnologia da informação; proposição e apoio às medidas de aperfeiçoamento dos marcos regulatórios de forma a permitir maior competitividade à indústria brasileira de software.


A data final do recebimento das propostas é 30 de novembro de 2011

Mais informações e envio de proposta pelo SICONV – www.convenios.gov.br
Código do Programa: 2400020110001

Ministério do Esporte abre Edital para o Programa Esporte e Lazer da Cidade

O objetivo é disponibilizar e modernizar áreas para a prática de esporte e lazer, assim como instalações e equipamentos adequados à prática esportiva, contribuindo para reduzir a exclusão e o risco social melhorar a qualidade de vida, mediante garantia de acessibilidade a espaços esportivos modernos.

O prazo para inscrições é até 14 de dezembro de 2011.

Mais informações e envio de proposta pelo SICONV – www.convenios.gov.br
Código do Programa: 5100020080074

Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação na área de Audiovisual

O Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação de artistas, técnicos e produtores na área Audiovisual. O Edital tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento profissional, por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, etc., bem como por meio da concessão de bolsas de estudos. Até 21 de novembro de 2011.
Mais informações e envio de proposta pelo SICONV – www.convenios.gov.br
Código do Programa : 4200020110006

Ministério das Cidades abre Edital para Apoio de Eventos Temáticos

O Ministério das Cidades abre Edital para apresentação de propostas com vistas à celebração de convênio entre entidades de direito privado sem fins lucrativos e a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades visando apoiar eventos temáticos do setor. Prazo: 31 de dezembro de 2011.
Mais informações e envio de proposta pelo SICONV – www.convenios.gov.br
Código do Programa : 5600020110027

domingo, 25 de setembro de 2011

COMUNICADO IMPORTANTE

Foto: José Nazal
Caros Fazedores da Cultura Ilheense e demais interessados,


Em Assembléia na manhã de 25 de Setembro, durante a II Conferência Municipal de Cultura, ficou decidido que o tempo era exíguo para as discussões dos Seis Eixos propostos pela Conferência Estadual e que a não participação da Câmara Temática Indígena também prejudicaria a criação do Plano Municipal de Cultura. Afinal, iremos planejar nossas ações para os próximos dez anos!

Assim sendo, os participantes da Conferência decidiram dar continuidade às discussões e ao debate, impreterivelmente, nos dias 28 e 29, próximas quarta e quinta-feira, a partir das 18h30, na Academia de Letras de Ilhéus.

Todos entenderam que a oportunidade é impar e que ninguém pode ficar fora deste processo.

Esperamos contar com todos para finalizarmos, em cada eixo, as três propostas de Projetos Municipais e uma territorial.

Atenciosamente,

Fundação Cultural de Ilhéus
Conselho Municipal de Cultura
Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus
Biblioteca Pública Adonias Filho
Casa dos Artistas
Academia de Letras de Ilhéus
Participantes