quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CARAVANAS DA CULTURA


Esta semana os municípios baianos começam a realizar as Conferências Territoriais e Setoriais da Cultura. Neste novo momento, após reunir os resultados obtidos nas Conferências Municipais, cada um dos Territórios de Identidade discutirá as propostas apresentadas, formando assim um documento único que será discutido na IV Conferência Estadual de Cultura, que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2011 na cidade de Vitória da Conquista.

A primeira Territorial foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro em Conceição do Jacuípe, a segunda nos dias 26 e 27 de setembro em Pojuca e ontem e hoje, 28 e 29 de setembro, em Serrinha e 30 de setembro e 01 de outubro em Ribeira do Pombal. No Mês de outubro acontecem mais 23 territoriais, inclusive a do Litoral Sul, nos dias 16 e 17 de outubro.

“Nosso objetivo é ouvir as diversas comunidades, é promover uma conversa entre o poder público e a sociedade civil”, diz Adalberto Santos, Superintendente de Promoção Cultural da SECULT.

Caravanas da Cultura

A realização das Conferências Territoriais envolve uma dinâmica própria. São formadas duas caravanas que durante um mês vão percorrer as várias regiões do estado. A Caravana Camarão vai percorrer as cidades banhadas por rios e também as que se encontram na parte litorânea do estado. Já a Caravana Carne-Seca vai percorrer parte do sertão e do agreste do estado.

Cada caravana envolve uma equipe de 12 pessoas, incluindo os representantes dos territórios. Segundo o superintendente Adalberto Santos, a equipe da Secult irá mediar esses encontros, onde serão discutidas propostas e políticas públicas que colaborem para o desenvolvimento da cultura local e de todo o estado.


As duas caravanas estarão juntas em apenas dois momentos de todo o processo. No dia 24 de setembro, na abertura das Conferências Territoriais, em Conceição do Jacuípe. Nos dias 29 e 30 de outubro as duas caravanas voltam a se encontrar na Conferência de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para o encontro final. Depois disso, há um intervalo para a preparação da IV Conferência Estadual de Cultura.

Para acompanhar todas as etapas da preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) criou o Blog da Conferênciahttp://culturabahia.com/, um espaço próprio com todas as informações do encontro. No Blog, que também pode ser acessado através do Portal da Cultura (www.cultura.ba.gov.br) é possível encontrar informações diversas, desde resultados das Conferências Municipais já realizadas até a programação dos encontros que ainda vão acontecer.

Nenhum comentário: