quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010, UM ANO ABENÇOADO!

Pawlo Cidade em noite de autógrafos na Academia de Letras de Ilhéus


Tivemos um ano abençoado. Muitos projetos foram realizados. Tivemos aprovado o Projeto Ouvindo um Tesouro, pela demanda espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, obtendo a segunda melhor pontuação na seleção. Como produto, geramos o primeiro audiolivro do autor Pawlo Cidade: "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim", adaptado de sua obra homônima publicado pela Editora Via Litterarum em 2005 e segunda edição em 2010.

Participamos do Projeto "O Guardador de Livros", criado pela Agência ÌCaro Comunicação e liderado pelo Rotary Clube de Ilhéus, para a construção da primeira biblioteca pública da Barra.
Realizamos, em parceria com a Editora Via Litterarum o seminário "Bahia de Todas as Letras", sob a direção de Gustavo Felicíssimo e de Pawlo Cidade. Na oportunidade, a editora e este último lançaram de uma só vez os livros: As Aventuras de João e Maria, Mistério na Lama Negra, A Batalha dos Nadadores e O Caminho de Volta.


Pawlo Cidade lançou em Uberlândia, MG, o livro ECOTEATRO que aborda uma série de jogos e exercícios que facilitam a discussão de conceitos ecológicos através do teatro.


O espetáculo Cangaço, do grupo Teatro Total, ligado a Comunidade Tia Marita, foi premiado no Edital Jurema Penna de Estímulo à Circulação de Espetácuos de Teatro do Estado da Bahia. Viajamos no início de novembro para as cidades de Aporá, Monte Santo, Queimadas, Valente e Jacobina, realizando apresentações e oficinas sobre o processo de montagem da peça.


Nosso diretor artístico Pawlo Cidade foi eleito para a cadeira número 13 (antes pertencente a Jorge Amado e posteriormente a Zélia Gattai) da Academia Ilheense de Letras.


E para fechar com chave de ouro o ano de 2010, depois de dois longos anos emperrado na PROGER do Estado, o Projeto FORTEATRO-SUL foi finalmente liberado para assinatura do TAC e em 2011 ele será realizado em 15 cidades do Litoral Sul. O projeto é proposto pela Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos (com ó mesmo), e escrito por Letto Nicolau e Pawlo Cidade.


Tudo isso graças ao empenho e o dinamismo da equipe Tia Marita, inspirados pela permissão de Deus, pois, sem ele, nada disso seria possível.


Em 2011, esperamos multiplicar estas atividades e fortalecer ainda mais o nosso trabalho. Obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuiram para a realização destes projetos.