domingo, 13 de julho de 2025

RESTAM 15 DIAS PARA A 8a EDIÇÃO DA FESTA LITERÁRIA MAIS ESPERADA DO SUL DA BAHIA


A escritora Ana Maria Machado será 
uma das grandes atrações da FLI

A Festa Literária mais aguardada do Sul da Bahia, a FLI – Festa Literária de Ilhéus, acontece de 29 a 31 de julho de 2025, no circuito histórico de Ilhéus. A FLI chega este ano à sua 8ª edição. Uma realização da Comunidade Tia Marita, em parceria com a Editus — Editora da UESC, a FLI conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, além da Academia de Letras de Ilhéus. Este ano homenageará in memoriamgrandes nomes da literatura e da cultura regional: Sosígenes Costa, Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre de Capoeia Virgílio. “A memória e o legado daqueles que já partiram sempre estará presente em nossa literatura”, ressalta o escritor e produtor executivo da FLI, Pawlo Cidade. 

Com intuito de fomentar a leitura e formar novos leitores, também estão sendo realizadas atividades preparatórias em escolas estaduais e municipais, como o projeto Agente Jovem de Leitura, em parceria com o Proler/UESC, Capanga Literária e Academia na Escola, com bate-papos sobre os(as) homenageados(as), conversa com autores e doações de livros.

ESCRITORES NACIONAIS

Durante os três dias de FLI, as atividades vão ocupar espaços do centro histórico da cidade, como o Teatro Municipal, a Praça Pedro Mattos, a Praça Dom Eduardo e a Rua Jorge Amado, reunindo escritores, artistas e o público em geral para refletir sobre literatura, artes e suas conexões com educação, inclusão e liberdade. Entre os participantes já confirmados estão o sociólogo Jessé Souza, autor de obras como A Elite do Atraso e Como o Racismo Criou o Brasil, ambos publicados pela Estação Brasil, Ana Maria Machado, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, autora de clássicos como Menina bonita do laço de fita, Bisa Bia, Bisa Bel e História meio ao contrário e o jornalista e escritor Edney Silvestre, vencedor do Prêmio Jabuti 2010 com o romance “Se eu fechar os olhos agora”.

ESCRITORES E ARTISTAS LOCAIS E REGIONAIS



Roger Ferreira, escritor de Itacaré.


A programação conta ainda com mais de trinta artistas da palavra e da música regionais. Rodrigo Melo, Tom Figueiredo, Luh Oliveira, Elisa Oliveira, Laiô, Bomjuni, Banda Pier 5, Grupo Teatro/Circo Maktub, Mestra Lainha, Franklin Costa, Nazir Maron, A. Bonny, Batukajeje, Orquestra Gongombira de Percussão, Maria Rita Prudente, Mírian Oliveira, Ramayana Vargens, Fernanda de Moraes, Roger Ferreira, Bia Berbert, Juliana Brito, Teatro Popular de Ilhéus, Leila Raposo, Noi Soul e muito mais!

Todos os shows e os bate-papos serão gratuitos, sem necessidade de inscrição, e contarão com tradução simultânea em Libras! Você também pode fazer parte dessa história, seja lançando seu livro, ou sendo um dos expositores! Acompanhe toda a programação no Instagram da FLI. Clique no link abaixo:


APOIO ÀS FESTAS, FEIRAS E FESTIVAIS

A FLI foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital integra a política de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.