quarta-feira, 16 de julho de 2014

FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS DE CULTURA SE ENCONTRA COM DIRIGENTES DE CULTURA E CONSELHOS MUNICIPAIS EM LENÇÓIS, BAHIA


Depois de realizar uma intensa mobilização nacional no ano de 2013, quando foram envolvidos 19 estados e o Distrito Federal em 4 encontros regionais, um encontro nacional em Canela (RS) e dois encontros nacionais durante a Conferência Nacional de Cultura (Brasília), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) volta a se encontrar, agora no interior da Bahia, na pequena cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, há 400 km da capital Salvador. O Encontro vai acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de Julho de 2014.

Além de fazer uma avaliação sobre as reestruturações dos Conselhos Estaduais de Cultura para se adequarem ao Sistema Nacional, com base na Carta de Princípios construída pelo próprio Fórum em 2013, também será realizada a eleição de uma nova diretoria para o biênio 2015/2016. No dia 18 às 16 horas, o Fórum vai participar, em conjunto com o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do estado da Bahia (ADIMCBA) e conselhos de cultura da região, do lançamento do Projeto Estratégico Ação Griô Bahia, selecionado pelo Fundo de Cultura do Estado.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TUDO PRONTO PARA DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE


Produtores e palestrantes

Sexta, sábado e domingo, 18, 19 e 20 de julho, respectivamente, daremos início aos debates e apresentações no seminário "Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade." Em cada uma das cidades-sede do Macroterritório 1, produtores locais estão se mobilizando para que os grupos e artistas de teatro, bem como outros profissionais de outras linguagens.

No Município de Valença, Irene Dóres tem mobilizado um grande número de artistas e produtores; em Itabuna, Hans Muller e Eva Lima já confirmaram a presença de vários grupos de teatro e em Porto Seguro, Rod Pereira, diretor do grupo Na Arte a Verdade, fechou os últimos detalhes para que tudo ocorra como planejado.

"Embora seja um seminário relativamente curto, a ideia é otimizar o tempo e tratar de assuntos extremamente importantes para o futuro do teatro na região", afirma o coordenador e palestrante Pawlo Cidade. "Vamos tratar da dramaturgia, das montagens, dos projetos e da eleição do próximo colegiado. Territórios como o baixo sul, o extremo sul e o sul não podem ficar sem representação", conclui. 


Em Valença, a Secretaria de Cultura e o Centro de Cultura Olívia Barradas são nossos principais parceiros; em Itabuna, a ACATE - Associação Cultural Amigos do Teatro, a FICC - Fundação Itabunense de Cultura, o grupo Laboratório Criativo e a UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz são nossos apoiadores; e em Porto Seguro, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, bem como o Centro Cultural Porto Seguro e o grupo Na Arte a Verdade, completam o apoio no macroterritório.

O Seminário tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, prêmio Calendário das Artes, 1a. chamada de 2014.

SERVIÇO

O quê? SEMINÁRIO DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE
Quando? Dia 18/07, em Valença; dia 19/07, em Itabuna e dia 20/07, em Porto Seguro
Onde? Centro Cultural de Valença, Teatro Zélia Lessa, Centro Cultural de Porto Seguro
Que horas? Das 14 às 18 horas.
Quanto? GRATUITO.