quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

JUCA FERREIRA VOLTA PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA


JUCA TOMA POSSE NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 12 DE JANEIRO

Juca Ferreira é o ministro da Cultura no segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff. O ministro tomou posse no dia 1º de janeiro no Palácio do Planalto. A transmissão de cargo da ministra de Estado da Cultura interina, Ana Cristina Wanzeler, para Juca Ferreira ocorrerá na segunda-feira, 12/01, às 10h30, no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília.

Nos últimos dois anos, Juca Ferreira, que é sociólogo, foi secretário municipal de Cultura de São Paulo. Antes, foi ministro da Cultura, de julho de 2008 a dezembro de 2010, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Em sua primeira gestão à frente do Ministério da Cultura, Juca Ferreira trabalhou na construção de importantes projetos de lei, como o do Vale-Cultura e do ProCultura. A sua gestão também promoveu a diversidade brasileira por meio da criação do Programa Cultura Viva e do fomento aos Pontos de Cultura.

A solenidade de transmissão do cargo deve contar com a presença de artistas, coletivos culturais, produtores, movimentos sociais, servidores, autoridades e representantes regionais do MinC nos estados brasileiros. 


Fonte: Informativo MinC Bahia/Sergipe

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"O PARADIGMA É O DA INTERDISCIPLINARIDADE, E NÃO EXISTE SECRETARIA MAIS TRANSVERSAL QUE A DA CULTURA."


Há muito, muito tempo, no Rio de Janeiro, meu querido e saudoso amigo Gonzaguinha me chamou a um canto e me contou o seguinte: “Jorge, estou começando a compor uma música de uma forma totalmente diferente das parcerias tradicionais. É o seguinte: pego o telefone, ligo pra um amigo e faço uma pergunta: o que é a vida pra você? Só quero uma palavra ou, no máximo, uma frase. A pessoa responde, eu anoto. Quando eu já tiver um monte de respostas, as mais diferentes possíveis, vou “costurar” a letra e fazer o samba com o maior número de parceiros que já houve. E arrematou sorrindo, com aquele sorriso Gonzaguiano: “ vou terminar entrando pro livro dos recordes…”

Passou-se algum tempo, voltei à Bahia e lá um dia, ao ligar o rádio, ouço a voz de Gonzaguinha cantando um samba que me estremeceu, de saída. Reconheci de pronto: é esse o samba dos telefonemas! A música “estourou em todo o Brasil, gravado por ele mesmo e, depois, por Maria Bethânia. Não há quem não saiba: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz…”

É nesse tom que eu quero intensificar mais ainda minha gestão na Secretaria de Cultura da Bahia. Digo “mais ainda”, porque recebo uma “herança bendita” dos meus antecessores Márcio Meirelles e Albino Rubim, que se traduz em TERRITORIALIZAÇÃO, INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA, CONTINUAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS EDITAIS… E TODAS AS PARCERIAS EXITOSAS FIRMADAS COM AS DEMAIS SECRETARIAS.

Continue lendo o discurso de Jorge Portugal. Clique no link abaixo:

CÂMARA APROVA PROCULTURA E REGIONALIZAÇÃO DE RECURSOS, VIA FUNDO DE CULTURA, FICA MAIS PRÓXIMO


O Ministério da Cultura (MinC) aposta em novas legislações como ferramentas para ampliar e democratizar o fomento e incentivo do Estado a iniciativas culturais desenvolvidas no Brasil. Em julho de 2014, foi sancionada lei que transformou o Programa Cultura Viva em uma política de Estado. E em novembro, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e enviado ao Senado Federal, onde tramita atualmente, o Projeto de Lei que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura). O programa, previsto para substituir a Lei Rouanet, trará um novo modelo de financiamento federal à cultura e mudanças substanciais no mecanismo de incentivo cultural por meio de renúncia fiscal.

O Projeto de Lei 6.772/2010, que institui o ProCultura, prevê que o Fundo Nacional da Cultura (FNC) seja o principal mecanismo de financiamento federal à cultura. Para isso, será transformado em um fundo de natureza contábil e financeira e também poderá receber recursos por meio de doações e patrocínios. Na prática, isso tornará possível repassar recursos não utilizados em um exercício para o ano seguinte. Hoje, como o fundo é apenas contábil, o saldo anual precisa ser devolvido ao Tesouro Nacional. 

O Procultura também estabelece mecanismos de regionalização dos recursos, que serão destinados em parte a fundos estaduais e municipais, com vistas a financiar políticas públicas dos entes federados. Os estados e municípios que aderirem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e implantarem fundos e planos estaduais ou municipais de cultura e órgão colegiado de gestão democrática de recursos, com participação da sociedade civil, poderão receber repasses diretamente para execução de programas e projetos.



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

OFICINA DE TEATRO PARA JOVENS E ADULTOS COMEÇA HOJE NA ACADEMIA DE LETRAS E VAI ATÉ SEXTA


Tem início hoje a primeira oficina de teatro promovida pela Comunidade Tia Marita. As aulas serão na Academia de Letras de Ilhéus, com início às 19 horas e término às 21 h. Interessados ainda podem comparecer ao local e pagar a taxa de R$ 50,00. As vagas são limitadas.

Segundo o professor Pawlo Cidade, a oficina irá trabalhar o processo de criação a partir das experiências pessoais de cada um. Esta oficina será preparatória para o curso que terá início em março. Pawlo Cidade é dramaturgo, diretor e produtor de teatro. Escreveu, dirigiu e produziu trinta e um espetáculos de teatro. Seu último espetáculo, "Partida", estará em cartaz no final deste mês. Podem participar da oficina jovens, adolescentes e adultos a partir dos 14 anos.