sábado, 26 de maio de 2012

FUNCEB LANÇA SEGUNDA CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES



Estão abertas até 9 de julho as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Nesta 2ª Chamada, o Calendário das Artes vai apoiar propostas que sejam iniciadas de 1º de outubro a 31 de dezembro deste ano. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Feito de forma calendarizada, com a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o Calendário das Artes se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais. Neste sentido, o edital inclui premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. As comissões de seleção são também específicas e formadas, além de membros do Estado, por representantes locais e de diferentes origens dentro do estado, escolhidos através de consulta a entidades artísticas e culturais das diferentes regiões.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

TEODORICO MAJESTADE INICIA TURNÊ EM ASSENTAMENTOS SULBAIANOS



O assentamento agrário de Canaã II será o primeiro de 22 localidades a receber a turnê de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. A comédia será encenada a partir das 14 horas deste domingo (27), na comunidade de Canavieiras. A apresentação integra o projeto do Teatro Popular de Ilhéus contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro. A iniciativa circulará também por assentamentos de reforma agrária do INCRA em Ilhéus, Itacaré, Una e Santa Luzia.
O projeto do Teatro Popular de Ilhéus não ficará restrito à encenação da peça, que mostra o lado cômico da corrupção e a responsabilidade do povo em eleger e fiscalizar os políticos. O grupo também ministrará oficinas sobre o processo criativo de Teodorico Majestade, literatura de cordel e xilogravura. Para crianças até 10 anos, haverá exibição de filmes infantis. “Será uma troca de experiências, ampliando o diálogo entre o urbano e o rural. Falaremos e aprenderemos muito sobre mobilização social”, explica o diretor Romualdo Lisboa.
A preparação para a turnê começou na primeira quinzena de abril, com visitas aos assentamentos agrários. A pré-produção incluiu reuniões com líderes comunitários de Canavieiras, Una e Santa Luzia, na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Canavieiras, e na Casa dos Artistas, em Ilhéus, com assentados de Ilhéus e Itacaré. “O pessoal foi receptivo e demonstrou envolvimento com o projeto, que é tratar de coisa séria, apesar de a peça ser uma comédia”, disse o produtor, Rogério Matos.
            O projeto Teodorico - Circulação em Territórios de Assentamentos de Reforma Agrária do INCRA segue no mês de junho em Campinhos e Pinga-Pinga (02), São José (03), Nova Vitória (07), Cosme Muniz (14), Ipiranga (16), João Amazonas (17) e Josefa Vitória (23). Ao final da iniciativa, deverá ser alcançado um público total de até mil famílias. A turnê conta ainda com apoio da Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Coopercentrosul.
               

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PESQUISA VISA PROMOVER EDUCAÇÃO E CULTURA EM RECIFE


Recife – O Ministério da Cultura (MinC), empenhado na formulação de uma política intersetorial que articule cultura e educação, firmou uma parceria com a Casa da Arte de Educar, para a realização de uma pesquisa-ação que auxilie na formulação de princípios capazes de orientar políticas de cultura voltadas para a educação. O objetivo é envolver professores, educadores populares, artistas e outros agentes da educação e da cultura na formação de um sistema educacional que integre as experiências de Educação Formal e as de Educação não Formal, realizadas por organizações da sociedade civil, bibliotecas e museus.

O primeiro seminário da pesquisa-ação acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Formação Paulo Freire, em Recife, e conta com apoio das secretarias de Cultura e Educação de Pernambuco e da prefeitura de Recife (PE). As inscrições para participação na pesquisa-ação do projeto “Um Plano articulado para Cultura e Educação” estão abertas até o dia 27 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo site www.artedeeducar.org.br, clicando no ícone “Um Plano articulado para Cultura e Educação” à direita da tela.


quarta-feira, 23 de maio de 2012

FUNCEB ITINERANTE circula pelos macroterritórios da Bahia em junho


Dando continuidade aos processos de diálogo com a sociedade e de construção dos Colegiados Setoriais das Artes na Bahia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realiza a 2ª edição do FUNCEB ITINERANTE. O projeto reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar os seis macroterritórios de identidade baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas do estado para a concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além de Cultura Digital. A viagem, que dura 12 dias em sequência, vai passar por Teixeira de Freitas (7/6), Jequié (9/6), Santa Maria da Vitória (11/6), Seabra (13/6), Euclides da Cunha (15/6) e Cruz das Almas (17/6), que representarão os macroterritórios a que pertencem.

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke; o diretor de Artes, Alexandre Molina; a diretora de Audiovisual, Sofia Federico; a diretora Administrativo-Financeira, Lia Silveira; os coordenadores de linguagens artísticas: Luciana Vasconcelos, de Artes Visuais; Alda Souza, de Circo; Matias Santiago, de Dança; Milena Britto, de Literatura; Cássio Nobre, de Música; e Maria Marighella, de Teatro; o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos; o coordenador Marcelo Moacyr, representando o Centro de Formação em Artes; além de assessores técnicos e do responsável pela Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA, Diogo Carvalho.

terça-feira, 22 de maio de 2012

OFICINAS ABERTAS PARA OS EDITAIS DO FUNDO DE CULTURA 2012. LITORAL TERÁ DUAS OFICINAS


Durante os meses de maio e junho acontecerão em todos os territórios de identidade da Bahia Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais para inscrição nos editais do Fundo de Cultura 2012. O objetivo é divulgar e democratizar ainda mais o acesso às fontes de financiamento do Estado. No Macroterritório Sul (Baixo Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Baixo Sul), elas serão realizadas nos Espaços Culturais da Secult e em outros locais, das 9 às 12h e das 14 às 17h, conforme agenda a seguir:


Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Últimos dias para inscrição no prêmio literário em homenagem a Jorge Amado



Interessados em participar da oitava edição do “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”, em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 10 de agosto de 2012, deve se apressar, pois as inscrições terminam no próximo dia 30 de maio. Serão aceitos textos inéditos (artigos, crônicas ou resenhas) ou já publicadas sobre a vida ou obra de Jorge Amado. Para participar, basta enviar os textos de até 50 linhas; minibiografia de no máximo cinco linhas; endereço completo, com CEP e telefone de contato e DDD para o e-mail: valdeck2007@gmail.com. Os trabalhos devem estar dentro do corpo do e-mail e anexados em formato Word.  Inscrições incompletas serão desclassificadas. Vale a data de postagem no e-mail. Não serão aceitas inscrições pelos correios. 
 Autor de dezenas de obras traduzidas pelo mundo todo, Amado é o autor baiano mais famoso e lido por pessoas de todas as idades. A União Brasileira de Escritores – UBE/BA, se junta a esta ação, com o objetivo de fortalecer a literatura do estado da Bahia e prestar um tributo a Jorge Amado, um dos fundadores da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.
O concurso literário promovido pelo jornalista Valdeck Almeida de Jesus é uma iniciativa divulgada no Eixo 4 do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura e já publicou quase 1100 poetas do mundo todo, desde 2005. Em 2011 a edição foi em homenagem a autores baianos e teve mais de mil inscritos, cujas crônicas serão lançadas na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto, mesmo mês de nascimento de Jorge Amado.

SERVIÇO:

O que:  “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2012”, em homenagem ao escritor Jorge Amado.
Onde:  Salvador - BA
Quando: Até o dia 30 de maio de 2012
Inscrição: Gratuita
Informações: 719345-5255 / 8805 4708. E-mail: valdeck2007@gmail.com / http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=2660465

domingo, 20 de maio de 2012

EVENTO VAI DISCUTIR PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA



Brasília – Com a participação de representantes do poder público e comunidades de 359 Praças dos Esportes e da Cultura que serão construídas em todo o país, o Ministério da Cultura (MinC) realizará nos dias 4 e 5 de junho, em Brasília, o Seminário Internacional em Gestão de Equipamentos Públicos.

O seminário vai reunir agentes públicos comprometidos com o planejamento e instalação das futuras praças, seus usos e programação, além de apresentar um panorama de experiências bem-sucedidas, brasileiras e internacionais, no ambiente urbano selecionadas pelo MinC.
Praça dos Esportes e da Cultura

A Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) é uma ação que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Idealizada em conjunto pelos ministérios da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça e do Trabalho e Emprego, as praças integram em um mesmo espaço físico programas, serviços e ações setoriais dessas pastas, visando à promoção da cidadania e redução da pobreza nos territórios onde serão implantadas.

A implantação das Praças dos Esportes e da Cultura conta com recursos do governo federal, repassados aos entes federados que são responsáveis pela execução das obras e posterior gestão, manutenção e sustentabilidade desses equipamentos públicos.

Serviço

Evento: Seminário Internacional em Gestão de Equipamentos Públicos
Dia: 4 e 5 de junho de 2012
Hora: 8h às 17h30
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 1, localizado no Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra
06, Lote 01, Conjunto A, Brasília (DF)
Mais informações: (61) 2024.2690/2620

(Texto: Ascom/MinC)