sábado, 1 de dezembro de 2012

HOJE TEM PANTOAULA!

Pode parecer estranho a expressão "Pantoaula", mas é o título da palestra sobre Pantomima que o Diretor Artístico da Comunidade Tia Marita estará hoje dando na Casa dos Artistas, das 14h00 às 16h00. A palestra faz parte da programação que culminará, na próxima semana, na 2a. Palhasseata de Ilhéus, organizada por Fábio Nascimento e Ed Paixão. O projeto foi um dos vencedores do Calendário das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

"Pantoaula - uma reflexividade da fala-ato" irá abordar a história da pantomima, características e mestres. A pantomima antiga era a "representação e a audição de tudo o que se imita, tanto pela voz, como pelo gesto". Tem sua época áurea nos séculos XVIII e XIX: arlequinadas e paradas, jogo não-verbal (cenas mudas) dos atores de feira, que reintroduzem a palavra através de subterfúgios engraçados.

Vale a pena conferir.

SERVIÇO:

O QUÊ? Palestra "Pantoaula - a reflexividade da fala-ato"
QUANDO? 01 de dezembro, sábado.
ONDE? Casa dos Artistas.
QUE HORAS? 14H00 às 16h00.
QUANTO? Gratuita. Sujeita a lotação do espaço.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FAEGSUL IRÁ APRESENTAR PLANO DE TRABALHO PARA 2013


Comissão reunida
O Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEGSUL, concluiu o Plano de Trabalho que irá nortear as atividades de 2013. A comissão responsável pela finalização do Plano esteve a cargo dos agentes culturais Pawlo Cidade (Ilhéus), Maria Conceição (Una), Áurea de Souza (Canavieiras), Alessandra Barreto e André Rosa, também de Ilhéus, Lula Dantas e Eva Lima (Itabuna).

O grupo se encontrou na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Extensão da UESC, durante toda a manhã de terça-feira, 27/11. Estão previstas atividades ligadas a ações estratégicas de gestão e formação como o encontro com gestores e agentes culturais do Território no mês de fevereiro, encontro com a diretoria da SECULT, seminário de implantação dos Conselhos Municipais de Cultura, oficina de Elaboração de Projetos, oficina de Prestação de Contas, oficina de Capacitação em Leis de Incentivo, oficina de incentivo à Leitura e acompanhamento das conferências municipais de cultura. Na instância de articulação e comunicação, o FAEGSUL encabeçará campanhas com vistas a criação do Curso de Especialização em Gestão Cultural na UESC, da Territorialização dos Editais Setorias e implantação da lei de fomento as artes no interior da Bahia.

Ainda pensando na articulação, o fórum dividiu o Território Cultural em seis pólos para um maior envolvimento dos municípios: Pólo 1: Ilhéus, Itacaré, Una, Canavieiras e Uruçuca; Pólo 2: Itabuna, Barro Preto, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul; Pólo 3: Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga; Pólo 4: Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirapitanga e Maraú; Pólo 5: Buerarema, São José da Vitória, Jussari e Arataca e o Pólo 6: Camacã, Santa Luzia, Pau Brasil, Mascote e Itajú do Colônia. “A divisão em pólos, ao contrário do que possa parecer, irá fortalecer o Território porque estaremos presentes em todos os municípios e iremos descentralizar os cursos e as oficinas na área da Gestão Cultural”, assinala o presidente do FAEGSUL, Pawlo Cidade.

Banner eletrônico da Campanha pela especialização em Gestão Cultural
Por fim, ficou decidido ainda que o FAEGSUL enviará documento à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SECULT cobrando a efetivação do Plano Territorial do Litoral Sul, amplamente discutido por gestores e agentes culturais, que até o momento não se tem notícia.

O Plano de Trabalho do Programa de Cooperação entre Municípios do FAEGSUL será apresentado em reunião ordinária no dia 13 de dezembro, às 9h00, no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz.

ARTISTAS CONFECCIONAM ADEREÇOS PARA A SEGUNDA PALHASSEATA


           
 Papelão, flores artificiais, armações de guarda-chuva e outros materiais recolhidos no comércio de Ilhéus ganharam novo sentido nas mãos dos artistas do Grupo Teatral Maktub. Os produtos descartados como lixo foram transformados em adereços e figurinos para a Segunda Palhasseata. O evento acontecerá no próximo dia 08 a partir das 9 horas, em comemoração ao dia do palhaço. Os interessados em participar só precisarão trazer um brinquedo para doação.
            A confecção dos figurinos e enfeites foi iniciada no último sábado (24), através de uma oficina, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Além dos integrantes do Grupo Teatral Maktub, que organiza o evento, outros artistas também se envolveram na atividade, que se estendeu até o domingo. “O volume de trabalho era grande, mas pudemos contar com a ajuda de nossos parceiros para deixar tudo adiantado”, disse o ator Ed Paixão.
            A programação da Segunda Palhasseata começa neste sábado (1º) com atividades para os artistas organizadores. O Circo da Lua oferecerá uma oficina de artes circenses e, haverá ainda as palestras “O Sentido Cômico do Clown”, com Malu Mendes, e “Pantoaula - uma aula viva de pantomímica”, ministrada por Pawlo Cidade. “Serão emitidos certificados via Projeto Teatro Popular e Interculturalidade da Universidade Estadual de Santa Cruz”, informou o diretor do Grupo Teatral Maktub, Fábio Nascimento.
 A Segunda Palhasseata de Ilhéus é patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, premiada pelo edital do Calendário das Artes. No ano passado, o evento foi realizado graças à coragem e engajamento dos artistas, que se organizaram de forma independente e conseguiram surpreender, encantar e trazer a alegria do universo circense para o cotidiano dos ilheenses.    

Fonte: Ascom TPI



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CONSELHO DE CULTURA APROVA CONTAS DO FUNDO DE CULTURA DE ILHÉUS


"Os conselheiros precisam ler o que diz o Decreto 090/2010 e a Lei 3.454/2009 que instituiu o Fundo Municipal de Cultura para aprovar as contas."

Conselho de Cultura de Ilhéus
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ilhéus divulgou que  o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus aprovou, em reunião extraordinária, as contas do Fundo Municipal de Cultura relativas aos exercícios dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2012. Ainda segundo a matéria, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso afirma que "a aprovação das contas demonstra mais uma vez a lisura, a transparência e o compromisso com os recursos públicos, principalmente em se tratando de verbas destinadas para contribuir com o desenvolvimento das artes e da cultura no município de Ilhéus através da promoção de apresentações artística e cultural."

O Fundo de Cultura de Ilhéus foi criado com a proposta de incentivar e estimular a produção artístico-cultural ilheense, custeando projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas. E em julho desse ano a gestão do Fundo de Cultura deu mais um passo importante com uma iniciativa pioneira do lançamento de editais voltados para conceder apoio cultural para apresentações artísticas e culturais durante o Festival Amar Amado, evento que celebrou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Maurício Corso explica que a iniciativa buscou impulsionar o desenvolvimento das artes e da cultura em Ilhéus, promovendo o intercâmbio cultural e a profissionalização dos agentes culturais ilheenses, além de estimular a regionalização dos bens e serviços e criar novas oportunidades para exportação de obras e conteúdos culturais. “Por esse motivo, a Fundação Cultural de Ilhéus buscou recursos para o Fundo de Cultura de Ilhéus com empresas parceiras e conseguiu viabilizar R$ 18 mil para contratação de artistas e espetáculos locais nas áreas de teatro, música e dança”, acrescentou o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.

Na opinião do Diretor Artístico da Comunidade Tia Marita, "os conselheiros precisam ler o que diz o Decreto 090/2010 e a Lei 3.454/2009 que instituiu o Fundo Municipal de Cultura para aprovar as contas. Uma prestação de contas exige cuidado e os responsáveis pela aprovação destas devem entender isso, mesmo que elas estejam corretas."