sexta-feira, 24 de agosto de 2012

EDITORIAL


ENTRE TONS DE CINZA, POLÍTICA E JUVENTUDE


Capa do livro "50 tons de cinza"
Enquanto os 50 tons de cinza (livro que virou febre no mundo inteiro da escritora E.L. James) invadem as prateleiras e as camas dos jovens brasileiros, nos preparamos para eleger, no próximo dia 07 de outubro, os principais representantes da Câmara e do Executivo. Não se admire se um jovem souber mais sobre os mais variados tons de cinza do que o nome daqueles que ele irá escolher. Se escolher. Afinal, a política, é, para a grande maioria, a última coisa em que os jovens se preocupam neste momento.

Mas, pra quê se preocupar? Se, a política, no sentido mais estrito da palavra, com suas siglas partidárias e caciques um dia fizer parte do cardápio dos jovens, sobretudo dos ilheenses, não teremos aumentos abusivos de passagens do transporte coletivo, nem leis que proíbam seu  livre arbítrio. Melhor é curtir Trivella e deixar que Durval Lelis ensine a “dança da tartaruga;” pra quê ouvir programa eleitoral? Para se contorcer de tanto rir e chacotear os apelidos mais bizarros para um candidato?

Apesar da criação de “juventudes partidárias”, lideradas por jovens que já passaram dos 40 anos, preocupadas com o futuro (que futuro?) das meninas e dos meninos desta amada terra de Jorge, amado; de Jorge, guerreiro, de Jorge donatário e de tantos outros “jorges” que continuam dormindo sob as marquises da Central de Abastecimento do Malhado; dos viciados e flanelinhas que controlam os estacionamentos da cidade; dos jovens que veem na política, uma oportunidade de ascensão – e eles não estão errados. Errados estamos nós que ainda acreditamos em colocar nas cadeiras do legislativo e do executivo políticos comprometidos com a sociedade.

Juventude e política parece ser uma equação matemática complicada. Mas não é. Afinal, foram jovens como Joana D´Arc, Alexandre da Macedônia, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Anita Malfatti, todos em seu tempo e durante a juventude que conseguiram mostrar ao mundo muito do que desejamos e alcançamos.

Pawlo Cidade, diretor artístico. Este editorial foi publicado no
 Diário de Ilhéus, no dia 21 de agosto de 2012.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OFICINA DE TÉCNICAS INTERPRETATIVAS


De passagem por Ilhéus para apresentar o espetáculo  “O Retrato de Dorian Gray “, o  ator, autor, produtor teatral e diretor premiado Roberto Cordovani, ministrará dias 27 e 28 de agosto, no Teatro Municipal de Ilhéus, a OFICINA de Técnicas Interpretativas, na qual abordará a catarse na interpretação, o teatro naturalista, as técnicas no drama e o teatro brasileiro na Galicia. As inscrições gratuitas são destinadas a atores maiores de 18 anos e poderão ser feitas através do site no formulário abaixo.
Roberto Cordovani é ator, autor do livro “O Teatro Brasileiro na Galiza”, publicado pelo Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística da Universidade da Coruña, co-proprietário do Teatro Arte Livre, em Vigo (Galiza), produtor teatral e diretor. Premiado com o espetáculo “Olhares de Perfil (o mito de Greta Garbo)” no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) e como melhor ator protagonista no Carrefour de L´Europe (França 1988), Charrington London Fringe Awards (Inglaterra 1988) e no Prêmio da Mostra Internacional do Festival de Outono de Madri (Espanha 1994). Com Eva Perón, o espectáculo, recebeu o Prêmio Compostela de Teatro de mesma categoria em 1995, na Espanha. Cordovani soma em sua carreira artística, um total de 35 produções em 11 países, 515 cidades, com aproximadamente 5.850 representações.

ASCOM/ FUNDACI
22/08/2012

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO: 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A ÚLTIMA ESTAÇÃO, FILME QUE TEVE PARTE DE SUAS LOCAÇÕES EM ILHÉUS ABRE FESTIVAL DE BRASÍLIA


O longa-metragem "A Última Estação", de Márcio Curi, irá abrir o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, no dia 17 de setembro. O filme é uma coprodução entre Brasil e Líbano.

A história é baseada na trajetória de vida do libanês Tarik. Em meados dos anos 50, juntamente com o irmão mais novo, Karim, eles vêm ao Brasil e, já no navio, iniciam uma grande amizade com outros meninos árabes e sírios, que ao desembarcarem em terras brasileiras, acabam seguindo caminhos distintos.

Os anos se passam e, em setembro de 2001, após perder sua esposa, o velho Tarik decide cumprir algumas promessas. O muçulmano abandona tudo e resolve atravessar o Brasil, na companhia da filha Samia, em busca dos meninos que fizeram com ele a travessia, 51 anos antes.

O festival ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro. Dentre os longas selecionados para a mostra competitiva estão "A memória que me contam", de Lucia Murat; "Boa sorte, meu amor", de Daniel Aragão; "Eles voltam", de Marcelo Lordello; "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes; "Esse amor que nos consome", de Allan Ribeiro; e "Noites de Reis", de Vinicius Reis.

Os documentários selecionados para a competição são: "Doméstica", de Gabriel Mascaro; "Elena", de Petra Costa; "Kátia", de Karla Holanda; "Olho nu", de Joel Pizzini; "Otto", de Cao Guimarães; e "Um filme para Dirceu", de Ana Johann. Veja a lista completa de participantes do evento aqui.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

TÁ NA HORA DE APRESENTAR PROJETOS AO FUNDO NACIONAL DE CULTURA



O Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União (seção 3, páginas 14 a 16), edital abrindo processo seletivo de apoio a projetos do Fundo Nacional de Cultura (FNC). As inscrições vão até 24 de setembro.
Podem participar órgãos da administração pública direta e indireta nos estados, municípios e Distrito Federal, além de instituições privadas de natureza cultural sem fins lucrativos com, no mínimo, três anos de atividade comprovada.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC, e cada participante pode apresentar apenas 1 (um) projeto por categoria, sendo obrigatório o envio do Anexo I do edital, que é a planilha orçamentária do projeto.
As instituições privadas também devem encaminhar, como Anexo da inscrição, relatório de atividades culturais dos últimos 3 (três) anos.
Serão distribuídos, ao todo, R$ 10,5 milhões para projetos iniciados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013.  A vigência do projeto não poderá ultrapassar o exercício financeiro 2014.
A validade da seleção pública será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Os recursos serão divididos em cinco categorias:
Acesse todos os arquivos referentes ao edital:
Mais informações
- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h.
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AMANHÃ TEM IMPROVISO OXENTE!



            
        “Ações locais para saúde” será o assunto do Improviso, Oxente! desta terça-feira (21) e a convidada será Adélia Melo.  O projeto de debates começa às 19 horas, na Casa dos Artistas e continua seguindo o tema geral: “A cidade é movida pela cultura”. Em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) convida toda sociedade para discutir projetos para diversos setores do município. A entrada é franca.
Na semana passada, o assunto do encontro foi “Uso Sustentável dos bens naturais comuns e inclusão social” e teve como convidado o professor e ambientalista Rui Rocha. A banda Dr. Imbira também abrilhantou a noite do dia 14, intercalando as colocações do especialista e intervenções do público com rock e blues de qualidade.
Rui Rocha começou sua fala questionando o público sobre a relação entre problemas sociais e o uso dos bens comuns. Segundo ele, pensar nas questões ambientais não se restringe a proteger reservas naturais, mas também é uma questão de ética e princípios. Em suas palavras, todo processo de ocupação e desenvolvimento de um local precisa levar em conta o meio ambiente, uma vez que, comprometendo os bens naturais, toda região é afetada.
De acordo com o professor, assim como o planeta inteiro, a região sul da Bahia é movida pelo meio ambiente. “O cultivo do cacau precisa do clima ideal, o turismo está relacionado com as praias, bem como outros atrativos naturais”, explicou. Ele ainda complementou que a pesca é uma atividade econômica importante, já que peixes e mariscos são alimentos bastante consumidos por nativos e turistas.
Para o ambientalista, até mesmo o sucesso para a construção do polo de informática em Ilhéus foi influenciado pelos atrativos naturais da região. “Além dos incentivos fiscais, o fato de Ilhéus ter um clima agradável, ser litorânea e oferecer uma melhor qualidade de vida atrai pessoas interessadas em viver e investir na cidade”, colocou.
Outro ponto levantado por Rui Rocha foi a distribuição de renda. “A maioria dos trabalhadores rurais, que produz o cacau fino vendido para grandes indústrias de chocolate, e os pescadores vivem em situação miserável. Eles são a base de atividades econômicas importantes. Por isso é preciso repensar como está sendo redistribuída a riqueza”, disse.
Ao final desta edição do Improviso, Oxente!, em setembro, as propostas abordadas serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo. “É necessária a participação de representantes de diversos segmentos sociais. Para que cada um dê sua contribuição ao longo das discussões”, declarou o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.
             
             

domingo, 19 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DA CULTURA DÁ 360 DIAS PARA QUE AS PRAÇAS DOS ESPORTES E DA CULTURA ESTEJAM CONCLUÍDAS


A PEC em Ilhéus será construída no bairro Nossa Senhora da Vitória

A ministra Ana de Hollanda assinou portaria por meio da qual ficam alterados itens do Manual de Instruções para Contratação e Execução (MICE) das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs), a serem apoiadas com recursos de financiamento da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2. A portaria é a de nº 117, publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 17 (seção 1, página 16).

Uma das alterações é quanto à prorrogação do prazo para o início das obras com recursos do repasse, que será de até 360 dias após a contratação.

De acordo com a portaria, o não cumprimento do prazo estabelecido para o início da obra implicará, automaticamente, no cancelamento da respectiva operação.

Outra alteração fixada pela portaria refere-se à assinatura do Termo de Compromisso, que poderá ser realizada até o dia 30 de outubro deste ano, precisando estar vinculada à autorização para o início das obras. O cancelamento da operação também existirá se o prazo não for cumprido.

Avanço

Segundo a Coordenação-Geral de Gestão e Mobilização Social do Ministério da Cultura, a prorrogação possibilitará maior avanço das obras em curto prazo de tempo.
“Das 359 praças, já temos 45% de obras com licitações concluídas ou em andamento”, disse a coordenadora do MinC, Silvana Tamiazi.

Existem 44 obras iniciadas e os municípios com serviços avançados são: Toledo/PR (56,23%), Pato Branco/PR (44,89%), Sertãozinho/SP (33,37%), Sorriso/MT (32,2%), Barbalha/CE (30%), Uberaba/MG (22,3%), Rio Claro/SP (20,5%), e Chapecó/SC (18,8%).

As Praças dos Esportes e da Cultura vão integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios brasileiros onde serão implantadas.

(Texto: Glaucia Lira, Ascom/MinC)