quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PROJETO TEATRO JOVEM É ENCERRADO COM SUCESSO NA TENDA


Alunos, professores e coordenadores dos CRAS e CREAS 

Mais de duzentas pessoas, entre elas, jovens, crianças, adolescentes e adultos estiverem presentes no encerramento do Projeto Teatro Jovem, promovido pela Comunidade Tia Marita, sob o patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Para o secretário Jamil Ócke o projeto foi "fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos, sobretudo porque usou o teatro como ferramenta primeira da transformação." Os Centros de Referência e Assistência Social - CRAS, dos bairros Barra, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória e Banco da Vitória e ainda do distrito de Olivença fizeram várias apresentações retratando a história do Município de Ilhéus e o cotidiano dos jovens.

O encerramento ocorreu na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, espaço cultural administrado pelo TPI, das 15h30 às 18h00. Também estiveram presentes coordenadores e psicólogos do CREAS Malhado e das casas de abrigo mantidas pela SDS. O Projeto Teatro Jovem são oficinas de sensibilização para o teatro, com dois encontros semanais, de 02 horas cada. Sua metodologia é baseada no Teatro do Oprimido, do dramaturgo e escritor Augusto Boal. Para Pawlo Cidade, criador e coordenador do projeto, o Teatro Jovem é uma ponte entre o jovem e sua realidade, a partir de jogos dramáticos e atividades teatrais partindo de experiências pessoais.

ÁGUIA DA CULTURA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA APRESENTAÇÕES CULTURAIS


Estão abertas até esta sexta-feira, dia 19, as inscrições para o projeto da Prefeitura de Ilhéus, Águia da Cultura, que conta com a parceria da empresa de transportes Águia Branca. Interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Rua Jorge Amado, Centro, 21, no período das 9 às 17 horas. A iniciativa tem por objetivo divulgar, utilizando de um ônibus, a produção cultural local, promovendo apresentações de artes cênicas (música, teatro e dança), promovendo o acesso aos bens culturais pela população e divulgar a produção artística ilheense.

Para efetuar a inscrição, é preciso levar um currículo portfólio. Mais informações pelo telefone 3231 7531, no período das 9 às 17 horas, e através do email secultilheus@gmail.com/. O Águia da Cultura foi retomado neste ano de 2014, durante solenidade de aniversário de 480 anos de emancipação de Ilhéus.

O projeto, idealizado na terceira gestão de Jabes Ribeiro, foi encontrado totalmente deteriorado; o ônibus estava praticamente uma sucata.  Então, a prefeitura procurou novamente a empresa Águia Branca, mostrou o projeto e agora está devolvendo ao ilheense mais um veículo de informação e lazer cultural.  

Conforme disse o secretário de Cultura e interino de Turismo, Paulo Atto, o projeto é um instrumento fundamental para o incremento das atividades socioculturais das comunidades, especialmente as mais distantes da sede.  Além disso, o ônibus exerce uma função social, apresentando aos jovens e crianças opções de informação e de ampliação do conhecimento.

Quem pode se inscrever – Poderão participar do cadastramento, artistas maiores de 18 anos, residentes no município de Ilhéus (BA), mediante a comprovação de residência, e que esteja em constante produção e aperfeiçoamento da sua arte. Também é preciso ter experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de atuação artística na qual pretende se inscrever. O presente cadastro contemplará apresentações no período de Dezembro/2014 a Março/2015, podendo ser prorrogado por igual período de quatro meses.

A seleção dos espetáculos de música, teatro e dança será realizada por uma comissão formada por um membro da Secult, um membro do Conselho Municipal de Cultura e um especialista da área. Os critérios de seleção dos espetáculos serão á qualidade técnica e artística, currículo do grupo ou artista, diversidade cultural/temática regional.


Fonte: Site da PMI