sexta-feira, 29 de maio de 2015

PALCO GRAPIÚNA CONTINUA ATÉ DOMINGO EM ITABUNA


O projeto “Palco Grapiúna”, que tem como um dos seus objetivos levar montagens teatrais da região para os espaços alternativos de cultura está desde quinta-feira (28) no Teatro Zelia Lessa, Centro de Itabuna.

O teatro foi reformado e readequado no início do ano passado, pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e, agora, também com o intermédio e o apoio da FICC, se transforma no principal ponto de convergência de quem gosta de teatro em Itabuna, em mais uma iniciativa com conta com o patrocínio da fundação.

Para Mateus Saron, o apoio da FICC é muito importante e necessário. “Sem esse patrocínio não é possível realizar uma produção de qualidade, tanto para os artistas, quanto para o público. Que possamos através deste iniciar uma parceria de bons e importantes projetos culturais valorizando os artistas locais, tanto no teatro, mas em outros segmentos”, disse o produtor.

Na primeira noite do projeto, o ator José Delmo apresenta o espetáculo “Um ator em busca de um texto”; na sexta-feira (29), Eli Izidro se apresenta com o divertidíssimo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito”; no sábado (30), as apresentações continuam com a peça “Partida”; no domingo (31), o projeto se encerra com duas apresentações: “Sombras da ouvidor” e “Virgens à Deriva”. Todas as sessões se iniciam sempre às 20h, com ingressos vendidos pelo valor simbólico de R$5. A classificação indicativa de todas as peças é “12 anos”. Informações completas sobre as apresentações podem ser obtidas pelo telefone (73) 9140 3725.
___

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Assessoria de Comunicação (ASCOM).
Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

SEMINÁRIO ECONOMIA CRIATIVA E LEGISLAÇÃO CULTURAL SERÁ APENAS NO DIA 12 DE JUNHO NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Cláudia Leitão participará do seminário

Continuam abertas as inscrições para o “Seminário Economia Criativa e Legislação Cultural: Desburocratizando o acesso” que será realizado no dia 12 de junho no Centro de Convenções, em Ilhéus.

As inscrições podem ser feitas no blog: http://www.comunidadetiamarita.blogspot.com e são gratuitas. A abertura do seminário será às 9 horas, no auditório do 2° andar do Centro de Convenções com a palestra da socióloga Cláudia Leitão, ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura e ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará. A doutora Cláudia Leitão é atualmente Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Seus programas estaduais de cultura tornaram-se referência para programas federais do MinC, como é o caso dos Agentes de Leitura e dos Mestres da Cultura Tradicional Popular.

Em seguida quatro mesas redondas com temas como Economia Criativa, Lei 8.666/93, Legislação Cultural e Conselhos de Cultura discutindo, entre outras questões, como transformar criatividade em negócio; o que seria economia da cultura para os pequenos produtores informais da cultura e inexigibilidade na área cultural complementam a programação do seminário.

A realização do Seminário Economia Criativa e Legislação Cultural é da Comunidade Tia Marita e SEBRAE, com apoio cultural da Imapel, TV Santa Cruz, Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus e do Festival de Chocolate.

Para Pawlo Cidade, curador do seminário, o encontro tem a pretensão de propor ideias e soluções para a desburocratização e descentralização dos recursos públicos da cultura e desenvolver ações e atividades que representem as necessidades reais das comunidades culturais.”

SERVIÇO

O QUÊ? Seminário “Economia Criativa e Legislação Cultural”
QUANDO? 12 de junho de 2015 (Sexta-feira)
ONDE? Auditório principal e 2º andar do Centro de Convenções de Ilhéus
HORÁRIO?  8h00 às 12h30; 13h30 às 17h00.
QUANTO? Inscrições gratuitas. Vagas limitadas: 100.