sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL TEM INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 8


O edital nº124/2015 disponível no endereço: http://www.uesc.br/publicacoes/editais/ 
para inscrições no Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão Cultural já está disponível. As inscrições ocorrem no período de 8 a 18 de setembro de 2015, no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Santa Cruz, das 8h00 às 16h00.

A seleção dos (as) candidatos (as) será realizada em duas etapas, a saber:

  • 1ª etapa (eliminatória): Análise da ficha de inscrição, currículo comprovado, documentação, carta de apresentação pessoal do (a) candidato (a) e anexos;
  • 2ª etapa (eliminatória): Entrevista. Os (as) candidatos (as) inscritos (as) serão contactados (pela Coordenação do Curso) por e-mail e ou telefone para agendamento da entrevista, que ocorrerá no dia 22, 23 ou 24 de setembro de 2015, na Pró-Reitoria de Extensão da UESC/Coordenação de Integração Comunitária (COINC), localizada no 5º andar da Torre Administrativa, Campus Universitário.

O Curso de Gestão Cultural, a nível de especialização, é uma reinvindicação antiga de todo o Território Litoral Sul.

SERVIÇO:

O QUÊ? Curso de Especialização em Gestão Cultural.

INSCRIÇÕES: De 8 a 18 de setembro, das 8h00 às 16h00 horas, Protocolo Geral da UESC – Térreo do Pavilhão Adonias Filho, Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16 – Salobrinho, Ilhéus-Bahia.

INÍCIO DO CURSO: 02 de outubro de 2015, às 19h00.

QUANTO: Gratuito.


VAGAS DISPONÍVEIS: 40.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AGITAÇÃO CULTURAL: EDITAL DE DINAMIZAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Governador Rui Costa e o Secretário de Cultura Jorge Portugal


Serão investidos R$ 15 milhões com recursos do Fundo de Cultura da Bahia

Apoiar propostas de dinamização cultural em espaços públicos e privados é o objetivo do Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, que foi lançado nesta terça-feira (01), no Palácio Rio Branco, em evento que contou com a participação do governador Rui Costa, do secretário de Cultura Jorge Portugal, de autoridades e da comunidade cultural. O investimento será de R$ 15 milhões, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e contemplará ações de qualquer segmento cultural que aconteçam com frequência mínima de uma vez por mês, em um período de três a seis meses, sendo o teto de apoio por proposta de R$ 150 mil. Os projetos devem ser realizados de janeiro a julho de 2016. As inscrições contemplam pessoas físicas e jurídicas e podem ser feitas de 02 a 30 de setembro, pelos sites www.cultura.ba.gov.br e http://siic.cultura.ba.gov.br/

“A grande riqueza da Bahia é a sua gente, a sua cultura. Somos referência no país inteiro. Nós temos que dar espaço às artes e culturas, como forma de combater a violência e de gerar empregos e transformação social. Elas são alimento da alma e vetor de desenvolvimento econômico”, ressaltou o governador Rui Costa durante o evento, que contou com apresentação do cantor e compositor Raimundo Sodré, cujo CD Os Girassóis de Van Gogh teve apoio financeiro do Fundo de Cultura.

O conceito ampliado de espaço cultural e o investimento elevado do mecanismo de fomento na Bahia, comparado ao de outros estados, foram destaques na apresentação do secretário Jorge Portugal. “Nossa prioridade, este ano, foi pagar os valores de editais anteriores que estavam em aberto, e isso foi feito. Mas estávamos determinados a celebrar os dez anos Fundo de Cultura com novidades. Por isso, resolvemos ampliar o Edital de Dinamização de Espaços Culturais, com esse novo formato e investimento maior”, afirma Jorge Portugal.

As propostas podem ser realizadas em espaços culturais convencionais – como um teatro, um museu, um arquivo público ou biblioteca – e também em espaços que funcionam ou possuem possibilidades reais para funcionar como centros e elos de difusão, fruição, formação e produção de conteúdos artístico-culturais, com ambientes capazes de abrigar ações culturais abertas à população, como shows, espetáculos, exposições, exibições audiovisuais, realização de oficinas, dinâmicas sócio-educativas de conteúdo cultural e outras atividades afins. Dessa forma, uma praça, um salão paroquial, um terreiro ou uma aldeia também poderão ser incluídos.

“A ideia é envolver todos os elos da cadeia produtiva da cultura. Através dessa circulação, queremos atingir os 27 territórios de identidade do Estado e, inclusive, fazer circular muito do que ajudamos a produzir através do Fundo ao longo dos últimos anos”, explica o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões. Um dos objetivos da seleção é contribuir para manter a vivacidade cultural e incentivar a utilização mais intensa dos espaços culturais do estado, em especial os gerenciados pela própria Secretaria. O investimento é dez vezes superior ao destinado ao edital Dinamização de Espaços Culturais do ano passado, fonte de inspiração para a proposta que incorporou um novo conceito de espaço cultural e novas formas de ocupação. “Os editais setoriais temáticos retornam em 2016”, informa o superintendente.

Parcela Única - As propostas do Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais envolvem iniciativas de baixo, médio e alto orçamento. Para que as produções disponham de lastro financeiro que garanta a ocupação dos espaços, o pagamento será feito em parcela única, após a assinatura do Termo de Acordo e Compromisso (TAC).

A SecultBA irá monitorar a execução das ações pactuadas e será gerada uma programação artística e cultural que merecerá todo o suporte de comunicação e divulgação em todas as regiões do Estado, estimulando o acesso e a fruição. A seleção buscará contemplar propostas nos 27 territórios de identidade. Caso não haja propostas inscritas ou pré-selecionadas suficientes para seguir esta regra, serão priorizadas as propostas melhor avaliadas, independentemente de território.

Culturas Populares e Incentivo a Ações Municipais - Além do edital Dinamização em Espaços Culturais, a SecultBA prepara dois outros importantes: de Premiação para Culturas Populares, voltado para mestres, grupos e entidades das culturas tradicionais e de Incentivo a Ações Municipais. Ambos ainda serão submetidos à Procuradoria Geral do Estado.

Mobilidade Artístico Cultural: inscrições até 07/09
As inscrições para a segunda seleção do edital Mobilidade Artístico Cultural 2015 estão abertas até o dia 07 de setembro. O edital recebe propostas de iniciativas de residência, de formação, de intercâmbio e de difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior. O certame oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. As atividades propostas devem acontecer entre fevereiro e abril de 2016, e as inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação via Correios. No total, serão duas seleções em 2015, com o investimento de R$ 500 mil, via Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia e tem como mantenedoras as empresas Oi e Coelba. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais do Fundo de Cultura da Bahia
Período de inscrições: 02/09 a 30/09
Investimento: R$ 15 milhões, sendo teto de R$ 150 mil por proposta
Todos os segmentos culturais
Onde: Espaços culturais nos 27 territórios de identidade da Bahia
Informações e inscrições: www.cultura.ba.gov.br e http://siic.cultura.ba.gov.br/

01/09/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com


PREFEITO VAI ASSINAR ORDEM DE SERVIÇO PARA DAR CONTINUIDADE AO CEU DAS ARTES


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA PARA A TEIA 2016


Representantes dos Pontos de Cultura da Bahia e demais agentes culturais interessados podem contribuir com sugestões para a construção do III Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia – TEIA BAHIA 2016, participando da consulta pública que estará aberta de 20 de agosto a 03 de setembro. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).


A consulta pública sobre a TEIA BAHIA 2016 busca estimular a participação dos Pontos e Pontões de Cultura da Bahia, além dos 52 Pontinhos de Cultura e demais instituições culturais interessadas, no planejamento da programação do próximo evento, previsto para ser realizado em maio de 2016. O Superintendente de Territorialização da Cultura, Sandro Magalhães, ressaltou a importância da participação popular. “A Secretaria de Cultura valoriza os instrumentos de participação popular e constantemente abre canais como esse. A consulta pública para a TEIA é uma forma de contar com a colaboração dos gestores nesse momento de construção do maior evento da rede de Pontos de Cultura da Bahia”, afirmou.

TEIA BAHIA – A SecultBA, em articulação com a Comissão Estadual de Pontos de Cultura da Bahia, realiza a TEIA BAHIA, com o objetivo de reunir Pontos de Cultura da Bahia conveniados com o Estado e com o Ministério da Cultura (MinC). O evento é um espaço de diálogo para a Rede de Pontos de Cultura que visa agrupar representantes dessas entidades, criando a oportunidade de troca de contatos, além de ser uma oportunidade de atualização sobre os rumos e desafios mais recentes do Programa Cultura Viva. São realizados fóruns, mesas temáticas e oficinas que oferecem a possibilidade de ampliar a qualificação para atuar no campo da Cultura. A TEIA BAHIA já teve duas edições – em 2009 e em 2014 – e é o maior e mais importante encontro de Pontos e Pontões de Cultura do estado, onde são eleitos os delegados e definidas as propostas a serem levadas para a TEIA Nacional.


SEGUNDA PARCELA DO PROGRAMA MAIS CULTURA NA ESCOLA PODE SAIR EM SETEMBRO


Após entramos em contato com a Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura sobre o repasse da 2a. parcela do Programa Mais Cultura na Escola, recebemos o seguinte comunicado:


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), ainda está iniciando o repasse de recursos às escolas que aderiram aos programas do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador - Proemi, para então realizar o pagamento às escolas de programas como o Mais Cultura nas Escolas.

A perspectiva é que o pagamento da 2ª parcela seja realizado ainda no mês de setembro. Todos os esforços têm sido empenhados pelo Ministério da Cultura no sentido de que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Estamos realizando rodas de conversa nos estados onde estão constituídos Comitês Territoriais de Educação Integral, no intuito de realizar uma avaliação formativa com apoio das secretarias de Educação municipais e estaduais e já estamos construindo as bases para reabertura do programa.

Entendemos que o atraso no repasse dos recursos constituiu ônus a todos os envolvidos no processo, estudantes, iniciativas culturais parceiras, escolas e seus gestores, e nos colocamos à disposição para dirimir dúvidas e intermediar diálogos entre gestores e iniciativas culturais.

Acreditamos no potencial da relação entre Cultura e Educação e reconhecemos o espaço da escola pública como fundamental para se formar a cidadania do amanhã, por meio da sensibilização que apenas a Arte e a Cultura são capazes de proporcionar. O Mais Cultura nas Escolas está em sua primeira edição e estamos trabalhando para que o programa seja consolidado e ampliado a partir do novo acordo de cooperação entre MinC/MEC,no último dia 21 de agosto.

Agradecemos por fazer parte, juntamente com as outras 5 mil escolas e 5 mil iniciativas culturais de todo país, desta importante política intersetorial.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer situações.

Atenciosamente.

Programa Mais Cultura nas Escolas
Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura
Secretaria de Educação e Formação Artística Cultural (em estruturação)
Ministério da Cultura



domingo, 30 de agosto de 2015

ESTÃO ABERTAS ATÉ 13 DE SETEMBRO INSCRIÇÕES PARA A FEIRA DO LIVRO DE GUADALAJARA

Ministério da Cultura (MinC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) abrem edital para levar 20 pessoas à Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, de 28 de novembro a 6 de dezembro. 

As inscrições para a seleção do MinC estão abertas desde o dia 14 de agosto e serão aceitas até  13 de setembro, no sistema SalicWeb. O resultado deve ser divulgado em outubro. Fruto de uma parceria entre a Apex Brasil e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao MinC, o edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários.

Cada selecionado receberá do Ministério da Cultura o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem. O edital tem valor total de R$ 196.575,00. 

Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital virão a Brasília para uma capacitação, que contará com representantes do MinC, da Apex-Brasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Essa etapa é obrigatória a todos os selecionados pelo edital.

Segundo o coordenador-geral de Promoção e Difusão da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), Renato Flit, o edital do MinC é uma grande chance para o mercado literário brasileiro se expandir internacionalmente. "É muito importante que os setores se mobilizem para participar. Temos como prioridade o aproveitamento destas feiras e eventos para consolidarmos uma participação sólida do Brasil com delegações qualificadas e integradas".

De acordo os organizadores da feira, o público total da edição de 2014 foi de cerca de 765 mil pessoas. Estiveram presentes mais de 20 mil profissionais e quase 2 mil editoras. Desde 2012, a FIL realiza anualmente atividades dedicadas à literatura brasileira no âmbito do programa "Destinação Brasil", com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério das Relações Exteriores, da Apex Brasil e da Câmara Brasileira do Livro.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura