terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

CASAIS APAIXONADOS CURTEM FOLIA NO PELÔ EMBALADOS PELO CLIMA DO AMOR


O carnaval é a época do ano na qual, boa parte da população opta por curtir a folia com os amigos ou se envolver em novas conquistas amorosas. Mas muitos preferem a festa carnavalesca a dois e combinar até a fantasia.

   

Foto: Jasf Andrade | SecultBa

Embalados pelo clima do amor e da folia dos bloquinhos que invadiram as ruas dos Largos do Pelourinho, nesta segunda (12), o casal Cleverson e Analice Sales, juntos há cinco anos, declaram que é possível curtir o carnaval a dois. “Estar no carnaval com a minha esposa é maravilhoso. Não tem preço relembrar nossa história de amor, através das músicas e artistas que estiveram aqui presentes e que fizem parte da nossa história”, declarou Cleverson.

 

Em seu primeiro carnaval juntos, o casal Anderson Rocha, de 30 anos e Larissa Paiva, de 27, moradores de Caminho de Areia, curtiram a folia pelas ruas do Pelourinho, que este ano enaltece o amor trazendo o mote #amôpelopelô. O casal curtiu animados a folia e relataram o quanto vale fazer a pessoa amada feliz no carnaval. “A folia já é uma das alegrias da Bahia e curtir o carnaval casado é uma forma de demonstrar cuidado e amor”, relatou Anderson. Larissa declara a emoção de estar aqui com o amado. “Para mim, o Pelourinho é sinônimo de diversão e ao lado do meu amor é mais prazeroso ainda”, derrete.


 


Foto: Jasf Andrade | SecultBa


Para mostrar que o amor de carnaval vale para todas as idades, o casal de idosos Neilza Lopes, 60 anos e o marido Valdemiro Santana, 72, curtem juntos o Carnaval do Pelourinho, há 16 anos. Para Neilza estar em mais um carnaval no Pelourinho é reviver histórias de muitos carnavais que passaram em união. “Somos casados há 13 anos e o Pelourinho foi para nós um sinônimo de amor e diversão. Já vivemos muitos carnavais e hoje, estamos aqui pelo amor, pela tranquilidade e pelo ambiente familiar que esse lugar nos transmite”, declarou.

 

Carnaval Amô Pelo Pelô 2024 - Todo dia é tempo de demonstrar o #AmôPeloPelô. Mas no Carnaval esse movimento se intensifica e o Governo da Bahia investe para fazer das ruas, ladeiras, vielas e largos verdadeiros palcos de expressão da nossa cultura. No Pelourinho, a folia é  animada, diversa e democrática que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover, nos palcos, grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, RAP, Pagode/Pagotrap, pop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis.

 

Carnaval da Cultura – Comemorar, enaltecer e fortalecer os Blocos Afro em seus 50 anos de existência, contados a partir do nascimento do Ilê Aiyê, o pioneiro, é garantir que a festa também seja um lugar para que negras e negros baianos contem as suas narrativas e façam parte da história do mundo. Por isso, o tema do Carnaval da Bahia em 2024 são os 50 anos de Blocos Afro - Nossa Energia é Ancestral. Em cada circuito, em cada sorriso, em cada bloco desfilando as belezas do povo preto, em cada brilho pelas ladeiras do Pelô. É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval e é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. O Carnaval da Cultura é promovido pelo Governo do Estado, "50 anos dos Blocos Afro - Carnaval da Bahia 2024 - Nossa Energia é Ancestral".


Fonte: Ascom/Secult/BA