sábado, 6 de junho de 2015

PALCO GRAPIÚNA, ALTERNATIVA DE SUCESSO

Cena do espetáculo "Teodorico Majestade", do Teatro Popular de Ilhéus

No início a ideia era apresentar os espetáculos da Cia Palco e do Teatro Total no Município de Buerarema, no Centro Cultural Jonas e Pilar. Depois, a proposta foi ganhando corpo e nós resolvemos ampliar para os Municípios de Itajuípe, Ilhéus, Uruçuca e Itabuna. E com isso, trouxemos o Teatro Popular de Ilhéus e o contador de histórias José Delmo. Por fim, quatro companhias, cinco espetáculos e cinco cidades já faziam parte de nossas metas. E o resultado foi surpreedente! Patrocinadores aderiram ao projeto que se fortaleceu e os espetáculos "Um ator em busca de um texto", de José Delmo; "Partida", de Pawlo Cidade; "Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito", de Romualdo Lisboa e "Sombras da Ouvidor" e "Virgens à Deriva", com direção de Mateus Saron percorreram a Tenda, em Ilhéus, o Casarão, em Itajuípe, o Centro Cultural Jonas e Pilar, em Buerarema, e o Teatro Zélia Lessa, em Itabuna. No percurso, o Município de Uruçuca acabou não aderindo ao projeto.

Cena do espetáculo "Partida", do Teatro Total, foto: Lígia Callaz

Até o momento já foram realizadas 25 apresentações teatrais, 5 performances e um público aproximado de 2.300 pessoas. Com isso, graças ao apoio cultural da TV Santa Cruz, das lojas Buriti, da Proex - Pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Cicon - Construtora e Incorporadora e das secretarias de cultura dos municípios contemplados, os espaços ganharam mais visibilidade e ainda estimulou o retorno do grupo de teatro A tribo, em Buerarema, que logo após a mostra, ficou em cartaz com a peça "Retalhos", com direção de Andinho. A produção do Palco Grapiúna é da Saron Produções Artísticas e da Comunidade Tia Marita, com direção de Mateus Saron e Pawlo Cidade, respectivamente.

O que até aqui falaram sobre o projeto e a programação:

"Os espaços alternativos viraram alternativas de espaço." 
Paulo Atto, Secretário de Cultura de Ilhéus.

"Partida é um banquete para os amantes da literatura, da arte."
Fátima Oliveira, professora de literatura de Itabuna e Ubaitaba

"Nossa, que delícia de peça! Quase morri de tanto rir."
Francisco Gomes, ator, falando sobre Teodorico Majestade.

"Pawlo Cidade, roteirista da peça, se utiliza da metalinguagem para abordar temas como o fazer artístico, a construção da loucura, o desconforto em estar em sociedade e o sofrimento sobre a dor e a delícia de ser o que é."
Lígia Callaz, jornalista de Buerarema, citando Partida.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

CIA TEATRAL PALCO APRESENTA ESPETÁCULOS NA CASA PRETA EM SALVADOR

Cena do espetáculo "Virgens à Deriva"

A Cia Teatral Palco, através da produção da Saron Produções Artística, irá apresentar o projeto Palco Grapiúna no Casa Preta, em Salvador nos dias 6 e 7 de junho. O projeto, que teve sua estreia no mês de janeiro e ficando em cartaz até fevereiro toda sexta e sábado no espaço Keka e Cia em Itabuna, fez tanto sucesso que acabou recebendo convites para se apresentar em outras cidades, foram elas, Serra Grande, Ilhéus, Buerarema, Itajuípe e Ubaitaba, além de mais uma apresentação em Itabuna. O projeto é composto por duas peças curtas, Sombras da Ouvidor e Virgens a Deriva e a interpretação do poema Atriz Lembrante, todos textos do dramaturgo Ruy Jobim Neto.

O projeto surgiu com a finalidade de oferecer aos atores uma oportunidade de realizarem uma temporada de um mês, tendo sequencia de trabalho, algo difícil na nossa região, além de ser uma boa opção para o público que busca algo diferente além dos mesmos shows que tem nessa época. O nome Grapiúna vem como forma de buscar no público a identificação e valorização dos artistas locais.


A ida do grupo a Salvador acontece em um momento importante da Cia Palco, pois nesses 9 anos construiu um público fiel aos seus espetáculos. “Ir para a capital é um desafio, pois seremos vistos por um público que não está acostumado aos nossos trabalhos, é como se estivéssemos começando a nossa caminhada. E esse desafio é essencial para nosso crescimento e amadurecimento. Mas esse caminho não é possível sem o apoio e patrocínio de empresas que acreditam e investem nos artistas locais. E todo e qualquer agradecimento ao nosso maior patrocinador, SEBRAE, será pouco. Nunca vi uma empresa na nossa cidade acreditar tanto em um projeto e ajudar da forma que eles estão fazendo. Isso é fruto de um reconhecimento de um trabalho sério que nós fazemos. Não podemos esquecer também dos nossos apoiadores SKB Estudio, Maria Fulo, Festa e Cia, Thoner Laser, Celeiro de Bamba Cordão de Ouro, Sky Braitt, Casa Iemanjá, Bazar da Pembas, Casa Iansã e Casa dos Pretos Velhos. A todos os nossos sinceros agradecimentos. E que essa parceria se estenda por muitos anos, e possamos levar nosso teatro aos quatro cantos,” disse Mateus Saron, produtor.

SECULTBA DISCUTE CIDADANIA E DIVERSIDADE CULTURAL EM DEBATE EM ENCONTRO


O ciclo de diálogos visa discutir temas relevantes para o desenvolvimento territorial da cultura no Estado da Bahia

Cidadania e Diversidade Cultural em Debate é tema do terceiro encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 08 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia.

O bate papo vai abordar aspectos do desenvolvimento cultural humano, com ênfase na valorização da diversidade cultural do estado e na promoção de uma política cultural democrática e cidadã, na qual a sociedade civil seja protagonista, baseados na valorização e promoção da diversidade artística e cultural baiana, através da participação social na execução, acompanhamento e avaliação das Políticas Culturais do estado. Esses são princípios garantidos na Lei Orgânica de Cultura da Bahia. A edição do Território em Diálogos vai ser mediada pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães e discutido pela Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, Luísa Saad; pelo professor da UFBA e pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Beto Severino;  pelo gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense, Lula Dantas; e pelo Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), Alexandre Santini.

Próximo encontro do Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais -  Os encontros acontecem no Espaço Xisto Bahia, desde o dia 25 de maio e vai até 15 de junho de 2015 (semanalmente, às segundas-feiras). No dia 15 de junho o debate será sobre Territórios Culturais. A entrada é franca e os participantes recebem certificados.

Sobre os convidados:

Luísa Saad - Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a formação sócio-cultural do Brasil, abolicionismo, culturas negras e práticas afro-brasileiras. Tem sua vida pessoal e profissional permeada pela militância em defesa das minorias e inclusão das populações em situação de vulnerabilidade através de ações culturais. É professora do ensino médio e superior e atualmente está como Diretora de Cidadania Cultural da Sudecult/SecultBA.

Beto Severino - É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, e da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: audiovisual e identidades, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. Atua no campo da História da Cultura.

Lula Dantas - Gestor cultural, artesão, coordenador do Ponto de Cultura “Associação do Culto Afro Itabunense” e membro das comissões estadual e nacional de Pontos de Cultura e do GT Cultura Viva. Integrante do Colegiado do Território de Cidadania Litoral Sul/ Presidente da Câmara Temática de Cultura, membro do Fórum dos Agentes Gestores e Empreendedores Culturais do Litoral Sul da Bahia. Membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira/ CNPC, membro do Colegiado Setorial de Cultura afro-brasileira /CMPC/ Itabuna.

Alexandre Santini - Diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alexandre Santini é ator, diretor teatral e especialista em políticas públicas de Cultura.

Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Cidadania e Diversidade Cultural em Debate
Quando: 08 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.
Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador - BA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: sudecult@gmail.com
Realização: Sudecult/ SecultBA

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com

Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com

terça-feira, 2 de junho de 2015

PALCO GRAPIÚNA: LOTAÇÃO MÁXIMA NO TEATRO ZELIA LESSA


O projeto “Palco Grapiúna”, idealizado pelos produtores culturais Mateus Saron e Pawlo Cidade, esteve em cartaz no Teatro Zelia Lessa entre a última quinta-feira (28) e domingo (31), com a apresentação de cinco espetáculos teatrais produzidos por grupos da região Sul da Bahia. O projeto, segundo aponta Saron, tem como um dos seus principais objetivos a valorização de espaços alternativos de teatro. Antes de chegar em Itabuna, o projeto já tinha visitado cidades como Ilhéus, Ubaitaba, Buerarema e Itajuípe.

Em Itabuna, a realização do projeto contou com o patrocínio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Nas apresentações, o público assistiu as peças “Um ator em busca de um texto”, na quinta-feira; “Teodorico Majestade: As Últimas Horas de um Prefeito”, na sexta; e “Partida”, no sábado. No domingo, o projeto apresentou dois espetáculos: “Sombras da Ouvidor” e a hilariante comédia “Virgens à Deriva”. Todas as sessões contaram com sucesso de público.

O ator José Delmo, que esteve em cartaz na primeira noite do projeto com o espetáculo “Um ator em busca de um texto” disse que não conhece no decorrer de sua história profissional nenhum momento que não fosse de luta. Para ele, “a gente está vivendo um momento histórico cultural muito difícil, tanto aqui, como em Ilhéus, como na região. A mídia como um todo acaba por massacrar a sociedade com produtos que, em geral, não traduzem e não valorizam o trabalho do ator, principalmente o ator regional. Então, nesse aspecto, um projeto como o Palco Grapiúna chega justamente para nos ajudar a transformar a utopia em algo que não seja utopia, e sim, uma realidade. Esse é um projeto alternativo que veio na hora certa, estávamos quase que ‘ociosos’. Em Itabuna, temos o Centro de Cultura Adonias Filho fechado. Em Ilhéus, temos o Teatro Municipal fechado há três anos, a Casa dos Artistas fechada, então esse é um momento de nós criarmos coisas. E o Pawlo Cidade, junto com o Mateus Sarom criaram e nós estamos aí para abraçarmos uma iniciativa que só nos valoriza”.

Mateus Saron, um dos idealizadores, disse que o projeto deverá seguir, agora, para outros municípios como Ibicaraí e Ipiaú. Sobre a realização do mesmo em Itabuna, ele disse que esse projeto “tem uma proximidade muito grande com a cidade. O povo de Itabuna gosta de teatro, isso faz parte da alma das pessoas que vivem aqui. Para se ter uma ideia, a gente nem bem realizou essa primeira edição aqui na cidade e as pessoas já estão perguntando quando teremos a segunda”. Sobre o apoio da FICC, Saron disse que “esse apoio chegou no momento certo. É inegável que uma mostra desse tipo, com essa proposta é importante para o nosso povo. Então, a FICC, como representante do poder público local, chega para fazer acontecer o teatro no melhor dos seus aspectos, aliviando uma realidade que, para os atores, às vezes, é muito difícil, principalmente no que se refere à tentativa nossa de reunir vários grupos, vários atores, em torno de algo tão bacana que é a valorização dos espaços alternativos que ainda temos na cidade, como o Zelia Lessa”.

Saron disse ainda que, após visitar mais algumas cidades da região, o projeto deverá acontecer também na capital do estado e em cidades da Região Metropolitana de Salvador. Nas quatro noites em que esteve em cartaz em Itabuna, o projeto contou com um público de cerca de 400 pessoas (100 por noite). Cada espectador pagou um valor simbólico de R$5.
___
Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Assessoria de Comunicação (ASCOM).
Texto e Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza.

1º de junho de 2015.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

MAIS CULTURA NA ESCOLA: AINDA NÃO HÁ DATA OFICIAL PARA REPASSE DA SEGUNDA PARCELA


Devido ao modelo adotado pelo FNDE em 2014 em efetivar a liberação dos recursos do PDDE e ações agregadas em duas parcelas (Resolução FNDE nº 5 de 31 de março de 2014), diversos Programas foram afetados e estão na dependência da chegada dos recursos para a continuidade das ações.

Importante salientar que de acordo com a resolução do FNDE nº 4, de 31 de março de 2014, a qual dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), em seu § 2º, a liberação dos recursos financeiros para subsidiar o Programa Mais Cultura nas Escolas estará condicionada a existência de dotação orçamentária e disponibilidade financeira no ano do repasse.

Apesar de não haver uma data oficial para a liberação da segunda parcela dos recursos, informamos que no mês de maio de 2015, o FNDE iniciou este movimento, contemplando algumas ações agregadas do PDDE, entre as quais o Programa Mais Educação. Diante disso, a expectativa em relação ao pagamento da segunda parcela do Programa Mais Cultura nas Escolas é positiva.

Considerando a resolução FNDE nº 4, de 31 de março de 2014, o desenvolvimento do Programa Mais Cultura nas Escolas deverá ocorrer pelo período mínimo de seis meses letivos, ainda que não consecutivos.

Neste sentido, orientamos as escolas e comunidades que se encontram paralisadas em virtude da falta de recursos que, a partir do recebimento da segunda parcela, o cronograma seja readequado para a conclusão das ações previstas no Plano de Atividade Cultural.

Salientamos que quaisquer despesas à conta de programas e ações só podem ser realizadas com previsão de recursos na conta corrente específica, ou seja, qualquer programa ou ação só deve ser iniciado com previsão orçamentária e financeira.
Colocamo-nos a disposição para quaisquer situações.