sábado, 6 de junho de 2015

PALCO GRAPIÚNA, ALTERNATIVA DE SUCESSO

Cena do espetáculo "Teodorico Majestade", do Teatro Popular de Ilhéus

No início a ideia era apresentar os espetáculos da Cia Palco e do Teatro Total no Município de Buerarema, no Centro Cultural Jonas e Pilar. Depois, a proposta foi ganhando corpo e nós resolvemos ampliar para os Municípios de Itajuípe, Ilhéus, Uruçuca e Itabuna. E com isso, trouxemos o Teatro Popular de Ilhéus e o contador de histórias José Delmo. Por fim, quatro companhias, cinco espetáculos e cinco cidades já faziam parte de nossas metas. E o resultado foi surpreedente! Patrocinadores aderiram ao projeto que se fortaleceu e os espetáculos "Um ator em busca de um texto", de José Delmo; "Partida", de Pawlo Cidade; "Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito", de Romualdo Lisboa e "Sombras da Ouvidor" e "Virgens à Deriva", com direção de Mateus Saron percorreram a Tenda, em Ilhéus, o Casarão, em Itajuípe, o Centro Cultural Jonas e Pilar, em Buerarema, e o Teatro Zélia Lessa, em Itabuna. No percurso, o Município de Uruçuca acabou não aderindo ao projeto.

Cena do espetáculo "Partida", do Teatro Total, foto: Lígia Callaz

Até o momento já foram realizadas 25 apresentações teatrais, 5 performances e um público aproximado de 2.300 pessoas. Com isso, graças ao apoio cultural da TV Santa Cruz, das lojas Buriti, da Proex - Pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Cicon - Construtora e Incorporadora e das secretarias de cultura dos municípios contemplados, os espaços ganharam mais visibilidade e ainda estimulou o retorno do grupo de teatro A tribo, em Buerarema, que logo após a mostra, ficou em cartaz com a peça "Retalhos", com direção de Andinho. A produção do Palco Grapiúna é da Saron Produções Artísticas e da Comunidade Tia Marita, com direção de Mateus Saron e Pawlo Cidade, respectivamente.

O que até aqui falaram sobre o projeto e a programação:

"Os espaços alternativos viraram alternativas de espaço." 
Paulo Atto, Secretário de Cultura de Ilhéus.

"Partida é um banquete para os amantes da literatura, da arte."
Fátima Oliveira, professora de literatura de Itabuna e Ubaitaba

"Nossa, que delícia de peça! Quase morri de tanto rir."
Francisco Gomes, ator, falando sobre Teodorico Majestade.

"Pawlo Cidade, roteirista da peça, se utiliza da metalinguagem para abordar temas como o fazer artístico, a construção da loucura, o desconforto em estar em sociedade e o sofrimento sobre a dor e a delícia de ser o que é."
Lígia Callaz, jornalista de Buerarema, citando Partida.

Nenhum comentário: