sexta-feira, 13 de maio de 2016

COMUNICADO OFICIAL


NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA

Reduzir o Ministério da Cultura à condição de Secretaria nos dá a dimensão exata da compreensão de cultura que tem o novo – e provisório – comando do Brasil.

O MinC, nos últimos 13 anos, liderou a formulação e realização de políticas culturais com base na democratização, no respeito à diversidade e na ampliação do conceito de cultura. Através da participação social e do diálogo estabelecido, foi possível desenvolver políticas culturais que marcaram uma nova atenção para as culturas populares:  as afro-brasileiras, as indígenas, as de gênero,  e orientações sexuais, das periferias, audiovisuais, digitais etc.

Ações como o programa – hoje lei – Cultura Viva ganhou imensa visibilidade nacional e internacional, com um trabalho dedicado à cidadania cultural, consolidando a cultura como fundamental para o desenvolvimento social, incorporando comunidades até então desassistidas pelo Estado Brasileiro.

Ao estimular a institucionalidade e a organização do campo da cultura, o MinC tornou possível que as políticas culturais se transformassem em políticas de Estado através de dois importantes instrumentos: o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Sistema Nacional de Cultura (SNC), que estabelece uma perspectiva federativa, pactuando União, Estado e Municípios e que, após intensa participação social, foram transformados em Leis e definem as diretrizes e ações da Cultura no País pelos próximos 10 anos, enfrentando a insistente descontinuidade nas políticas.

A SecultBa entende que a fusão do MinC com qualquer outra pasta é um retrocesso à autonomia conquistada em 1985 e pode fragilizar as políticas em andamento e voltar a reduzir a Cultura a ação acessória, num país onde as políticas culturais já são reconhecidas pela sociedade como fundamentais para o desenvolvimento simbólico, econômico e social.

O Ministério da Cultura foi criado em 1985, pelo Decreto 91.144 de 15 de março daquele ano. Reconhecia-se, assim, a autonomia e a importância desta área fundamental, até então tratada em conjunto com a educação.

A diversidade cultural, além de ser elemento fundamental na construção da própria identidade do País, é, cada vez mais, um setor de grande destaque na economia, como fonte de geração crescente de empregos e renda.

A Cultura Brasileira cabe e ainda sobra na estrutura de um Ministério; e não em uma mera e exígua Secretaria! 


13/05/2016

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Telefone: (71) 3103-3442

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Exposição de painéis gigantes sobre a cidade de Salvador e campanha #MusEuVou marcam a abertura da 14ª Semana de Museus



A exposição "Museus: Paisagens Culturais", composta por 11 painéis gigantes impermeabilizados que retratam o crescimento urbano da cidade de Salvador, principalmente no final do século XIX, abre a 14ª Semana de Museus em Salvador. O evento marca ainda o lançamento da campanha #MUSEUVOU e conta com a apresentação ‘Afoxé Agogôs de Lata’, da Orquestra Museofônica e Emília Biancardi. 

A realização é da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Diretoria de Museus (DIMUS). Estes painéis (média de 3 X 2 metros) foram retirados do livro '50 anos de urbanização - Salvador da Bahia no Século XIX', resultado do projeto de pesquisa de Consuelo Novais 'Serviços Urbanos e Movimentos Sociais na Bahia; 1846-1900', vencedor da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, promovido pela Odebrecht. As fotografias foram doadas pela construtora ao Museu de Arte da Bahia (MAB. A pesquisa foca nas transformações ocorridas na cidade de Salvador com o surgimento dos primeiros serviços de transportes coletivos, abastecimento de água, saneamento e iluminação. 

"A 14ª edição da Semana e Museus traz como tema ‘paisagem cultural’, que abrange tanto a paisagem natural quanto a construída pelo homem, ou seja, suas intervenções arquitetônicas-urbanísticas. Por esta razão estarão expostas, no Passeio Público, algumas imagens da antiga Salvador para que o público possa conhecer, apreciar e, ao mesmo tempo refletir acerca das mudanças ocorridas no centro da cidade, ao longo dos anos A exposição é gratuita e terá caráter permanente no Passeio Público que já é considerado um 'museu a céu aberto'. Esperamos uma intensa visitação", diz a diretora de Museus do IPAC, Ana Liberato.

Campanha #MUSEUVOU

Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Estes são os objetivos da campanha “#MUSEUVOU - #MUSEUCUIDO” que será lançada pelo Governo do Estado, via Secult/BA//IPAC, em parceria com Secretaria de Comunicação (SECOM) e criação da agência Objectiva. 

Dentre as peças criadas estão spot para rádio, cartaz, praguinha, folheto, fundo de palco, galhardete, banners para internet e redes sociais, veiculação de banners em sites parceiros do Google, Facebook e Instagram através de anúncios e postagens patrocinadas. Além disso, conta com Elemídia (monitores), mobiliário urbano e instalação de flâmulas com os motes da campanha em todos os museus participantes da Semana de Museus. Os visitantes vão ter à disposição molduras customizadas para tirar fotos.