quarta-feira, 11 de maio de 2016

Exposição de painéis gigantes sobre a cidade de Salvador e campanha #MusEuVou marcam a abertura da 14ª Semana de Museus



A exposição "Museus: Paisagens Culturais", composta por 11 painéis gigantes impermeabilizados que retratam o crescimento urbano da cidade de Salvador, principalmente no final do século XIX, abre a 14ª Semana de Museus em Salvador. O evento marca ainda o lançamento da campanha #MUSEUVOU e conta com a apresentação ‘Afoxé Agogôs de Lata’, da Orquestra Museofônica e Emília Biancardi. 

A realização é da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Diretoria de Museus (DIMUS). Estes painéis (média de 3 X 2 metros) foram retirados do livro '50 anos de urbanização - Salvador da Bahia no Século XIX', resultado do projeto de pesquisa de Consuelo Novais 'Serviços Urbanos e Movimentos Sociais na Bahia; 1846-1900', vencedor da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, promovido pela Odebrecht. As fotografias foram doadas pela construtora ao Museu de Arte da Bahia (MAB. A pesquisa foca nas transformações ocorridas na cidade de Salvador com o surgimento dos primeiros serviços de transportes coletivos, abastecimento de água, saneamento e iluminação. 

"A 14ª edição da Semana e Museus traz como tema ‘paisagem cultural’, que abrange tanto a paisagem natural quanto a construída pelo homem, ou seja, suas intervenções arquitetônicas-urbanísticas. Por esta razão estarão expostas, no Passeio Público, algumas imagens da antiga Salvador para que o público possa conhecer, apreciar e, ao mesmo tempo refletir acerca das mudanças ocorridas no centro da cidade, ao longo dos anos A exposição é gratuita e terá caráter permanente no Passeio Público que já é considerado um 'museu a céu aberto'. Esperamos uma intensa visitação", diz a diretora de Museus do IPAC, Ana Liberato.

Campanha #MUSEUVOU

Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Estes são os objetivos da campanha “#MUSEUVOU - #MUSEUCUIDO” que será lançada pelo Governo do Estado, via Secult/BA//IPAC, em parceria com Secretaria de Comunicação (SECOM) e criação da agência Objectiva. 

Dentre as peças criadas estão spot para rádio, cartaz, praguinha, folheto, fundo de palco, galhardete, banners para internet e redes sociais, veiculação de banners em sites parceiros do Google, Facebook e Instagram através de anúncios e postagens patrocinadas. Além disso, conta com Elemídia (monitores), mobiliário urbano e instalação de flâmulas com os motes da campanha em todos os museus participantes da Semana de Museus. Os visitantes vão ter à disposição molduras customizadas para tirar fotos. 

Nenhum comentário: