terça-feira, 31 de março de 2015

PALCO GRAPIÚNA CUMPRE PRIMEIRA ETAPA EM ILHÉUS COM PARTICIPAÇÃO DA SECULT/BA

Da esquerda para direita: Uilson Pedreira, Sandro Magalhães, Samuel Mattos, Paulo Atto e Romualdo Lisboa

O público prestigiou a primeira etapa do Projeto Palco Grapiúna, realizado no período de 26 a 29 de março, em Ilhéus. No primeiro dia, o debate "Teatro e Território - Fortalecendo os Espaços Alternativos" colocou na mesa Sandro Magalhães, superintendente de territorialização da cultura da SECULT; Samuel Mattos, representante da Proex - Pró-Reitoria de Extensão, na UESC; Romualdo Lisboa, diretor da Diretoria de Espaços Culturais, Uilson Pedreira da Diretoria de Territorialização da Cultura e Paulo Atto, secretário de cultura de Ilhéus. Entre os destaques da mesa está a confirmação de que o Centro de Cultura Adonias Filho será reaberto ainda este ano. "É prioridade do governador Rui Costa," afirmou o diretor da Diretoria de Espaços Culturais, Romualdo Lisboa.

A notícia de reabertura do Centro de Cultura deixou os produtores do Palco Grapiúna entusiasmados: "Afinal este é um dos nossos objetivos, chamar a atenção do fechamento do Centro de Cultura em Itabuna e do Teatro Municipal, em Ilhéus. Os espaços alternativos são, como disse o secretário de cultura, Paulo Atto, "alternativas de espaço"," salientou Mateus Saron, da Saron Produções Artísticas.

A atriz Mariana Rosa no poema "Saudade"

Já o diretor artístico da Comunidade Tia Marita, Pawlo Cidade, disse que os espaços de Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Ubaitaba terão mais visibilidade depois da mostra. "Graças ao apoio cultural da TV Santa Cruz, através do projeto Janelas para o Teatro e dos demais parceiros locais, a exemplo da Secretaria de Cultura de Itajuípe, secretaria de Assistência Social, em Uruçuca; Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em Ubaitaba; Secretaria de Cultura de Ilhéus e Secretaria de Cultura de Buerarema e do apoio da Proex - Pró-reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Santa Cruz, das lojas Buriti e da CICON Construtora e Incorporadora."

PARTIDA

Na sexta-feira, dia 28 de março, a mostra abriu com o espetáculo PARTIDA, com dramaturgia e direção de Pawlo Cidade; dia 29 de março foi a vez da performance de Mariana Rosa, com o poema "Saudade", seguido dos espetáculos "Sombras da Ouvidor" e "Virgens à Deriva". O primeiro com direção coletiva e supervisão de Mateus Saron e o segundo de Murilo Pitombo.

 SOMBRAS DA OUVIDOR

VIRGENS À DERIVA

No domingo, foi a vez do poeta e contador de histórias, José Delmo, levar ao palco o espetáculo "Um ator em busca de um texto." O decano do teatro grapiúna mostrou toda a sua experiência e interpretação num texto curioso e engraçado. E por fim, na segunda sessão da noite, os intrépidos atores do Teatro Popular de Ilhéus apresentaram mais uma vez o premiado "Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito", com direção de Romualdo Lisboa.

UM ATOR EM BUSCA DE UM TEXTO 

TEODORICO MAJESTADE

Longe de ser uma mostra competitiva, o projeto traz ao Território uma discussão sobre o fortalecimento dos espaços alternativos que estão ao longo dos últimos anos se configurando como espaços de troca de experiências e opção alternativa dos principais Municípios do Sul da Bahia. 

Agora será a vez da cidade de Buerarema, de 09 a 12 de abril, no Centro de Cultura Jonas e Pilar.  

domingo, 29 de março de 2015

TERMINA ESTA SEMANA CONSULTA PÚBLICA PARA AS METAS DO PLANO ESTADUAL DE CULTURA


Termina no próximo dia 31 de março o prazo para a sociedade participar da consulta pública sobre Metas do Plano Estadual de Cultura, uma excelente oportunidade de todos enviarem contribuições com análises e sugestões. O Plano foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia e, logo depois, uma comissão designada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) elaborou as metas que devem ser alcançadas nos 10 anos de vigência do Plano.

A consulta pública apresenta a versão preliminar de 20 metas do Plano Estadual de Cultura. Elas definem o foco de atuação das políticas de longo prazo e possibilita que sejam combinadas com políticas de prazos curtos e médios de cada gestão de governo, viabilizando o seu alcance. Entre as metas estão, por exemplo, a consolidação do Sistema estadual com 100% dos planos setoriais e territoriais elaborados e implantados, sistemas municipais implantados em 60% dos municípios baianos, além de avanços no Sistema Estadual de Fomento e Financiamento à Cultura. Os interessados em contribuir podem discordar integralmente ou em parte e também sugerir novas metas.

A elaboração das metas está prevista na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2011) e parte de suas normativas para pensar em soluções, estratégias e objetivos específicos de cada área, a longo prazo.

Plano Estadual de Cultura – As prioridades estabelecidas no Plano são fruto das conferências estaduais de cultura promovidas entre os anos de 2005 e 2011 e de outros encontros, como reuniões com os membros do Conselho Estadual de Cultura e a comissão da rede de Pontos de Cultura da Bahia. O Plano contempla as mais diversas áreas e grupos culturais. As informações do documento estão divididas da seguinte forma: Diagnóstico cultural, que busca fornecer subsídios para definir ações prioritárias; Princípios e objetivos que devem orientar o Plano, de acordo com Lei Orgânica da Cultura da Bahia; e Diretrizes, estratégias e ações, que deverão ser executadas ao longo de 10 anos.

Acesse:




Fonte: ASCOM/SECULT