sábado, 17 de abril de 2010

COMUNIDADE TIA MARITA VAI FAZER CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Vídeo da Campanha da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais

Em parceria com o Núcleo da Mulher e o Ministério do Turismo, a Comunidade Tia Marita irá realizar uma campanha para difundir ainda mais o DISQUE 100. Pawlo Cidade que irá conceber e dirigir o texto que será interpretado pela Trupe de Circo Explosão do Riso Alegria Brasil e alguns atores do Teatro Total explica que a montagem terá características de um pocket show circense, cujo pano de fundo será a massificação do número 100, canal legal de denúncias sobre a Exploração Sexual Infantil. O pocket deverá estreiar no início de Maio. As apresentações serão feitas em vários bairros da cidade e possivelmente deverá ser incorporado ao Projeto Caravana Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus.

PROJETO EU FAÇO CULTURA APORTA EM ILHÉUS

Rita Lee fará show de encerramento do Projeto

Numa parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus, o Projeto EU FAÇO CULTURA dos funcionários da CAIXA estarão em Ilhéus no período de 03 a 06 de maio de 2010.

Este é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) entra no terceiro ano e volta a percorrer o Brasil a partir de março. Mais de 30 cidades receberão as atividades do projeto que vai levar oficinas gratuitas de música percussiva e produção musical e grandes shows para as comunidades dos quatro cantos do país.

Nos dois primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 160 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto.

O Eu Faço Cultura (EFC) é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE) que, por meio do MCPC, mobiliza, desde 2006, os empregados da instituição. Os colaboradores, empregados ativos e inativos, se tornaram um dos maiores financiadores da cultura no país ao destinar parte do IRPF devido para a Lei Rouanet (8313/1991). A união dos empregados da CAIXA arrecadou, no fim de 2008, mais de R$ 2,3 milhões que serão investidos na execução do projeto ao longo deste ano.


O Eu Faço Cultura apresenta em Ilhéus a semana cultural. Nos dias 3, 4 e 5 de maio acontecerá as oficinas de música percussiva gratuitas no Teatro Municipal de Ilhéus e no dia 6, a cantora Rita Lee e o grupo Marambaia agitam a cidade com shows imperdíveis no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes.


Maiores informações: 3634.8986, com Pawlo Cidade.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A ÚLTIMA ESTAÇÃO FAZ LEITURA DE ROTEIRO EM ILHÉUS

Atenção atores e atrizes de Ilhéus e região. A produção do filme "A Última Estação" que será rodado em Ilhéus estará fazendo uma leitura do roteiro dia 19/04 (segunda-feira), às 19:00 horas, na sede da Fundação Cultural de Ilhéus. E no dia 20/04 (terça-feira), haverá uma seleção de elenco. Quem tiver interessado é só comparecer.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA? PARTE 1


Face as atividades que estamos desenvolvendo com o Projeto Caravana Cultural, pela Fundação Cultural de Ilhéus, uma delas diz respeito a captação de recursos através de editais por meio dos projetos.
Afinal, o que é um projeto? Um projeto é um conjunto de AÇÕES interligadas e coordenadas para alcançar OBJETIVOS específicos em um certo PRAZO, dentro de LIMITES ORÇAMENTÁRIOS. Correto? Se, você tem um problema, você tem um projeto. Observe: O que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Quem será o beneficiado? Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará? Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada? Quanto tempo vai levar? O que você vai precisar para resolver seu problema? O que está faltando? Alguém pode te ajudar? Como? De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
Se conseguir responder a todos estes questionamentos, terá um escopo pronto de um projeto. Entretanto, não podemos esquecer que ao pensar num projeto devemos pensar também em democratização do acesso, acessibilidade, sustentabilidade e desconcentração.
Um projeto é antes de tudo um desafio. Nele você deverá ter a capacidade de dizer o que você quer, quem você quer atingir, ter argumento para convencer, mostrar que você tem estratégias, planejar, provar que os insumos condizem com os objetivos, as metas, o orçamento e que o financiador terá retorno. É preciso ainda: ECONOMIZAR PALAVRAS; Comunicar MUITO; EMOCIONAR. E mais: ser original na atividade proposta, criar uma identidade para o projeto e propor interfaces.
E se eu disser que um PROBLEMA pode ser uma grande OPORTUNIDADE? E mais: que todo projeto nasce de um problema? Na próxima semana darei respostas a estes questionamentos e vocês verão que fazer um projeto pode não ser uma tarefa fácil mas é, sem dúvida, uma grande experiência.

domingo, 11 de abril de 2010

FUNCEB SOLICITA INDICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TEATRO PARA EDITAIS 2010


A Fundação Cultural do Estado da Bahia solicitou a Comunidade Tia Marita indicação de profissionais de teatro com reconhecida atuação no Teatro da Bahia para três editais que serão lançados ainda neste semestre.

Não foi fácil escolher, pois, ao contrário do que muitos pensam, Ilhéus e toda a região possui profissionais a altura de Salvador para escolher o Melhor do Teatro Baiano. Confira a lista dos indicados pela Comunidade Tia Marita em seus respectivos editais:



• Prêmio Manoel Lopes Pontes - Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro

1) Eva Lima Machado
2) Justino Vianna
3) Aldo Bastos

• Prêmio João Augusto – Apoio a projetos de criação e desenvolvimento de textos dramatúrgicos para escritores e dramaturgos baianos

1) Pawlo Cidade
2) Gustavo Felicíssimo
3) Antonio Naud Júnior


• Prêmio Grupos Artísticos – Apoio a projetos de trabalho continuado de pesquisa e produção artística

1) Silvestre Guedes
2) Romualdo Lisboa
3) Letto Nicolau


Alguns destes nomes podem ser os próximos avaliadores dos projetos a serem apresentados nestes editais. Obrigado a Diretoria de Teatro da FUNCEB pelo crédito.