sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CONTINUAR E AVANÇAR

Ministra Ana Buarque de Hollanda

Longe de mim ser um adivinho. Mesmo porque esta “arte” não cabe em meus princípios. Contudo, pelo andar da carruagem e dos eventos e conquistas que ocorreram em 2010, sobretudo na gestão do ex-ministro Juca Ferreira (até tentaram fazer um “fica Juca”, mas não deu certo) a cultura vai ganhar ainda mais fôlego neste ano. Seja na abrangência municipal, regional, estadual ou nacional. A começar pela implantação da PEC 150/2003 que determina que anualmente 2% do orçamento federal, 1,5% dos estados e 1% dos municípios, advindos de receitas resultantes de impostos, sejam aplicados diretamente em Cultura. Atualmente o Governo Federal investe entre 0,7% e 0,8% do Orçamento da União na área cultural.
Para o ex-ministro “este avanço se traduz na garantia crucial de recursos para a área, mas seu alcance é muito maior. Significa que, uma vez aprovados estes instrumentos, nós brasileiros enfim surgiremos como pessoas e nação que se cultivam, que abandonam definitivamente o complexo de vira-latas apontado por Nelson Rodrigues, para, enfim, assumir-se no mundo como seres afetos à cultura – a cultura que nos traduz, explica, alimenta e posiciona no mundo”.

Neste ano, Ilhéus terá pela primeira vez um Plano Municipal de Cultura, não uma proposta de ações e atividades, mas, um Plano que possa nortear o rumo de nossas propostas por cinco, seis, dez anos. Para isso, o Conselho Municipal de Cultura irá apresentar uma reforma da Lei que o ortogou, dando mais legitimidade, transparência e força. O Conselho é um elemento que nasce para somar. Com ele e por ele, as políticas públicas sempre apontam para caminhos certos.
Com a nova Lei do Conselho aprovada, o Plano construído e o Fundo Municipal de Cultura em pleno funcionamento, restará à Fundação Cultural de Ilhéus encaminhar para a Câmara a criação do Sistema Municipal de Cultura. Com o Sistema implantado, Ilhéus terá um dos mais sólidos programas de cultura do Estado da Bahia.
O Ministro mudou, mas os investimentos e os projetos que deram certo continuam. A nova ministra, Ana Buarque de Hollanda, em seu discurso de posse foi enfática ao afirmar que “continuar é avançar no processo construtivo. E quando queremos levar um processo adiante, a gente se vê na fascinante obrigação de dar passos novos e inovadores. Este será um dos nortes da nossa atuação no Ministério da Cultura: continuar – e avançar”. Se todos os gestores tivessem essa visão, certamente teríamos um Brasil muito melhor do que o que temos hoje.

Teremos mais eventos culturais – seria irônico dizer que não precisamos deles para fortalecer o plano de governo – mas também teremos, pela primeira vez, Editais de fomento e incentivo à criação artística no município e uma política enraizada numa vontade expressa na I Conferência Municipal de Cultura, em 2009. Estamos conquistando, paulatinamente, e não de assalto como desejam muitos, nossos Direitos Culturais. A Cultura está sendo vista pela ótica da cidadania. O direito de acesso à cultura pressupõe a garantia de que, além de produzir cultura, todo indivíduo deve ter acesso aos bens culturais produzidos por esta mesma sociedade. Trata-se da democratização dos bens culturais ao conjunto da população.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HOJE É DIA DO BOI EM URUCUTUCA


Seu Oreco ensinando às futuras gerações os passos e as rimas do Boi


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, (é o nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos) foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
É também nesta data que os grupos folclóricos saem pelas casas levando as bençãos do Menino Jesus que as recebem.

Em Ilhéus esta tradição ainda resiste ao tempo, liderado pelo Mestre da Cultura Popular, Seu Oreco, no arraial de Urucutuca. Ele e a turma do Bumba-meu-boi ou Boi de Reis, brigam pelo arraial e se apresentam no centro da cidade quando recebem apoio do governo local.