sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

“RENASCER” , NOVELA DO HORÁRIO NOBRE DA GLOBO, CAPTURA A ESSÊNCIA DE ILHÉUS EM CENAS EMOCIONANTES



Ponte Jorge Amado

Ilhéus ganhou os holofotes nesta quinta-feira ao ser cenário de momentos tocantes na novela “Renascer”, gerando comoção e um verdadeiro alvoroço nas redes sociais. A trama, que acompanha a história de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca), levou os telespectadores a um passeio inesquecível pelos pontos mais emblemáticos de Ilhéus, despertando nostalgia, orgulho e a curiosidade de muitos.

As cenas, gravadas em locais icônicos como a ponte Jorge Amado, o bar Vesúvio, a casa de Jorge Amado, e a Baía do Pontal, não só exibiram a beleza natural e o rico patrimônio cultural de Ilhéus, mas também fortaleceram a conexão dos ilheenses com suas raízes. O pôr do sol na Ponte Jorge Amado, em particular, foi um espetáculo à parte, recebendo elogios efusivos dos espectadores e transformando-se em um dos assuntos mais comentados nas plataformas digitais.

Comentários emocionados como “Ilhéus tão lindinha na TV ”, “Como é lindo ver a beleza da minha terrinha Ilhéus abrilhantando o horário nobre na TV #Renascer” e “urgente: preciso conhecer Ilhéus” inundaram as redes sociais, refletindo o impacto positivo da representação da cidade na novela. A admiração pelo cenário escolhido e a qualidade da produção levaram muitos a expressar seu desejo de visitar Ilhéus e explorar pessoalmente suas belezas.

Além da repercussão nas redes, a trama de “Renascer” se aprofunda nas dinâmicas familiares e nos desafios enfrentados pelos personagens principais. A decisão de José Inocêncio de viajar para Ilhéus, na tentativa de superar a perda de sua esposa, e a determinação de Mariana em acompanhá-lo, adicionam camadas de complexidade à história, culminando em momentos de cumplicidade e novas descobertas.

O episódio em Ilhéus se destaca não apenas pela paisagem, mas também pelo desenvolvimento dos personagens e pela maneira como a novela aborda temas universais de amor, perda e redescoberta. A decisão de Mariana de desafiar as expectativas e insistir em permanecer ao lado de José Inocêncio revela sua força e determinação, enquanto oferece ao público uma visão mais íntima dos laços que os unem.

“Renascer” e suas cenas em Ilhéus provam, mais uma vez, que a cidade é um tesouro nacional, capaz de inspirar artistas, encantar visitantes e orgulhar seus habitantes. A novela, ao captar a essência de Ilhéus, não só enriquece sua narrativa, mas também promove a cidade como um destino de rara beleza e história rica, reafirmando seu lugar especial no coração dos brasileiros.

Matéria reproduzida do site Ilhéus Eventos

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

LEI PAULO GUSTAVO/ILHÉUS: FAZEDORES DE CULTURA TÊM ATÉ DIA 19 DE FEVEREIRO PARA ENTREGAR DOCUMENTOS



Nesta quarta-feira (7) foi publicada a Portaria n.º 06, com a divulgação dos 155 proponentes que serão contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo, enquadrados no Edital 04, que abrange todas as demais áreas que não audiovisual – os resultados definitivos destes serão divulgados ainda em fevereiro. 

De acordo com o Edital, os proponentes precisarão entregar a documentação na Secretaria de Cultura, em até cinco dias úteis, a partir de hoje, quinta-feira (08). A documentação deve ser entregue na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado, no horário de atendimento (das 09 às 14 horas), até o dia 19 de fevereiro (devido ao feriado de carnaval, a Secretaria de Cultura não funcionará nos dias 12, 13 e 4 de fevereiro). 

Este edital compreende projetos de dança, teatro, circo, artesanato, capoeira, entre outros. Foram contemplados 155 fazedores de cultura, que, a partir desta fase, já se habilitarão a receber os recursos. 

Segundo o coordenador da comissão e secretário do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Lessa, seriam aproximadamente 300 mil reais de recursos, destinados ao enriquecimento da cena cultural do município. Lessa ainda reforça a importância desta fase, “é essencial que os fazedores de cultura fiquem atentos ao prazo estipulado na Portaria. São cinco dias úteis e, o não cumprimento elimina o proponente”, disse.

Serviço:

- Entrega de documentação dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Edital 04, que não compreende audiovisual 

- Prazo de entrega: de 08 a 19 de fevereiro (5 dias úteis a partir “do dia subsequente à publicação da portaria”, considerando o recesso de carnaval, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro)

- Local: Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado.

- Horário de atendimento: das 09 às 14 horas