sábado, 1 de junho de 2013

ILHÉUS E ITABUNA NO MESMO BARCO?

Ari Rodrigues*

Conforme matéria veiculada através da imprensa da prefeitura de Itabuna, o prefeito Claudivane Leite assinou o termo de adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura) no dia de 27 de Março, cuja data limite era 30 do mesmo mês. Uma boa notícias para artistas, produtores, agitadores culturais e para a comunidade que viu naquela ação proposta pela ACATE e pela AGRAL  durante o seminário que criou o Fórum de Cultura Itabunense em Dezembro de 2012, uma alternativa para alavancar a cultura da cidade. Só que na prática o sonho de ter recursos federais através do Fundo de Cultura, pode virar um pesadelo numa espera sem fim.

A verdadeira situação é a seguinte: o município de Itabuna entrou na pauta do MINC e está na condição de “Encaminhado para Assinatura/SAI”.  O que significa isso?  Significa que a união está cumprindo o seu papel na adesão, e após vários procedimentos, encaminhou o processo para que o Secretário de Articulação Institucional assine a NT (Nota Técnica) que seguirá os trâmites até a publicação no Diário Oficial da União. Agora é que vem o X da questão. E se a publicação saísse exatamente hoje dia 30 de junho, será que o município já teria providenciado a sua parte no acordo? Coisa simples! apenas uma “pequena” relação de procedimentos. Vamos a eles: Criar a coordenação do Sistema Municipal de Cultura, criar As Instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação, criar O Conselho Municipal de Política Cultural, A Conferência Municipal de Cultura, Os instrumentos de Gestão, O Plano Municipal de Cultura, O Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, só isso!

Para que todas essas ações sejam executadas, será preciso antes de tudo, criar as Câmaras Setoriais que elegerão os  16 representantes dos “artistas” (8 titulares e 8 suplentes) para formarem o Conselho Municipal de Política Cultural, que é justamente a parte interessada, pois com isso, não existirá mais aquela velha prática do presidente da Fundação assinar um cheque e destinar aos seus apadrinhados os recursos que seriam destinados ao fomento da arte e da cultura da cidade. Com a implantação do CMPC, o artista vai ter vez. Todo recurso da cultura do município só sairá através de edital. Precisamos  acabar o assistencialismo e a compra de consciência.

O Fórum de Cultura Itabunense (Única instância legítima implantada até agora) vai se reunir nos próximos dias, com representantes da SECULT para cobrar agilidade e transparência na parte do acordo de adesão, para que no decorrer do ano, as instâncias sejam implantadas e que pelo menos em 2014, os recursos fundo a fundo comecem a fluir normalmente, coisa que já deveria  estar acontecendo se o município tivesse participado (quando convocado) da primeira reunião do Fórum de Cultura que aconteceu no dia 6 de janeiro de 2013 e dali já sairia com certeza, indicações para os representantes das Câmaras setoriais, ajudando assim a implantar  o tão sonhado Sistema Municipal de Cultura.

*Ari Rodrigues é produtor cultural, presidente da ACATE, diretor do Fórum de Cultura Itabunense e ocupa a cadeira de n° 34 da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL


NOTA DO BLOG: Ilhéus não está em situação semelhante porque o CMC, PMC, FMC, ou seja, os principais instrumentos estão criados e regulamentados. Entretanto, a Secretaria de Cultura de Ilhéus ainda não encaminhou para a Câmara a Lei que cria o SMC - Sistema Municipal de Cultura. Sem ela, a cidade também não poderá receber recursos fundo a fundo este ano. E outro detalhe importante: Como a Fundação Cultural de Ilhéus foi extinta, por força de Lei, a Lei do FMC - Fundo Municipal de Cultura precisa ser alterada com urgência. O que vemos são as coisas sendo empurradas com a barriga. Vamos aguardar a III Conferência Municipal de Cultura.

terça-feira, 28 de maio de 2013

SÃO PEDRO NOS BAIRROS DE SERRA GRANDE


São Pedro, o padroeiro de Serra Grande resolveu abrir as portas dos bairros do distrito durante todos os sábados de Junho e mostrar o que a vila tem de melhor.

Serão 04 arraiás itinerantes com praça de alimentação de comidas típicas, concurso de quadrilhas, forró pé de serra e ainda um jegue caipira distribuindo licor!

A festança começa dia 1º de Junho no bairro rural “Gavião” e dia 08 segue para o Sargi, na beira da praia. Dia 15 é a vez do Bairro Novo, o bairro mais popular de Serra receber a festa e dia 22, São Pedro se despede na Rua do Campo na área central da vila.  

Já estão confirmadas as bandas Mel de Forró, Estampa do Forró, Zabumbahia, e Forró Quatro Estações.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Núcleo de Cultura de Serra Grande (Vila Aprendiz), Instituto Arapyaú e o Teatro Popular de Ilhéus que estão realizando o evento com o apoio do trade local, SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Uruçuca.

Na oportunidade será lançado ainda o projeto de reciclagem “Do São Pedro ao Verão não queremos lixo não”, coordenado pelo professor Zé Adolfo (NURIS – UESC), que tratará todo lixo produzido nas praças de alimentação durante os dias de evento.

Com a participação entusiasmada de toda comunidade o São Pedro nos Bairros de Serra Grande promete ser um dos melhores eventos juninos da região.