sábado, 26 de julho de 2014

ÚLTIMOS DIAS PARA INDICAÇÕES DE CANDIDATOS À COMENDA DO MÉRITO CULTURAL

Imagem ilustrativa

O prazo para indicações de órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais, nacionais ou estrangeiras a serem homenageadas com a Comenda do Mérito Cultural segue até o dia 31 deste mês. A distinção tem como objetivo homenagear personalidades que prestaram relevantes contribuições para a cultura da Bahia, e foi instituída pelo Governo da Estado através do decreto nº 14. 917, de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Para indicar seus candidatos, a sociedade – pessoas físicas ou jurídicas – devem preencher o formulário com dados e breve histórico do(a) indicado(a), disponível AQUI

Excepcionalmente, neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas, sendo dez em cada uma das três classes divididas em Júnior, Sênior e Póstuma. As comendas da primeira categoria destinam-se a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural. As da segunda contemplam nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana. As da classe póstuma deverão ser entregues aos sucessores diretos dos agraciados, sendo um reconhecimento da atuação em prol da cultura baiana de alguém já falecido. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das classes.

O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, explica que, da mesma forma que o Governo Federal dispõe da Ordem do Mérito Cultural para homenagear personalidades e instituições relevantes para o campo da cultura no Brasil, a Bahia passa agora a dispor da Comenda do Mérito Cultural. “No nosso estado, a escolha dos homenageados não será apenas realizada pelo poder público. A sociedade terá participação garantida na indicação das personalidades e instituições que construíram e promoveram a nossa Cultura”, afirma.

Os atos de concessão da Comenda do Mérito Cultural são administrados por uma Comissão formada pelo secretário Estadual de Cultura e mais 15 membros representantes das seguintes instituições: Associação Baiana de Imprensa, Academia de Ciências da Bahia, Academia de Letras da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia, Superintendência de Promoção Cultural da SecultBA, Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, um representante das universidades estaduais da Bahia e um representante das instituições federais de ensino superior da Bahia.

A entrega das insígnias e diplomas deve acontecer uma vez por ano em ato solene, preferencialmente na data simbólica do dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

VÁ EM PAZ, AMIGO!

“Arte pra mim não é produto de mercado. 
Podem me chamar de romântico. 
Arte pra mim é missão, vocação e festa.


Ariano Suassuna 
(João Pessoa, 16 de junho de 1927 — Recife, 23 de julho de 2014)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MOBILIZAÇÃO CULTURAL É O TEMA DO IMPROVISO, OXENTE! DE HOJE


A semana do projeto Improviso, Oxente! segue abordando assuntos relacionados ao tema geral “Mobilização Popular”. Na noite de hoje (23), as discussões serão entorno da “Mobilização Cultural”. Antecedendo os debates, às 18h30min será apresentado o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta. A iniciativa acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na Avenida Soares Lopes, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que emitirá certificados de participação. A entrada para o espetáculo e debate é gratuita.

O Improviso, Oxente! da noite de hoje recebe o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, e o diretor de territorialização da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães. A mediação ficará a cargo da professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves. Quem não puder comparecer ao espaço cultural, poderá acompanhar as discussões ao vivo pela internet, com transmissão realizada pelo Instituto Nossa Ilhéus, no blog www.teatropopulardeilheus.blogspot.com.

A estreia da atual edição do Improviso, Oxente! aconteceu ontem (22), com apresentação do musical Lendas da Lagoa Encantada e discussões acerca da “Mobilização Socioambiental”. Os debatedores foram Rui Rocha, do Instituto Floresta Viva, e Jorge Chiapetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com mediação do professor da USFB, Felipe de Paula.

Para Rui Rocha, a palavra sustentabilidade é muito sofisticada para falar de algo que é vivido no dia a dia. Em relação ao desenvolvimento econômico do Brasil, ele citou que o país saiu de uma economia agrária para viver uma industrialização forçada e tardia, no século XX. “O Brasil é visto mais como um território a ser explorado do que na perspectiva do seu povo. O limite do Brasil é a alma do brasileiro, que dá dimensão ao seu país”, afirmou.

O professor Jorge Chiapetti abriu sua fala dizendo que a esperança está na arte, sempre na vanguarda do pensamento e da expressão. Ele disse que o consumo e a acumulação são os dois pilares que sustentam o atual modelo de sociedade. “Estamos vivendo um período em que a informação tem um grande papel para manifestar as inquietudes e insatisfações da comunidade, inclusive ambientais”, declarou o convidado.

A ópera afro-rock do TPI, 1789, antecederá as discussões sobre “Mobilização Étnico-racial”, na quinta-feira (24). E a sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito encerra a sequência de espetáculos e debates do projeto Improviso, Oxente! na sexta-feira (25).    
           



terça-feira, 22 de julho de 2014

"DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE: TEATRO E TEATRALIDADE" REPETE O SUCESSO DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Sérgio Farias, palestrante.

As cidades de Valença, Itabuna e Porto Seguro foram cenário de discussões e proposições a cerca das políticas públicas para o Teatro da Bahia com foco na elaboração de projetos, nas montagens contemporâneas e suas mais diversas dramaturgias e na mobilização para as eleições do Colegiado Setorial de Teatro.

O seminário "Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade" é a segunda edição do debate que no ano passado reuniu mais de 35 grupos de teatro de norte a sul da Bahia, resultando numa carta aberta com 18 reivindicações. Estas, por sua vez, serviram também de base para a construção do Plano Setorial de Teatro do Estado. Financiado pela Fundação Cultural do Estado, através do Calendário das Artes, o projeto conseguiu agregar diretores, atores, atrizes, iluminados, sonoplastas, produtores culturais e dramaturgos em cada uma das cidades-sede do encontro.

Na opinião do diretor e coordenador do evento, Pawlo Cidade, "encontros e oficinas que visem o fortalecimento e o trabalho em rede na área teatral devem se repetir continuamente. Teatro e Teatralidade tem ousado na tentativa de desvelar caminhos e apontar possibilidades."

Em Valença, a produção ficou a cargo de Irene Dóris, com apoio do Centro Cultural Olívia Barradas, da Diretoria de Cultura e da representante territorial do Baixo Sul, Vanessa Fonseca; em Itabuna, a produção foi de Hans Muller, com suporte de Eva Lima e apoio do Teatro Zélia Lessa; da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e do representante territorial de Sul, Marivaldo Silva; por fim em Porto Seguro, onde a produção cultural ficou a responsabilidade de Rod Pereira e do Cia na Arte a Verdade, com apoio do Centro Cultural de Porto Seguro; da Prefeitura Municipal e da representante territorial da Costa do Descobrimento, Andréa Balmant.

Veja mais em www.dramaturgiaecontemporaneidade.blogspot.com ou no facebook: "Teatro e Teatralidade."

segunda-feira, 21 de julho de 2014

TEATRO E DEBATES GRATUITOS DE TERÇA A SEXTA NA TENDA


A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), com a apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) une espetáculos ao Improviso, Oxente!, para falar sobre “Mobilização Popular”. De terça a sexta-feira (22 a 25), haverá quatro peças e debates diferentes por noite, sempre a partir das 18h30min e com entrada franca. A estreia será com Lendas da Lagoa Encantada, (foto) musical da Cia. Boi da Cara Preta, seguida das discussões sobre “Mobilização Socioambiental”. Os convidados são Rui Rocha, do Instituto Floresta Viva, e Jorge Chiapetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, a nova edição do Improviso, Oxente! vem com a proposta de entender as manifestações populares que tomaram o país desde junho do ano passado.  “Queremos abordar as motivações, os vários modos de mobilização, o uso das redes sociais, a repressão, o vandalismo, além da reverberação em Ilhéus”, explicou. A UFSB ficará responsável pela coordenação pedagógica e emissão dos certificados de participação ao público.

Para falar sobre “Mobilização Cultural” na quarta-feira (23), estará em cartaz o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta e, na sequência, os debatedores são o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, e o diretor de territorialização da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães. A mediação fica a cargo da professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves.

A ópera afro-rock do TPI, 1789, antecederá as discussões sobre “Mobilização Étnico-racial”, na quinta-feira (24). Os convidados da noite são o representante da tribo Tupinambá de Olivença, Cláudio Magalhães, e do Assentamento Dom Helder, Moacir Pinho e Bernadete Ferreira. O sociólogo e professor da UFSB, Sandro Ferreira, será o mediador.

A sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito encerra a sequência de espetáculos e debates na sexta-feira (25). O tema da noite será “Mobilização Política”. Sob a mediação do professor Ramayana Vargens, os debatedores convidados são o cientista político e professor da UFSB, Márcio Carvalho, e o representante da sociedade civil, Mário Schneider.


Publicada portaria que nomeia os membros da comissão eleitoral para os conselheiros de cultura representantes dos setores culturais



Pawlo Cidade também será membro da comissão de eleição do CEC

Já está disponível no site do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA) e no da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) a íntegra da Portaria n° 209/14, que define quem são os membros que exercerá a coordenação geral do processo eleitoral dos setores culturais do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Publicada na edição de sábado (19) e domingo (20), do Diário Oficial do Estado, a portaria é assinada pelo secretário de Cultura Albino Rubim.

Presidida pelo diretor da Territorialização Cultural, Sandro Magalhães, a comissão eleitoral será formada por três representantes da SecultBA, um membro do Conselho Estadual de Cultura e um integrante dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. Todos terão seus respectivos suplentes.

Representando o Conselho Estadual de Cultura estarão os conselheiros Carlinhos Cor das Águas (titular) e Almandrade (suplente). Já a SecultBA será representada por Sandro Magalhães, o assessor de Relações Institucionais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Kuka Matos, e a assessora de Relações Institucionais da SecultBA, Jeane Costa. São seus suplentes, respectivamente, o coordenador de Articulação Institucional Uilson Silva Pedreira, o assistente de Fomento e Formação, Rafael Fontes e o diretor-geral da SecultBA, Thiago Pereira.

Como representantes dos Colegiados Setoriais das Artes, estarão o presidente do Colegiado Setorial de Teatro Pawlo Cidade e como suplente, o fotógrafo Emídio Bastos, membro do Colegiado Setorial das Artes Visuais. Pawlo Cidade é também futuro conselheiro de cultura representante do Território de Identidade do Litoral Sul.

ELEIÇÃO - Será feita uma convocação pública para que os interessados em participar como eleitores ou candidatos se cadastrem em um site que será criado especialmente para a eleição. Na sequência, haverá a validação dos cadastros e será divulgada a lista de pessoas aptas a votar e a se candidatar ao cargo de conselheiro.

Os novos conselheiros terão a missão de contribuir para o cumprimento dos objetivos da Política Estadual de Cultura e fortalecer o seu papel como órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura da Bahia. Entre suas obrigações, está acompanhar e avaliar o planejamento e a execução da política cultural do Estado, além de emitir parecer sobre programas culturais do Estado.


FONTE: Ascom/CEC-BA