segunda-feira, 21 de julho de 2014

TEATRO E DEBATES GRATUITOS DE TERÇA A SEXTA NA TENDA


A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), com a apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) une espetáculos ao Improviso, Oxente!, para falar sobre “Mobilização Popular”. De terça a sexta-feira (22 a 25), haverá quatro peças e debates diferentes por noite, sempre a partir das 18h30min e com entrada franca. A estreia será com Lendas da Lagoa Encantada, (foto) musical da Cia. Boi da Cara Preta, seguida das discussões sobre “Mobilização Socioambiental”. Os convidados são Rui Rocha, do Instituto Floresta Viva, e Jorge Chiapetti, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, a nova edição do Improviso, Oxente! vem com a proposta de entender as manifestações populares que tomaram o país desde junho do ano passado.  “Queremos abordar as motivações, os vários modos de mobilização, o uso das redes sociais, a repressão, o vandalismo, além da reverberação em Ilhéus”, explicou. A UFSB ficará responsável pela coordenação pedagógica e emissão dos certificados de participação ao público.

Para falar sobre “Mobilização Cultural” na quarta-feira (23), estará em cartaz o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta e, na sequência, os debatedores são o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, e o diretor de territorialização da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães. A mediação fica a cargo da professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves.

A ópera afro-rock do TPI, 1789, antecederá as discussões sobre “Mobilização Étnico-racial”, na quinta-feira (24). Os convidados da noite são o representante da tribo Tupinambá de Olivença, Cláudio Magalhães, e do Assentamento Dom Helder, Moacir Pinho e Bernadete Ferreira. O sociólogo e professor da UFSB, Sandro Ferreira, será o mediador.

A sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito encerra a sequência de espetáculos e debates na sexta-feira (25). O tema da noite será “Mobilização Política”. Sob a mediação do professor Ramayana Vargens, os debatedores convidados são o cientista político e professor da UFSB, Márcio Carvalho, e o representante da sociedade civil, Mário Schneider.


Nenhum comentário: