sexta-feira, 28 de março de 2014

PESQUISA SOBRE CONSUMO DE ARTE E CULTURA EM ILHÉUS REVELA QUE 15% DOS ENTREVISTADOS NÃO ASSISTEM PEÇAS DE TEATRO

Entre os dias 01 e 15 de março lançamos uma pesquisa para saber se o público consumidor de arte e cultura conhece de perto os artistas ilheenses e suas manifestações artísticas. Cem pessoas responderam nossa pesquisa. Obrigado a todos que participaram. O resultado irá contribuir para a indicação de novas ações culturais e para nossos futuros projetos.

Veja o resultado da pesquisa:


SIM - 94,95%
NÃO – 5,05%


43 respostas para Janete Lainha – 46%
19 respostas para Pawlo Cidade – 21%
16 respostas para Romualdo Lisboa – 18%
05 respostas para Chica de Cidra – 5%
Outros – 10%


REGULARMENTE....................................62,24%
QUASE NUNCA.......................................11,22%
DUAS VEZES POR ANO............................18,37%
NÃO VOU À SHOWS................................8,16%


1 – 11,34%
2 – 19,59%
3 – 6,19%
Mais de três – 56,70%
Nunca li um livro de um ilheense – 6,19%


Uma vez por mês – 21,88%
Duas vezes por mês – 11,46%
Uma por semestre – 28,13%
Uma vez por ano – 22,92%
Não assisto peças de Ilhéus – 15,63%


Qualidade – 45,65%
Conteúdo – 32,61%
Continuidade – 20,65%
Pontualidade – 1,09%


Criatividade – 67,01%
Qualidade – 14,43%
Resultado – 11,34%
A produção cultural ilheense não me atrai – 7,22%


SIM – 95,88%
NÃO – 4,12%


82 respostas, 18 ignoradas.
Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito - 16%
Outras - 84%

quinta-feira, 27 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO É COMEMORADO EM ITABUNA E EM ILHÉUS


HOJE é Dia Mundial do Teatro. E para comemorar esta data tão importante no movimento artístico grapiúna, as cidades de Ilhéus e Itabuna, através de grupos e coletivos de teatro realizam encontros para refletir o fazer teatral nestes Municípios. Em Itabuna, o Coletivo Gambiarra de Teatro em parceria com o Teatro Popular e Interculturalidade da Universidade Estadual de Santa Cruz promove o Multifacetada 2014 que conta com três dias de programação a partir de hoje (27), às 20:00 horas, na Ação Fraternal de Itabuna, com palestra de Pawlo Cidade – presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, sob o tema [RE(Des)]Construção do Fazer Teatral Grapiúna. Amanhã, (28), às 19 horas tem diversas oficinas de interpretação e no dia 29, com concentração a partir das 9:00 horas no Jardim do Ó, tenha a caminhada Multifacetada.
Em Ilhéus, a Secretaria de Cultura promove um encontro sobre teatro de grupo e dramaturgia com o diretor artístico do Oco Teatro Laboratório Luís Alonso Aude, hoje, às 18 horas. E no dia 29 a apresentação do espetáculo “Trançados de Memória de uma atriz-brincante,” uma aula-espetáculo com Flávia Gaudêncio, às 20 horas, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, com ingressos a preços populares de R$ 2,00.


NOTA DO BLOG: Pensamos que propostas como estas precisam ser articuladas para o fortalecimento da classe. Discutir o teatro de grupo e a dramaturgia grapiúna e baiana é uma necessidade que interessa a ambos os coletivos dos dois Municípios e de cidades circunvizinhas. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Itaú Cultural e SecultBA promovem Semana de Gestão e Políticas Culturais

Símbolo da Gestão Cultural criada por este blog

Encontro voltado para gestores públicos e produtores culturais reúne especialistas para analisar e debater o cenário cultural brasileiro e dialogar com a realidade da Bahia. Inscrições de 31 de março a 09 de abril
O Itaú Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove a Semana de Gestão e Políticas Culturais, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, entre os dias 12 a 16 de maio. Os encontros serão destinados a todos os profissionais que trabalham na área cultural e que têm atuação em gestão e produção, seja pública ou privada. Serão disponibilizadas 200 vagas gratuitas e as inscrições estarão abertas de 31 de março a 09 de abril. Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site www.cultura.ba.gov.br e devem apresentar uma carta que comprove sua atuação na área cultural.
Para esta 22ª edição da Semana foram convidados dez professores e gestores culturais do Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que irão ministrar aulas expositivas e apresentar experiências de gestão cultural, tanto no setor público quanto no privado. Durante o evento, serão abordados cinco pilares centrais do atual cenário cultural no Brasil: políticas culturais e participação; formação de público da cultura; planejamento e gestão cultural; o criativo e os novos arranjos produtivos na cultura; e cultura, direitos e institucionalidades.
Entre os convidados estão o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, além de nomes que foram escolhidos a partir da relação entre os temas propostos pela Semana e da cena cultural em Belo Horizonte, como: José Marcio Barros, Bernardo da Mata Machado, Isaura Botelho, Ana Paula do Val, Alexandre Barreto e Humberto Cunha. “Todos são especialistas na área e atuam em território nacional. Discutir a cultura em suas diversas etapas, do criativo às políticas culturais, passando pela formação de público, é um importante exercício para desenvolver o setor no país”, comenta Juliano Januzzi, coordenador do Centro de Arte Popular.

PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA - 12/04

POLÍTICAS E INDICADORES CULTURAIS