quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

QUE VENHA O FORTEATRO-SUL!


O Território de Identidade 5 - Litoral Sul, composto por 27 cidades, desde o final dos anos de 1980 tenta desenvolver atividades que gerem impactos socioeconômicos como alternativas à cacauicultura, que apresentou considerável declínio em virtude da praga conhecida como vassoura-de-bruxa. Nesse sentido, ao lado da indústria do turismo e da prestação de serviços como um todo, o Território vê na área de cultura uma possibilidade de desenvolvimento humano e também de geração de postos de trabalho.
Embora a Região seja berço de grandes expoentes da cultura brasileira, a exemplo de Jorge Amado, Adonias Filho, entre outros, além de abrigar rico imaginário cultural acerca dos coronéis de cacau, música e dança popular, etc., há no presente momento uma nítida carência de capacitação e profissionalização da cultura. Há também ausência de espaços adequados para apresentações artísticas e falta generalizada de investimento no campo cultural, de modo a criar melhores condições para o mercado artístico e estimulo da permanência dos artistas na sua própria região de origem.
Por assim considerar, entende-se que o intercâmbio entre grupos culturais do Território possa contribuir para uma necessária organização cultural regional, além de revelação de novos talentos. E o teatro, por sua vez, com sua vinculação à música e outras linguagens artísticas, é um veículo de expressão, discussão e denúncia dos problemas e fatos sociais, capaz de fomentar transformações no modo de pensar, agir e sentir de uma sociedade.
Portanto, a proponente: Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus, vê o Teatro como um elemento afim e propulsor de reconstrução da cidadania. O Teatro permite conhecer-se e conhecer o outro, condição indispensável para o trabalho em grupo de toda e qualquer atividade artística ou social.
A proposta do Formação em Teatro e Cidadania Território Litoral Sul da Bahia - Forteatro-Sul é uma ação de fomento à cultura nos municípios do Território. Visa ao fortalecimento dos grupos de teatro e suas intercessões com a música e outras artes existentes através de oficinas de formação para melhoria da qualidade artística, além de proporcionar amplo intercâmbio entre os diversos grupos.
Assim, a proposição parte do princípio de que toda a concepção cênica de cada oficina de interpretação nasce a partir da história do local em que o indivíduo está inserido e que com ela e por meio dela é possível refletir sobre os problemas que o cercam. E isso se constitui importante possibilidade de transformação de recursos culturais em produtos que contribuam para a realização humana e para a geração de postos de trabalho na Região.
Bem, com esta proposta vencemos o Edital Território Cultural e iremos trabalhar este projeto em 15 cidades do Litoral Sul. Parabéns, Letto Nicolau, Pawlo Cidade, Samuel, Romualdo Lisboa!