sábado, 27 de fevereiro de 2016

PROPOSTAS DE REVISÃO DAS 53 METAS DO PNC SÃO APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO DA CULTURA




As propostas de revisão das 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) apresentadas pelo Ministério da Cultura (MinC) registraram 91,8% de aprovação média na consulta pública realizada via internet. Aberta em 1º de julho de 2015 e encerrada no último dia 15, a plataforma digital da consulta contou com 4.625 visitantes e teve 20.329 visitas. 

Os usuários, que podiam votar em cada uma das 53 propostas de revisão ou de manutenção das metas, registraram, ao todo, 1956 votos, dos quais 1796 foram favoráveis ao texto proposto pelo MinC e 160 contrários. A plataforma ainda recebeu 306 comentários às 53 propostas.

Nenhuma das propostas obteve mais votos contrários do que favoráveis. A revisão da meta 37, que trata do percentual de governos estaduais e municipais que devem ter secretarias exclusivas de cultura, foi a que obteve menos apoio, mas ainda assim registrou 70% das manifestações favoráveis. 

Para o coordenador geral do PNC, João Pontes, a participação na consulta pública foi significativa, especialmente se considerado o caráter bastante técnico do tema. João Pontes também ressaltou que o intenso debate presencial realizado pelo MinC, tanto na elaboração do texto que foi à consulta, quanto no momento em a consulta estava em curso, resultou numa grande aceitação das propostas. "Nós fomos aos 26 dos 27 encontros estaduais e distrital de eleições do CNPC (Conselho Nacional de Políticas Culturais), bem como a todos os 17 encontros dos fóruns setoriais do conselho, dialogando com a comunidade cultural acerca deste processo revisional. Para nós, a participação foi significativa não só do ponto de vista quantitativo, mas também pelo qualitativo", opinou.
De acordo com João Pontes, passada a fase de consulta pública, o MinC irá apresentar um balanço do processo ao CNPC e ao Comitê Executivo do PNC que, de acordo com a Lei 12.343, é a instância responsável por deliberar sobre a revisão final do plano. Este comitê executivo será composto por membros indicados pelo Congresso Nacional, pelo MinC, pelo CNPC e por entidades representativas dos governos municipais e estaduais.

O Comitê Executivo do PNC definirá uma proposta de revisão e também a submeterá a consulta pública prevista para acontecer em setembro, afirma Pontes. Após a nova consulta, o comitê deliberará acerca da revisão final das metas do plano que, em seguida, serão publicadas por meio de Portaria ministerial. 

Vinicius Mansur
Assessoria de Comunicação
Minsitério da Cultura


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PROJETO SELECIONA ESPETÁCULOS INFANTO JUVENIS



Estão abertas as inscrições para grupos com trabalhos em teatro, dança, circo e música, voltados para o público infantojuvenil, para compor a mostra artística não competitiva do projeto Petiz - Festival de Arte para Infância e Juventude, que será realizada de 28 de maio e 05 de junho, em Salvador. O edital, de abrangência nacional, está disponível para consulta no site e as inscrições devem ser realizadas até 16 de março, mediante o preenchimento de formulário e exclusivamente por e-mail. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de espaços culturais.

O Petiz - Festival de Arte para Infância e Juventude tem como objetivo pautar a importância da educação do sensível para crianças e jovens, e está em consonância com as políticas nacionais para infância e juventude. Para isso, busca potencializar a fruição artística no encontro da criança com a obra, por meio da realização da mediação cultural e da divulgação da produção artística voltada para infância e juventude, prevendo atividades como seminários, workshops e feira de consumo consciente.

Os espaços da capital baiana que receberão os espetáculos do Festival são o Centro Cultural Alagados, situado no bairro do Uruguai, e Espaço Xisto Bahia, nos Barris. O projeto é uma idealização da REVEBERE, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga e arte-educadora e da produtora C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, ambas com  intensa atuação no cenário cultural baiano.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Serviço:
Edital para seleção de espetáculos infantojuvenis
Inscrições: Até 16 de março | 
www.festivalpetiz.com.br
Informações: Martina Argôlo (71) 99128 1864

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

70 OBRAS DE ARTE PARA MARCAR OLIMPÍADAS NO BRASIL



O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e em parceria com a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, lançou ontem (22) um edital para selecionar 70 projetos de obras de arte que marquem a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil este ano. O Edital Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 disponibilizará R$ 30 mil para artistas criarem monumentos, instalações, murais e outros tipos de artes visuais que possam ser instalados em locais públicos de grande circulação e visitação em cidades por onde passará a chama dos Jogos Rio 2016.

+ Infos: http://goo.gl/NwRm8q