sexta-feira, 23 de agosto de 2013

VAMOS AJUDAR A CONSTRUIR O PLANO ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA


Até o dia 30 de setembro deste ano, como forma democrática de construção das políticas culturais, a Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBA submete para consulta pública uma versão inicial do texto do Plano Estadual de Cultura do estado. A intenção é que a sociedade civil possa contribuir com a definição do texto final e legitimar o documento. O Plano define as prioridades que são consideradas como condutoras da política cultural do Estado em um prazo de dez anos (2013-2022). Nele são reunidas diretrizes, estratégias e ações que perpassam por diversas áreas e que podem proporcionar efeitos positivos em escala. O documento poderá ser acessado através do endereço: http://www.consultapec.cultura.ba.gov.br/

A consulta pública é uma forma de construção compartilhada de diretrizes de políticas públicas e legislações. Através dela, a sociedade civil e seus setores podem opinar sobre a proposta, indicar modificações, justificar sugestões, apreciar as contribuições de outros participantes, propor alterações conjuntamente, participando ativamente da política. Além disso, futuramente, poderão também atuar na execução e acompanhamento do Plano Estadual de Cultura.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CURSO DE TEATRO: A LEVEZA DO PALCO EM CENA


Semana que vem a gente começa mais uma oficina de Teatro em Ilhéus. A ideia é dividir os treze encontros que estão previstos em três momentos distintos. O primeiro momento, batizado de “Desvelamento” consiste na experiência criativa, no processo de descoberta e desvelamento. Regras e não-regras, possibilidades e impossibilidades, aprovação e desaprovação, técnicas, fisicalização. Este primeiro encontro tem como ponto de partida os jogos de improvisação, baseados no legado de Viola Spolin e de Augusto Boal.
O segundo momento eu chamo de “Corpo Poético” ou “A pedagogia da criação.” É o momento de compreender as linguagens do gesto. Neste encontro o aluno-ator compreende que o discurso é substituído por um gesto e que o corpo permite múltiplas expressões em todas as direções. A pantomima e a mímica de Jacques Lecoq fundamentam este encontro.
Por fim, o terceiro momento intitulado “Máscara e Pessoa.” A construção da personagem, a criação de um papel, é aqui o ponto de partida. O ator está nitidamente separado de sua personagem, é apenas seu executante e não sua encarnação a ponto de dissociar, em sua atuação, gesto e voz. Esta simbiose entre personagem e ator é que causa as maiores dificuldades na análise da personagem. Este terceiro encontro é fundamentado no sistema Stanislavski de teatro.
A proposta é direcionada a iniciantes e a atores e atrizes com experiência e idade mínima de treze anos. Todos os treze encontros propostos partirão de um esquete ou de um filme de curta duração previamente escolhido. As cenas estarão interligadas com os temas apresentados a cada semana. Os jogadores (alunos) discutirão o trabalho e farão exercícios que aprimorem suas habilidades de interpretação. Ao final da Oficina, o aluno estará apto a compreender o doloroso, porém, agradabilíssimo batismo da ribalta e saberá que o corpo se expressa em diferentes direções e linguagens.
O Curso começa no dia 27 de agosto, será sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas, na sede da Academia de Letras de Ilhéus. As inscrições podem ser feitas na própria Academia. Mais informações no blog: www.teatrototalilheus.blogspot.com


terça-feira, 20 de agosto de 2013

SECRETARIA DE CULTURA ADIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES DOS EDITAIS 2014




COMUNICADO EDITAIS 2014
 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia informa o adiamento da abertura de inscrições de projetos para os Editais Setoriais e Demanda Espontânea de 2014, prevista para hoje, terça-feira (20 de agosto) diante da necessidade de avaliação de adequação às medidas de contenção de despesas anunciadas pelo Governo do Estado nos últimos dias.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)
Ana Paula Vargas - 71 3103 3412 | 9983 5278

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTA SEMANA TEM...




OFICINA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DO CAU - CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO SEBRAE - ILHÉUS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia vai promover debates sobre empreendedorismo, sistema de informação do CAU e sobre o exercício da profissão.

AS INSCRIÇÕES PARA OS EDITAIS DO FUNDO DE CULTURA DA BAHIA


Estarão abertas inscrições para as seguintes categorias: Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Culturas Digitais, Culturas Populares, Culturas Identitárias, Dança, Economia Criativa, Formação e Qualificação em Cultura, Literatura, Museus, Música, Projetos Estratégicos em Cultura, Patrimônio Cultural, Publicação de Livros por Editoras Baianas, Arquitetura e Urbanismo, Teatro, Territórios Culturais, Restauro e Digitalização de Arquivos Dinamização de Espaços Culturais, além de um novo edital – Grupos Culturais – e da Demanda Espontânea, que tem como objetivo apoiar projetos que não se enquadrem em nenhum dos editais anteriores.
As inscrições poderão ser feitas através do portal:  siic.cultura.ba.gov.br.