sexta-feira, 26 de novembro de 2021

LIVROS PUBLICADOS POR EDITORAS INDEPENDENTES VENCEM O PRÊMIO SP DE LITERATURA



O Prêmio São Paulo de Literatura anunciou na manhã desta terça (23), os vencedores da sua 14ª edição. Depois de receber 281 inscrições, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado divulgou que o mineiro Edimilson de Almeida Pereira foi o escolhido na categoria Melhor Romance do Ano de 2020 com o livro Front (Nós). Já em Melhor Romance de Estreia do Ano de 2020, a vencedora foi a gaúcha Morgana Kretzmann, autora do livro Ao pó (Patuá). Cada ganhador receberá R$ 200 mil.

Poeta, ficcionista, ensaísta, professor e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras, Edimilson narra em Front, a trajetória de um homem nascido na miséria e que sobrevive do que encontra no lixo. Ele se constitui a partir dos escombros de uma cidade hostil e monta, peça por peça, o mosaico da sua subjetividade com os estilhaços de uma vivência de violência, abandono e desigualdade. Edimilson participa da 19ª edição da Flip o dia 28 de novembro, às 18h, na mesa "Folhas e verbos", que contará ainda com a participação de Véronique Tadjo e mediação de Joselia Aguiar.

Já a atriz, roteirista e produtora cultural Morgana Kretzmann, traz em Ao pó, a história de vingança de uma mulher que foi abusada sexualmente na infância e leva o leitor a refletir sobre as mais dramáticas experiências da condição humana.