quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ILHÉUS RECEBE EXPOSIÇÃO “ÍNDIOS NA JANELA” ENTRE OS DIAS 22 E 28

Um acervo composto por cerca de 200 peças artesanais entre arcos, colares, lanças e bordunas das tribos Pataxós, Xukuru Kariri, Maxakali e Krenak, e mais 20 quadros de faces indígenas chega a Ilhéus, terra dos índios Tupinambás. É a exposição Índios na Janela, que será aberta na Academia de Letras de Ilhéus na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h, com vernissage para os convidados conhecerem a proposta. A entrada é gratuita e aberta ao público, em especial, a estudantes do ensino fundamental, ensino médio, pesquisadores, historiadores e professores.
Tanto a coleção quanto os quadros buscam apresentar a cultura indígena como algo vivo e dinâmico, propiciando uma identificação positiva através das faces dos povos da floresta. As peças possuem valor inestimável e foram juntadas ao longo dos 25 anos em que o colecionador Silvan Barbosa Moreira, ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), teve contato e se dedicou ao trabalho com as mais variadas tribos indígenas brasileiras. Já as pinturas são de Gildásio Rodriguez, conhecido como “O Gil dos índios”, que começou a pintar a figura indígena em 1998, estudando a história dos irmãos Villas Boas, e que foi protagonista de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 e oferece ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, propiciando uma identificação positiva com as coletividades indígenas. Para o curador da exposição, Pawlo Cidade, "essa mostra aponta para um caminho no esforço de pensar os indígenas sob o ponto de partida da cultura, de uma janela que se abriu no passado, que continua aberta no presente e mantém-se escancarada pela dimensão contemporânea, permitindo um diálogo com muitas outras tradições culturais”.
O projeto prevê também uma palestra ministrada pelo colecionador Silvan Barbosa Moreira, com o tema “Minha Vida na Tribo” e uma apresentação do ritual Poranci, dos índios tupinambás, ao som dos maracás, que será realizada no mesmo local, dia 25, às 16h, com entrada franca.
A exposição Índios na Janela é uma realização da Comunidade Tia Marita e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. O projeto irá percorrer também as cidades de Porto Seguro – Terra dos Povos Pataxós – de 29/03 a 03/04, no Centro Cultural de Porto Seguro e, por fim, Salvador – Terra dos Povos Tapuias – de 19 a 24/04, no 1º pavimento do Palacete das Artes, na Graça. Acompanhe as informações na fanpage: www.facebook.com/Indiosnajanela

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


17/02/2016

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Telefone: (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 99983-5278 – adriana.jacob@cultura.ba.gov.br
Maria Luísa Gouveia - (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br


domingo, 14 de fevereiro de 2016

MinC APOIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA PÚBLICO INFANTO JUVENIL


Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros, foi selecionado no Edital Curta Criança 2013, da Secretaria do Audiovisual (Foto: Divulgação)

O Ministério da Cultura (MinC), na atual gestão, vem incentivando a realização de obras audiovisuais para o público infanto-juvenil. O objetivo é apresentar a crianças e jovens a cultura nacional, com estética e temática próprias, livre de estereótipos e preconceitos. 
 
Uma das ações nessa área é o edital Longa de Baixo Orçamento Infantil, lançado pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2. Com inscrições abertas até 13 de março, este é o primeiro edital de longas-metragens dedicado a esse público aberto pela SAv. A Secretaria já realizou seis edições de editais Curta-Criança e Curta Infanto-Juvenil.
 
O edital apoiará nove projetos de filmes de ficção, com conteúdo específico para crianças. O orçamento é do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e as inscrições devem ser feitas por meio do sistema online Salicweb.
 
Para a idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, as histórias das crianças brasileiras têm importância primordial para uma infância saudável, inclusiva e livre de preconceitos. Ela também reforça que, no sentido de formação de público, as crianças precisam ver filmes de qualidade feitos no País. 
 
"O lançamento deste Edital de Produção de Longa Metragem para o público infantil é uma conquista da sociedade e, especialmente, das crianças brasileiras", destaca. "É a certeza de que estamos trabalhando para um país mais justo e inclusivo também por meio da cultura", considera. 
 
Cinema na educação básica
 
Outra ação importante do Ministério da Cultura para a infância é o GT Cinema e Educação, criado para formular subsídios para a regulamentação da Lei nº 13.006/2014, que inclui o cinema nacional na grade curricular da educação básica, exigindo a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção nacional nas escolas. Se aprovada, a legislação possibilitaria uma nova relação do audiovisual brasileiro com a infância e a educação.
 
Segundo o secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, que integrou o grupo, as discussões abordaram experiências já implantadas e bem-sucedidas, além de iniciativas de estados e municípios que buscam um formato modelo para todo o País. O Grupo de Trabalho é apenas o começo da constituição dos primeiros subsídios da regulamentação da Lei, por isso, a meta daqui para frente é formar outras instâncias de consulta e de trabalho. 
 
Mostra Infantil
 
Hoje, no Brasil, há mostras e festivais voltados especificamente às crianças, como a já tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, que, em julho deste ano, realiza sua 15ª edição e está com inscrições abertas até 19 de março. Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros, resultante do Edital Curta Criança 2013, da Secretaria do Audiovisual (SAv), foi eleito o Melhor Filme da 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em junho de 2015.
 
Para a edição de 2016, que será realizada no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, de 2 a 10 de julho, o festival receberá, pela primeira vez, inscrições de outros países para a mostra competitiva. Poderão participar da seleção produções nacionais e estrangeiras de todos os gêneros e formatos de curta-metragem.
 
Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios: Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil, no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.
 
Além das mostras competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.
 
Secretaria do Audiovisual
Ministério da Cultura