sexta-feira, 30 de maio de 2014

ABERTAS A PARTIR DE 1º DE JUNHO INDICAÇÕES PARA COMENDA DO MÉRITO CULTURAL


Imagem meramente ilustrativa

De 1º de junho a 31 de julho a sociedade – pessoas físicas e jurídicas – poderá indicar candidaturas de personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais, nacionais ou estrangeiras que prestaram relevantes contribuições para a Cultura da Bahia, para receberam a Comenda do Mérito Cultural. Essa distinção foi instituída pelo Governo da Bahia através do decreto nº 14. 917 de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).  As indicações devem ser feitas mediante o preenchimento de formulário, que deve conter os dados e breve histórico do(a) indicado(a) e que está disponibilizado aqui (as respostas só serão validadas a partir de domingo, 01 de junho).

Excepcionalmente, neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas, sendo dez em cada uma das três classes divididas em Júnior, Sênior e Póstuma. As comendas da primeira categoria destinam-se a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural. As da segunda, contemplam nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana. As da classe póstuma deverão ser entregues aos sucessores diretos dos agraciados, sendo um reconhecimento da atuação em prol da cultura baiana de alguém já falecido. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das classes.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

SAI O RESULTADO DO CALENDÁRIO DAS ARTES


Saiu hoje, 29 de maio, o resultado do Calendário das Artes depois de uma espera de quase quarenta e cinco dias. Os grupos e produtores contemplados estão divididos pelos macroterritórios baianos. A lista de classificados pode ser conferida no Diário Oficial da Bahia (clique aqui) A Associação Comunidade Tia Marita teve seu projeto "Dramaturgia e Contemporaneidade - Teatro e Teatralidade" contemplado. Trata-se da segunda edição, em formato menor, do seminário Teatro e Teatralidade que ocorreu no ano passado, reunindo mais de trinta grupos de teatro e cinquenta cidades.

CLIQUE AQUI PARA VER OS SELECIONADOS ATRAVÉS DO SITE DA FUNCEB.

Para este ano o objetivo é discutir e polarizar a cena baiana contemperânea através de espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, o doutor Sérgio Coelho Borges Farias, da Escola de Teatro da UFBA e o dramaturgo Pawlo Cidade, presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia a ser realizado nas cidades de Valença, Itabuna e Porto Seguro nos dias 18, 19 e 20 de julho.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

COLEGIADO DE TEATRO DA BAHIA ABRE SUGESTÕES PARA O PLANO SETORIAL ESTADUAL DE TEATRO

Membros da diretoria do Colegiado Setorial de Teatro

O Colegiado Setorial de Teatro da Bahia apresenta o escopo do Plano Setorial Estadual de Teatro. Ainda falta construir os objetivos e as metas, mas, com as diretrizes apresentadas já temos um norte.

Assim sendo, antes de seguirmos adiante, queremos contar com a contribuição de todos neste e nos demais passos do plano. Enviem, o quanto antes, mais sugestões.

Para contribuir com as sugestões, disponibilizamos o link http://bit.ly/1jtJBtR com a minuta. Basta fazer o download colocando as sugestões e/ou observações em vermelho para fácil identificação e enviar para setorialdeteatrobahia@gmail.com

É fácil e participativo.

Fonte: Vejo Arte/Colegiado Setorial de Teatro da Bahia

terça-feira, 27 de maio de 2014

SECULT E FUNCEB JUNTAS VÃO RECEBER MAIS DE 5 MILHÕES DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), divulga resultado da fase de classificação do processo seletivo que tem como objetivos o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a contribuição com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). O edital foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 24 de março de 2014.

A Chamada Pública do Sistema Nacional de Cultura vai possibilitar o repasse de recursos via Fundo Nacional de Cultura para Estados que completaram todo o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura. 

Nesta primeira leva de recursos, serão contemplados, os Estados que assinaram a adesão e já cumpriram as próximas etapas pós-assinatura. O total de recursos disponibilizados será de R$30 milhões e serão distribuídos por meio de 3 eixos:

EIXO 01 – Promoção da Diversidade Cultural Brasileira.

Apoio a projetos de desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais e grupos de culturas populares. (Meta 6 do PNC)

EIXO 02 – Fomento à Produção e Circulação de Bens Culturais.

Apoio à produção e circulação de bens culturais. (Metas 22 e 24 do PNC)
Financiamento de projetos de montagem e de circulação de espetáculos, mostras e eventos.

EIXO 03 – Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais. 

Confira:

Texto: Ascom / MinC 


segunda-feira, 26 de maio de 2014

RETRATO FALADO DA SOCIEDADE DE ILHÉUS SERÁ LANÇADO NO VESÚVIO


O livro Vidas Cruzadas, de Waldeny Andrade, terá seu lançamento oficial no próximo dia 5 de junho no bar Vesúvio de Ilhéus. O autor fechou com Guido Paternostro (à esquerda na foto) a realização do evento no tradicional reduto da cidade, eternizado por Jorge Amado como cenário do romance de Nacib e Gabriela.

Se o Vesúvio é uma das faces mais visíveis da sociedade de Ilhéus, a obra Vidas Cruzadas é justamente o contrário: o seu lado oculto. Revela casos reais envolvendo frustrações amorosas, suicídios, sequestros, estupros, traições conjugais e até assassinatos por encomenda. E tem como palco Ilhéus – e, por extensão, Itabuna – entre os anos de 1957 e 1969, época que representa, segundo o autor, o “fim da era dos coronéis do cacau”.

Jornalista e radialista aposentado, Waldeny apresenta fatos históricos e ficção sobre dramas reais cobertos por ele nas duas principais cidades do sul da Bahia no início de sua carreira profissional. Segundo o autor, “O verniz da ficção tem o objetivo de ocultar nomes verdadeiros para preservar descendentes ainda vivos dos protagonistas”. Recheado de suspense, Vidas Cruzadas exibe fatos verdadeiros que, aparentemente isolados, se interligam em um final surpreendente para o leitor.

Premiado com oito troféus Imprensa do Cacau como melhor diretor de rádio e jornal do sul da Bahia, e também como melhor comentarista político da região, Waldeny Andrade disponibilizará e autografará seus livros na noite de quinta-feira, 5/6, no Vesúvio. Tudo a partir de 18h30.


Fotos:

Guido Paternostro (esq., bar Vesúvio) e Waldeny Andrade (autor).

Livro traz revelações surpreendentes sobre Ilhéus.


Contato – Waldeny Andrade: (73) 8885-3966 (Oi) / (73) 9981-3298 (Vivo)
Assessoria de Imprensa – Carlos Malluta: (73) 8877-7701 (Oi) / (73) 9133-4523 (Tim)

domingo, 25 de maio de 2014

O QUE É MAIS IMPORTANTE É A IDEIA OU O PROJETO?


É preciso ter uma ideia boa e um projeto realizável.

Cara, confesso que fui apertado sem ser abraçado. Se eu afirmar que é a ideia, significa que seu projeto pode ser uma porcaria, mas, se sua ideia é boa, então, seu projeto é aprovado. Por outro lado, se eu disser que sua ideia pode até ser ruim, porém, seu projeto é bom, então ele, sem nenhuma sombra de dúvida, será aprovado. 

Entretanto, não é bem assim que “a banda toca.” É preciso ter uma ideia boa e um projeto realizável. Ele pode ter uma ou duas falhas. Os objetivos específicos podem não dialogar em sua totalidade com as metas e estas com seu CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO. Todavia, se há coerência nos recursos apresentados, se a JUSTIFICATIVA convence e se o objetivo geral é bem claro e abrangente, bingo! É só esperar a assinatura do Termo de Acordo e Compromisso – TAC.

Peraí. Já tive projetos que atenderam a todos os pré-requisitos acima e mesmo assim não obteve aprovação. E aí? Bem, três – ou mais – possibilidades podem ter ocorrido. Entre elas: 
1. Os recursos não podiam contemplar todos os projetos. Neste caso, eles respondem: “No conjunto das propostas avaliadas, a proposta, em comparação com as demais, não obteve destaque, quer seja em decorrência da relação custo-benefício, quer seja na avaliação comparativa de mérito e qualidade artístico-cultural.” 
2. Sorte (?) e/ou 
3."A proposta apresenta insuficiência de informações, o que compromete a avaliação de mérito artístico-cultural e da exequibilidade do projeto.”

Fonte: "Como transformar a Cultura em um bom negócio", 
de Pawlo Cidade. Breve pela A5 Editora.