quinta-feira, 2 de novembro de 2017

SEMINÁRIO PROPÕE A RETOMADA DA REDE DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM CULTURA NA BAHIA



Dois dias de encontros, debates, interações e encaminhamentos movimentaram o auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. O Seminário de Formação e Qualificação em Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), reuniu em sua programação representantes de todas as universidades públicas federais e estaduais da Bahia, além de organizações sociais e instituições apoiadas pelo Fundo de Cultura que promovem trabalhos voltados para a qualificação.

“A formação e qualificação cultural são pontos essenciais para que a gente consiga consolidar um Sistema de Cultura, ou seja, uma organização da cultura na Bahia. Entendemos que o seminário conseguiu atingir os seus objetivos, promovendo o encontro entre as universidades e as instituições sociais, e a retomada da articulação da Rede de Formação em Cultura na Bahia. Além dos objetivos que a própria SecultBA coloca, como priorizar a formação para o desenvolvimento cultural de nosso estado”, avalia o superintendente de desenvolvimento territorial da cultura, Sandro Magalhães.

O último dia do seminário, nesta quarta-feira (01), teve início com a apresentação das experiências das universidades públicas da Bahia na formação de gestores culturais. As instituições de ensino tiveram a oportunidade de falar sobre os projetos desenvolvidos e em andamento dentro de suas estruturas organizacionais para o campo da formação cultural. Estiveram presentes os representantes Paulo Roberto Baqueiro, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Laura Bezerra, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Ernani Coelho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fernando José Oliveira, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Sérgio de Oliveira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESC), Isa Trigo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Iza Magno, da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB).

“As universidades precisam pensar o lugar da cultura dentro delas e, em articulação com a SecultBA, debater a importância da formação em cultura, de forma ampla, bem diversificada, buscando alternativas de como cobrir o estado da Bahia inteiro e evitar sombreamentos, pensando também em como potencializar aquilo que já fazemos”, declara Laura Bezerra, representante da UFRB no seminário, e que no ano de 2012, quando estava como assessora na SecultBA, foi uma das responsáveis pela criação da Rede de Formação em Cultura, sobre a qual ressalta a necessidade de ser retomada.

A programação da tarde foi reservada para debates, propostas e encaminhamentos. Além de ouvir as sugestões e considerações da sociedade civil e representantes de instituições presentes, a SecultBA apresentou três propostas a serem articuladas a partir do seminário: a retomada da Rede de Formação e Qualificação em Cultura, junto às universidades e instituições que atuam no campo; o fomento, com apoio da SecultBA, a encontros territoriais realizados pelas universidades, voltados para as instituições do campo da formação cultural, valorizando os arranjos locais; por fim, foi proposta a realização de um segundo Seminário de Formação e Qualificação em Cultura, com previsão para o mês de março do próximo ano, momento em que serão avaliados os arranjos desenvolvidos até então e será aberto o planejamento das ações da rede para o ano de 2018. O objetivo é que o próximo seminário seja capitaneado por uma das universidades públicas presentes no evento, e que aconteça no interior do estado.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442 / 3452
www.flickr.com/photos/secultba | www.twitter.com/SecultBA