quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

FESTIVAL DE CULTURA POPULAR TERÁ ARTISTAS DE VÁRIAS REGIÕES DA BAHIA



Durante os dias 26 e 28 de janeiro, o Festival de Cultura Popular de Ilhéus promoverá uma rica programação em quatro espaços - Teatro Municipal de Ilhéus, na Praça do Teatro, na Academia de Letras e no Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos - CASAR (Pontal). Serão oficinas e feiras de literatura de cordel, de xilogravura - com Luiz Natividade -, estandartes, além de apresentações de samba de roda, maculelê, bumba meu boi, terno de reis, danças indígenas, circo, feira de artesanato e seminário. O público vai, ainda, se emocionar com os shows de grandes artistas do nosso Nordeste, como Carlos Silva, Geruza Guedes, Teo Guedes e Domingos Santeiro. O encerramento ficará por conta do santamarense, Raimundo Sodré, que soltará a voz e a viola no palco do Teatro.

"O Festival foi pensado para fortalecer as culturas populares existentes no município de Ilhéus e região, além de divulgar essas manifestações. O evento vai, também, estimular a criação de políticas públicas para este setor, chamando atenção para a valorização da tradição e da história da nossa cidade", explica a presidente do CASAR, Mestra Janete Lainha. 

Durante os três dias, a programação será aberta para o público da cidade e região, e para os turistas que poderão conhecer ainda mais a cultura viva da cidade. Já para assistir ao show "Girassóis de Van Gogh", de Raimundo Sodré e convidados, no dia 28, às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Ponto de Cultura CASAR, no Teatro Municipal de Ilhéus e no Stand do Karioka, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O viajado cantor e compositor levará ao palco seu vasto repertório de chulas, sambas, baiões, aboios e outros ritmos que marcaram sua carreira, sem deixar de emocionar o público com o sucesso "A Massa", lançado no início dos anos 1980. 

O Festival de Cultura Popular de Ilhéus tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sendo parte da ação prioritária  Pontos de Cultura, do Programa Cultura Viva, iniciativa do Ministério da Cultura. Conta também com apoio do SEBRAE, da Prefeitura Municipal de Ilhéus, da Raça Produções e da Gabriela FM.

Conheça os convidados especiais

Raimundo Sodré - Autêntico mestre do samba-chula da Bahia, Raimundo Sodré apresenta o show “Os Girassóis de Van Gogh”, com repertório composto por composições do novo disco homônimo, produzido pelo maestro Gerson Silva e que busca resgatar e valorizar a cultura nordestina, sem dispensar o olhar para as influências africanas e, em certos aspectos, universais. Há mais de 40 anos divulgando a cultura baiana em todo mundo, com seu vasto repertório de chulas, sambas, baiões, aboios e outros ritmos que marcaram sua carreira, seu show vai levar o público a uma viagem musical entre novas composições e seus grandes sucessos, num movimento de retomada da posição que nunca deixou de ser sua: um dos grandes artistas de sua época. Após longa passagem pela França, Sodré se mantém jovem no exercício da arte. Fusão de caboclo com negro, de Recôncavo e Sertão, como definiu o santo-amarense, Roberto Mendes, o compositor Raimundo Sodré é uma expressão ímpar da Bahia.

Geruza Guedes - Cantora de Feira de Santana conhecida pela interpretação de compositores como Bule-Bule e dos cânticos cheios de beleza sobre o Nordeste de Luiz Gonzaga, Raimundo Sodré, Jorge Portugal, Roberto Mendes, João Sereno, Xico Bezerra. Em sua carreira solo se dedica a divulgar a cultura popular do sertão, cantando chulas, baião, xotes e sambas de roda.

Téo Guedes - Cantor compositor, violeiro forrozeiro sambador, baiano do distrito de Lajedo Alto município de Iaçu. Atual presidente da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, líder do grupo Sambadores de Lajedo. Participou de vários eventos do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o mestre Bule Bule, também nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal, mais precisamente na Cidade de Lisboa.

Carlos Silva - Expoente da cultura popular, traz em sua bagagem artística o dom musical onde a poesia cantada e falada, molda a sua sensibilidade em tons de rimas, colhidas no aprendizado do vivenciar sertânico do seu povo. Dono de uma voz possante, o músico expõe Brasil afora a sua identidade cultural difundindo a cultura nordestina em cidades como, São Paulo, Montes Claros, Brasília, Recife,São Mateus (ES) Paraíba (várias cidades) expondo, comercializando e declamando sua arte por meio de CDs e cordéis produzidos por ele. Atua também como produtor cultural promovendo eventos reunindo cantadores cordelistas e artistas teatrais.

Domingos Santeiro - Conhecido como um dos maiores escultores de arte sacra  do nordeste brasileiro, com trabalhos premiados na Bahia, Sergipe e Argentina. Poeta sergipano, escritor cordelista, santeiro, cantor, palestrante, possui um antiquário e um espaço cultural em São José, distrito de Maria Quitéria, Feira de Santana.

Luiz Natividade - Pintor desenhista Xilogravador com mais de 70 exposições nos seus 30 anos de xilogravura com mais de 1035 xilos. Realizará oficina de Xilogravura no Ponto de Cultura CASAR, dia 27.

Mestra Janete Lainha - Ilheense, cordelista, artista, psicopedagoga, atriz, empresária, diretora e produtora. Presidente do Ponto de Cultura Literatura de Cordel Para Todos - CASAR, está entre os Mestres e Mestras das Culturas Populares, declama e faz as xilogravuras e desenhos. Tem mais de 700 títulos de Literatura de Cordel publicadas que encantam pela sua poética, cujos textos literários têm ênfase na tradição das culturas populares baianas e define a construção da identidade feminina, versando sobre várias histórias sob uma ótica universal. Vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios também é, atualmente, membro do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus.


Programação completa

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PROJETO TEATRO JOVEM: QUATRO ANOS DE SUCESSO

O Projeto Teatro Jovem chegou a sua quarta edição em 2016, sempre trabalhando o teatro como meio de desenvolvimento pessoal e social. Graças ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Prefeitura Municipal de Ilhéus. Foi um trabalho que contou com a participação de vários profissionais e do grupo Teatro Total. Agora, iremos alçar novos voos e ampliar as atividades para atingir, não só os Centros de Referência e Assistência Social, mas também outras comunidades e bairros que necessitam de arte para se aproximar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Foram mais de 200 crianças atendidas, 5 centros de referência, 7 comunidades e 15 profissionais que deram apoio e dedicaram seu trabalho a este resultado.