sábado, 11 de fevereiro de 2012

PROTOCOLO DA ACADEMIA É ROMPIDO COM HUMOR INTELIGENTE DO BARÃO DE POPOF

Professor Arléo, ao centro e os escritores à esquerda. O da direita é Popof.
Na última sexta-feira, 10/02, Raimundo Kruschewsky - o Barão de Popof - roubou a cena ao apresentar o livro "Brados Retumbantes de uma vida: Trajetória de Pedro Jaime, o primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe". Seria uma cerimônia comum, com todas as características exigidas pela Academia de Letras se não fosse pela criatividade e maestria do "poeta dos versos que-brados." Se é assim que podemos chamar a jocosa e singular poesia do Barão.

A Academia ficou repleta
Os autores Guarani Valença de Araripe e Maria Helena Alencar ficaram emocionados, não só pelo fato de encontrarem velhos amigos e ex-alunos, mas pela forma como foi conduzido o lançamento do livro. Guarani é ilheense, formado em arquitetura, em 1962, pela UFBA; Maria Helena, cearense, viveu em Rio Branco, no Acre, e aposentou-se em Brasília, como funcionária federal. É claro que estas são apenas pequenas frases do vasto currículo de ambos. 

A cerimônia, bastante concorrida, que teve início às 19h30, durou pouco mais de uma hora e contou com a presença de diversas autoridades, escritores, acadêmicos, historiadores, professores, alunos e jornalistas. Este é o segundo lançamento de livro promovido pela Academia neste ano. O primeiro foi do escritor Geraldo Menezes Barbosa, "A Um Sopro do Infinito", no dia 03/02, que também cativou a plateia com uma oratória simples e profunda sobre a vida de Maria do Carmo, a profetisa do Ceará. 


Para o professor e historiador, Arléo Barbosa - que presidiu os dois eventos literários: "Este será o ano da literatura, para a Academia. Estes lançamentos são apenas a ponta do iceberg. Muito ainda estar por vir."


(Barão de Popof iniciando sua apresentação)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GRITO DE PAZ

EDITAL QUE ESTIMULA CONCORRÊNCIA DENTRO DE MACROTERRITÓRIOS DEVERÁ TER GRANDE NÚMERO DE INSCRIÇÕES


 
A FUNCEB lança um edital simples e de fácil acesso. Parabéns!

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Calendário das Artes, novo mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte no estado da Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes nos Macroterritórios do estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, o Calendário das Artes contempla as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas e é feito de forma calendarizada e territorializada. O certame abre inscrições para a 1ª Chamada da edição 2012 nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, com encerramento no dia 26 de março, recebendo propostas para serem iniciadas entre os dias 20 de maio e 31 de agosto deste ano. A minuta do Calendário das Artes, bem como seus anexos, está disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MinC abre inscrições de curso a distância para gestores públicos e representantes locais das PEC´s


A partir desta quarta-feira, 8/2, estarão abertas as inscrições para o curso a distância em Gestão de Equipamentos Públicos, destinado a capacitar os gestores públicos locais e representantes das comunidades beneficiadas pelas Praças dos Esportes e da Cultura. Desenvolvido em parceria com a FGV Online, o curso disponibilizará duas vagas para gestores públicos por município e duas vagas para representantes da comunidade por Praça e será uma importante etapa no processo da efetivação de parcerias públicas e privadas para auxiliar na gestão permanente das Praças. Os interessados têm até o dia até o dia 29/02 para se inscrever.

O curso será desenvolvido em três módulos que compreenderão: Gestão Compartilhada e Matricial, Gestão de Equipamentos Públicos e Captação de Recursos e Parcerias. Os módulos serão desenvolvidos a partir dos estudos de três casos que serão apresentados aos participantes pela internet. Todos os usuários poderão ter acesso ao material didático de apoio a ser utilizado no curso, porém as salas de discussões e as atividades específicas serão de acesso restrito aos inscritos. Como trabalho de conclusão, os participantes deverão apresentar uma revisão do Plano de Gestão inicialmente preenchido. Os melhores Planos de Gestão serão apresentados na segunda fase dos Seminários Regionais, que acontecerão no segundo semestre.

Para realizar as inscrições, os interessados deverão encaminhar oficio digitalizado para o e-maileadpracas@cultura.gov.br. O documento deve estar assinado pelo coordenador da Unidade Gestora Local (UGL) e conter informações como: nome completo, CPF, e-mail e telefone dos participantes da comunidade e dos gestores, , entre outras. O ofício também deverá conter e-mail e telefone do coordenador da UGL.


Para participar do curso, o município contemplado com a PEC precisa ter: Plano de Gestão preenchido e UGL formalizada junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os participantes deverão ter o ensino médio, mesmo que incompleto, os gestores deverão, preferencialmente, ser funcionários efetivos e pertencer ao setor que atuará na PEC. Já os representantes da comunidade deverão ser indicados pela própria comunidade e indicar o endereço da praça.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail:  


CAPITÃES DO MORRO EM PRÉ-PRODUÇÃO


A pré-produção do espetáculo Capitães do Morro, com direção e dramaturgia de Pawlo Cidade, está acelerada. Texto e espaço para ensaios estão quase definidos. Participarão da peça dezesseis atores. O cenário será concebido por Joferson Ferreira (Jó) e o figurino de Justino Vianna. A preparação vocal ficará sob a responsabilidade de Antonio Melo (Toninho) e a Preparação Corporal do contra-mestre de capoeira, Pizute; a luz ficará a cargo de Paulo Rosário (Teatro Municipal/ForteatroSul) e a produção de Viviane Siqueira ("Cangaço").

Os ensaios terão início no dia 28 de fevereiro e a estreia está prevista para 09 de junho, no Teatro Municipal de Ilhéus. No elenco principal estão confirmados Andréa Bandeira (a Maria Bonita de "Cangaço"), Romário Góes (Pai Véio de "Cangaço") e Rafael Alves (o João, de "As Aventuras de João e Maria")

A trama gira em torno de Binho, menino da Comunidade do Morro, local dominado pelo tráfico de drogas, que escolhe entrar no crime após ter a mãe assassinada. Ao dominar o lugar, se autodenomina "Capitão do Morro", e acaba caminhando para um final surpreendente.

O apoio financeiro é do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BRADOS RETUMBANTES DE UMA VIDA


A Academia de Letras de Ilhéus e os escritores Guarani Valença de Araripe e Maria Helena Alencar, convidam para o lançamento do  livro "BRADOS RETUMBANTES DE UMA VIDA, Trajetória de Pedro Jaime, o Primogênito de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe", que será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da Academia, à rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, Centro.

Todos estão convidados. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FORTEATRO-SUL ESTÁ VOLTANDO

Alunos do projeto piloto, em Ilhéus com professores

Nos próximos dias começa a produção da segunda etapa do Projeto Forteatro-Sul - Formação em Teatro e Cidadania no Litoral Sul da Bahia, vencedor do Edital Territórios Culturais, através do apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia.

Na primeira etapa, realizada entre os meses de junho e agosto de 2011, sete municípios (Ilhéus, Una, Buerarema, Arataca, Itapé, Camacan e Jussari), foram contemplados com as oficinas de Cenografia, Interpretação, Iluminação, Produção, Maquiagem e Música de Cena, durante três dias. Todas as oficinas ocorrem simultaneamente e no final há apresentações dos resultados.

Centenas de jovens e adolescentes já foram atendidos pelo projeto. No total, 17 cidades serão beneficiadas com o Forteatro-Sul.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

EDITAL ABERTO PARA PROJETOS EM HOMENAGEM À LUIZ GONZAGA

O edital que regulamenta o Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga foi publicado nesta quinta-feira (2/2) no Diário Oficial da União (seção 3, páginas 13 e 14). O concurso será desenvolvido pela Funarte e as inscrições estarão abertas até 19 de março.
Aos selecionados serão concedidos 20 prêmios com valores brutos variados, sendo 12 prêmios de R$ 35 mil; cinco prêmios de R$ 50 mil; e três prêmios de R$ 100 mil, totalizando R$ 970 mil.
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (produtores, músicos ou representantes de grupos musicais) e pessoas jurídicas (empresas ou instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural).

O concurso será realizado em duas etapas, que abrangem a triagem dos projetos inscritos e, em seguida, a avaliação das propostas habilitadas durante a triagem. A comissão de seleção será composta por cinco profissionais de larga experiência na área da música. Todos os projetos que receberem premiação terão de ser realizados até o mês de dezembro deste ano.
O objetivo do concurso é selecionar projetos de criação, produção e/ou difusão de obras, atividades ou produtos de cunho musical que homenageiem o músico e compositor Luiz Gonzaga (o “Rei do Baião”), no centenário de seu nascimento, que será comemorado durante todo o ano de 2012. Nesse contexto, os projetos a serem inscritos poderão ser composições, arranjos, espetáculos, exposições, obras audiovisuais, cancioneiros, livros, discos, sites, revistas, pesquisas, seminários, ciclos de debates, palestras e oficinas.

De acordo com o regulamento, não só as propostas dedicadas à obra do compositor Luiz Gonzaga poderão ser inscritas, mas também aquelas que se referirem ao seu universo cultural e artístico, englobando os gêneros musicais que consagraram o artista pernambucano, como o baião, o xote e o xaxado. Nesse universo também figuram a sanfona e os sanfoneiros; a cena cultural dos bailes, forrós e feiras do Nordeste, além de outros.

Leia aqui o edital.
*Com informações do site do MinC

ESCLARECIMENTO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS


Diante das insinuações e declarações prestadas nas redes sociais, blogs e sites e da Nota publicada pela Rede Globo de Televisão, a Fundação Cultural de Ilhéus vem a público informar que:
No dia 26.01.2012, não houve em nossa cidade nenhuma seleção ou testes para contratação de atores e atrizes para fazer parte da novela Gabriela, Cravo e Canela, sendo de nossa total concordância a declaração dada pela Emissora em Nota Oficial em seu site;
A bem da verdade, o que houve foi que o Senhor Rosival Silva, produtor de pesquisa de campo, contratado pela empresa CIA Produção, fez um contato direto com a Assessoria da Fundação Cultural de Ilhéus, para realizar uma pesquisa de campo com imagens de possíveis figurantes em Ilhéus/BA;
A referida CIA Produção, empresa do Rio de Janeiro que presta serviços na contratação de figurantes para a Rede Globo de Televisão, enviou dois prestadores de serviços para captarem imagens de possíveis figurantes, ou seja, pessoas que caracterizassem lavadeiras, trabalhadores rurais e peões que montassem cavalos, seguindo orientações do “briefing” ou ordem de serviço, passado pela Assistente de Direção da novela Gabriela, Cravo e Canela;
Pensando na democratização e participação do maior número possível de artistas e aspirantes à figuração, a Assessoria da Fundação Cultural de Ilhéus criou gratuitamente um banner eletrônico que circulou nas redes sociais, concedeu entrevistas em emissoras locais, conseguindo mobilizar exatas 1.096 pessoas inscritas e não os números astronômicos veiculados anteriormente pela mídia;
É de fundamental importância mencionar que, além de não ter havido nenhuma seleção, não houve qualquer cobrança de taxa. Todos os inscritos, assim como todos os colaboradores da Fundação Cultural de Ilhéus, que prestaram serviços na referida pesquisa de campo e coleta de imagens, trabalharam voluntariamente; inclusive, a título de apoio também não houve nenhuma cobrança de taxa pela utilização das instalações do Teatro Municipal de Ilhéus;

Declarações, notas ou informações pessoais de funcionários ou parceiros da Fundação Cultural de Ilhéus, são de responsabilidade dos próprios autores, não caracterizando a opinião oficial da nossa Instituição Cultural;

Informamos que a Fundação Cultural de Ilhéus já entrou em contato com o produtor Rosival Silva para que o mesmo retorne o mais breve possível à cidade de Ilhéus, para prestar os devidos esclarecimentos; e também nos colocamos à disposição, principalmente nesta segunda feira (06.02), em horário comercial, para atendimento a todos os interessados, inclusive aqueles que queiram retirar o nome da lista de pesquisa de campo;
É triste constatar que depois de tantos esforços da Presidência da Fundação Cultural de Ilhéus, trabalhando em prol da regravação de uma novela que recolocará Ilhéus no cenário nacional e internacional, tenha ocorrido o referido fato, que repercutiu de forma negativa em uma cidade que caminha para ser referência no Turismo Cultural do Brasil;
Por fim, registramos as nossas desculpas por possíveis transtornos causados e reafirmamos, através da extensa folha de bons serviços prestados à população, o profissionalismo, transparência e honradez da equipe da Fundação Cultural de Ilhéus.
Maurício Corso
Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus
Fonte: Rede Brasil de Noticias