terça-feira, 5 de julho de 2016

IMPROVISO, OXENTE! COMEÇA HOJE LEVA DE DEBATES SOBRE CIDADE DE ILHÉUS


Iniciativa acontece todas as terças (5) e mostra o que mudou na cidade durante os últimos quatro anos.


Baseado no tema “A Ilhéus que queremos” o Instituto Nossa Ilhéus (INI) em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) promove a partir do dia 5, sempre às 19h a próxima edição do quadro Improviso, Oxente!. O evento será composto por 13 encontros que vão até o dia 28 de setembro, semanalmente, sempre às terças, e discute sobre os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáeis. Entre os temas abordados estão governança, bens naturais, justiça, sustentabilidade, cultura e saúde. O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Os encontros acontecem na Tenda do TPI mostrando os indicadores desde o ano de 2012, referente a cada setor. A idéia é mostrar à população o desenvolvimento da cidade e o que precisa melhorar. Para compor a mesa de cada edição, serão convidados professores e representantes dos setores, além de intervenções artísticas. O evento será aberto ao público e pretende reunir pessoas de todos os setores da sociedade civil, além de representantes do poder público.

O primeiro encontro tem o tema “Retrospectiva 2012 – A Ilhéus que herdamos”. A apresentação será do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana um conjunto de indicadores e um banco de boas práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, a fim de sensibilizar e mobilizar cidades brasileiras para se desenvolverem de forma econômica, social e ambiental sustentável.

domingo, 3 de julho de 2016

JEANE MARIE, SUPERAÇÃO E ARTE


Ela é uma guerreira do Teatro no sudoeste da Bahia, principalmente em sua terra, Vitória da Conquista. E agora ela foi selecionada e está concorrendo na Fundação Be.Dream, de Bel Pesce (A Menina do Vale do Silício), para realizar seu sonho de publicar um livro e sair pelo Brasil palestrando sobre sua experiência de vida. A surpreendente história da menina que foi e da mulher que é, e que aprendeu a enfrentar o medo e a empreender na vida.
Ela é Jeane Marie Rocha (foto).

Conheça sua história:

“Eu tenho uma história de superação e empreendedorismo que pode inspirar muitas pessoas a transformar e enfrentar a vida com mais positividade. Vivi minha vida na infância internada NO Hospital das Clínicas, em BH, até conseguir fazer minha primeira cirurgia do coração, aos 15 anos quando. finalmente sai para a vida. O trabalho foi o caminho que eu escolhi para me dar força e oportunidade de ir ao encontro da minha felicidade.

Fui vendedora, professora de crianças até me tornar artista. Aos 21 anos enfrentei uma gravidez de alto risco; fiquei internada por oito longos meses numa maternidade longe de casa e – pior – solteira. Meu primeiro amor me abandonou e não assumiu a paternidade. Mas venci e tive uma filha linda - hoje com 28 anos de idade - minha grande parceira.

Virei atriz, contadora de história, diretora e produtora de teatro, e criei espetáculos e oficinas para crianças que ajudaram a transformar suas vidas. Vários artistas que passaram por estas minhas atividades continuam fazendo arte pelo mundo. Transformei minha garagem em um teatro de bolso, com 50 lugares, onde realizo meus projetos de arte educação. Sempre estive “ligada no 220v, cheia de energia!”

A doença nunca me limitou e como baiana que sou, retada, também fui dona de um bloco infantil no carnaval e já puxei até trio elétrico, bancando a Ivete Sangalo. Criei um projeto inspirado nos Doutores da Alegria e me travesti de palhaça em hospitais para alegrar a vida das crianças internadas, criando o plantão da alegria. Infelizmente, também fui acometida por uma doença reumática que já havia quase superado, mas, ela voltou e me fez sair deste trabalho, obrigando-me a realizar minha segunda cirurgia do coração. Foi preciso passar tudo de novo. E meu peito foi aberto, literalmente, pela segunda vez.

Por conta da minha profissão artística, tornei-me uma pessoa com muita credibilidade em Vitória da Conquista. Passei a escrever num jornal local uma coluna social, depois passei a ser executiva de uma revista local muito bacana que tem também uma versão online. Minha filha e sócia, se tornou uma blogueira local com muita influência. Acontece que outro problema inesperado me fez passar por outra experiência de grande ensinamento: descolei a minha retina do olho direito e fiquei cega. Operei duas vezes e vou operar mais duas. Espero voltar a enxergar 100%.

Entretanto, a vontade de trabalhar me fez continuar fazendo minha revista e meu teatro. E a vida, mais uma vez me levou a enfrentar uma separação conjugal, resultando na perda da minha casa e de meu pequeno teatro de bolso. Estou prestes a operar pela terceira vez do coração para salvar minha válvula e o pulmão. Meu novo projeto agora é escrever um livro, já que já plantei uma árvore e tive um filho. Com o livro pretendo palestrar pelo Brasil e mostrar que é possível enfrentar as adversidades da vida com fé. Eu posso, eu faço, eu consigo. Eu faço o meu sucesso acontecer!”

PARA VOTAR EM JEANE MARIE CLIQUE AQUI:

http://fund.bedream.me/projects/1506


A GENTE APOIA ESTA CAUSA. APOIE VOCÊ TAMBÉM. COMPARTILHE!