terça-feira, 12 de março de 2013

TEATRO E TEATRALIDADE CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS


As inscrições para o Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” continuam abertas até o dia 25 de março. Serão disponibilizadas 200 vagas para artistas, pesquisadores, professores, estudantes e autores de Teatro de toda a Bahia.

“Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” é um seminário de amplas discussões sobre o fazer teatral, o processo de criação, troca de experiências e políticas públicas para o Teatro. São cinco painéis: Teatro e Comunidade, com Fernando Guerreiro; Teatro e Pesquisa, com Márcio Meirelles; Teatro e Teatralidade, com Romualdo Lisboa; Teatro e Sobrevivência, com Romulo Avelar, e Teatro e Transformação: A Lei com ponto de partida, com Fernando Marinho. A curadoria é do dramaturgo Pawlo Cidade.


Como mediadores dos debates estão confirmados: Eva Lima (Itabuna), Humbervaque Andrade (Casa Nova), Robson Vieira (Santa Maria da Vitória), Paulo Atto (Ilhéus), Ivana Santana (Salvador), José Delmo (Buerarema), Rod Pereira (Porto Seguro), Chico Nascimento (Ibirapitanga) e Claudiana Figueiredo (SEBRAE).

O apoio institucional é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia. Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências foi contemplado no Edital Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro: Diálogos e Reflexões e conta ainda com apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, SEBRAE, Ilhéus Hotel, Comunidade Tia Marita, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado da Bahia.

O quê? Seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências
Onde? Universidade Estadual de Santa Cruz, Pavilhão Jorge Amado
Quando? De 3 a 5 de abril de 2013
Quanto? Gratuito.
Mais informações: www.teatroeteatralidade.blogspot.com

segunda-feira, 11 de março de 2013

SARAU DAS MULHERES REUNIU MAIS DE 20 ARTISTAS EM ILHÉUS

Foto: Karoline Vital
Poesia, música, dança e demais performances artísticas marcaram o I Sarau das Mulheres, realizado na noite da última sexta-feira (08), em Ilhéus. O evento atraiu a atenção do público, que lotou a porta da Casa dos Artistas a fim de prestigiar as apresentações de mais de 20 artistas regionais. Para marcar o dia internacional da mulher, a iniciativa provocou reflexão sobre a utilização da arte como forma de expressão e luta da classe feminina.
            Com flores, perucas e lingeries compondo a decoração, o foco principal do Sarau das Mulheres foi o protagonismo feminino, distanciando-se das homenagens já incorporadas pelo setor comercial. O palco foi rodeado por um varal, que recebeu diferentes peças femininas à medida que os artistas se apresentavam.
Além do entretenimento, houve ainda espaço para protesto contra a violência sofrida pelas mulheres. As atividades foram transmitidas ao vivo via internet pelo coletivo de poesia “Outra Primavera”. O evento foi organizado de forma colaborativa por produtores e artistas regionais e contou também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus.

Programação da semana
            O Cineclube Équio Reis exibe dois vídeos nesta terça-feira (12), na Casa dos Artistas. A partir das 19 horas, serão projetados os documentários “Na tela de Narciso”, de Ana Carolina Alves, e “Oni Bodé Orun”, de Iajima Silena. Esta edição da iniciativa é fruto da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca.
            Na quarta-feira (13), Mondrongo Livros, editora do TPI, realiza um encontro com dois escritores: Rodrigo Melo e Heitor Brasileiro Filho. O bate-papo sobre literatura será aberto ao público e começa às 19 horas. Mais cedo, às 17 horas, o DJ Jef Rodrigues discoteca em frente à Casa dos Artistas, no projeto Transeunte.
A banda Improviso Nordestino realiza duas apresentações nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) às 20 horas. O repertório do grupo traz influências do cancioneiro popular, movimento armorial e suas simbologias. As entradas custam R$10 e R$5.