sábado, 9 de março de 2013

PAGAMENTO DOS EDITAIS DO FUNDO DE CULTURA DA BAHIA CONTINUAM ATRASADOS


Dando prosseguimento ao processo de transparência e diálogo em relação ao pagamento dos editais do Fundo de Cultura da Bahia, informamos que, em janeiro de 2013, conseguimos garantir a liberação de mais R$ 4,5 milhões, que foram destinados ao pagamento de 88 projetos selecionados pelos editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em fevereiro, não recebemos novos recursos, mas os esforços da Secretaria de Cultura e as negociações com a Secretaria de Fazenda continuam, pois muitos proponentes ainda estão com suas atividades prejudicadas pelo atraso no pagamento de suas parcelas. Por isso, mais uma vez, nos desculpamos por este atraso na liberação dos recursos e reafirmamos nosso compromisso em sanar este problema, iniciado no segundo semestre do ano passado, quando, contrariando o planejamento de desembolso de recursos, o repasse financeiro para o Fundo de Cultura sofreu atrasos, se agravando ainda mais no final do ano. De acordo com previsão de repasse da SEFAZ, esperamos regularizar todos os pagamentos no período entre meados de março e final de abril.

Lamentamos enormemente este atraso e nos desculpamos uma vez mais pelos transtornos que esta situação tem causado para todos os proponentes e equipes dos projetos.

Fonte: SECULT, publicado em 5/03/2013.

NOTA DO BLOG:

Esperamos que se, outros projetos forem aprovados, não fiquem impedidos de receber os recursos do FCBA. 

PRAZO PARA CADASTRAMENTO DOS ARTISTAS ILHEENSES ENCERRA AMANHÃ

Espetáculo "Auto do Boi da Cara Preta"

O prazo para que os artistas de Teatro, Música, Dança, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Cultura Afro,Cultura Indígena e os representantes do Patrimônio Cultural encerra amanhã, dia 10 de março. As inscrições haviam sido prorrogadas porque não houve tempo hábil de mobilização de algumas câmaras. Semana que vem sai a lista dos cadastrados aptos a votar nas eleições de 18 a 27 de março.

Mais informações no blog do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus:


quarta-feira, 6 de março de 2013

Lei de Incentivo à Cultura é discutida em encontro entre comunidade cultural e representantes do MinC


No próximo dia 13 de março, a comunidade cultural do estado da Bahia terá a oportunidade de se encontrar para discutir questões relacionadas às políticas nacionais de incentivo à Cultura, bem como suas aplicabilidades e nuances estaduais, através do FazCultura. A programação será iniciada às 16h30, com presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, do Diretor de Incentivo à Cultura/SEFIC, Kleber Rocha, e da representante regional do MinC na Bahia, Mônica Trigo. A partir das 17h30 acontecem os encontros setoriais simultâneos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Artes Integradas (sala 1), Humanidades e Patrimônio Cultural (sala 2), Música (sala 3) e Audiovisual (sala 4). O encontro acontece no Espaço Cultural Xisto Bahia, no Barris.

O encontro tem como objetivo o alinhamento de informações sobre apoio à Cultura via incentivo fiscal, através da Lei de Incentivo à Cultura, ou Lei Rouanet, como é comumente conhecida, a qual possibilita que empresas invistam parte do seu Imposto de Renda (IR) em projetos culturais. “Este encontro é uma oportunidade impar de aproximar a comunidade cultural da Bahia dos mecanismos de fomento federais. No momento em que a reforma da nova lei de incentivo está em fase final de tramitação no congresso, será uma oportunidade não apenas de debater a Lei no seu formato atual, mas atualizar-se sobre a proposta da nova lei.”, afirma o Superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), Carlos Paiva.

domingo, 3 de março de 2013

CONHEÇA OS CANDIDATOS ÀS CÂMARAS TEMÁTICAS DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS


Da Esquerda para a Direita: Joaques, Janete, Dida, Makalé, Pawlo Cidade, Anarleide Menezes,Tacila Mendes, Flávio Rebouças, Romualdo Lisboa, Ciro Nonato, André Rosa,Gilsonei Rodrigues, Márcia Alencar e Fabiane

Alguns candidatos à titularidade das câmaras já aparecem no processo eleitoral que ocorrerá entre os dias 18 e 27 de março. (Antes seria até o dia 29, mas, como é feriado nacional, as eleições serão antecipadas para o período citado).

Para a Câmara de Teatro, Romualdo Lisboa irá disputar a presidência; na Câmara de Patrimônio Cultural, Anarleide Menezes e André Rosa colocaram seus nomes para eleição; na Câmara de Literatura, o escritor Pawlo Cidade também é candidato. Na Câmara de Cultura Popular, a cordelista Janete Lainha e o quadrilheiro Ciro Nonato apontam como favoritos.

Na Câmara de Cultura Afro, tudo indica que Gilsonei Rodrigues e Joaques Silva serão os postulantes à titularidade. Na Câmara Setorial de Música, Márcia Alencar e Fabiane Ribeiro apontam como favoritas à presidência. Em Artes Visuais, Carlos Makalé e Dida Moreno deverão concorrer à presidência; já na Câmara de Audiovisual, Tacila Mendes e Flávio Rebouças devem ser os candidatos naturais. Resta agora saber quem irá concorrer a Câmara de Dança e a Câmara Indígena.

Vale salientar que, para votar, os artistas e técnicos devem estar cadastrados no blog do Conselho Municipal de Cultura. As inscrições prorrogaram até o dia 10 de março de 2013.