sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SAIU A LISTA DOS CONSELHEIROS MAIS VOTADOS DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

Marco Aurélio Schommer foi eleito para o mandato de 4 anos no CEC

A comissão responsável pelo processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura divulgou nesta quinta-feira, 27, a relação dos eleitos. Foram 71 candidatos com cadastros validados para disputar vaga no órgão. O pleito preencherá 20 cadeiras do Conselho com membros da sociedade civil representantes do fazer cultural.  No site do sistema de votação será disponibilizada a lista completa dos candidatos e seus respectivos votos.


Os candidatos que não foram eleitos e desejam a recontagem dos votos, podem entrar com recurso até esta sexta-feira, 28, enviando mensagem para o e-mail: eleicao.conselho@cultura.ba.gov.br. A lista final dos eleitos, após a análise dos recursos, está prevista para ser divulgada na próxima terça-feira, 02 de dezembro.
Os novos conselheiros terão a função de contribuir para o cumprimento dos objetivos da Política Estadual de Cultura e fortalecer o seu papel como órgão colegiado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que se ajusta à Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei 12.365/11). Entre suas obrigações, está acompanhar e avaliar o planejamento e a execução da gestão cultural.

A lista inclui importantes lideranças do Litoral Sul: Vitor Aziz (Itabuna) que ficou na 2a. suplência e Luiz Carlos Menezes Dantas que ficou na 9a. suplência. Os cinco mais votados que terão mandato de 4 anos são: Ana Waneska (Salvador), Wilson Fernando (Salvador), Sílvio Roberto (Feira de Santana), Luiz Aldo (Valente) e Marco Aurélio Schommer (Salvador). 



quinta-feira, 27 de novembro de 2014

COMUNIDADE TIA MARITA FAZ ENCERRAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS

 As oficinas ocorrem em espaços alternativos oferecidos pelo CRAS

A Comunidade Tia Marita, organização não governamental de ensino, pesquisa, montagem e consultoria cultural realiza o encerramento de quatro projetos culturais nos dias 15 e 16 de dezembro, do corrente ano, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

O primeiro é o Fazteatro, realizado nas Escolas Nucleadas do Japu, com profissionais daquela localidade promovendo a sensibilização para a arte através da música e dos jogos teatrais; o segundo é o Ecoteatro, promovido pela Escola Centro Comunitário do Iguape e o terceiro é o Teatro Cidadão, realizado na Escola Nucleada de Inema, distrito de Ilhéus distante 82 km do Município. Estes três foram contemplados com o Programa Mais Cultura na Escola, promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

O quarto projeto é o Teatro Jovem. Desde o início de setembro que o Grupo Teatro Total - instituição integrante da Comunidade Tia Marita - desenvolve este projeto promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizando oficinas de teatro que possuem como ponto de partida a experiência pessoal e social do jovem e adolescente, aproximando-o da construção de sua identidade e consciência cidadã nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Barra e no distrito de Olivença e no CREAS Malhado.

"A ideia principal do projeto não é formar atores, mas, despertar a consciência cidadã" - afirma o Coordenador Pedagógico da proposta, Pawlo Cidade, e acrescenta: "Entretanto, a descoberta de novos talentos para o teatro é inevitável."

As oficinas são conduzidas pelos sensibilizadores Beto Santana, Andréa Bandeira, Aline Hafner, Cláudia Silva e Val Kakau. Jamil Ócke, secretário de desenvolvimento social afirma que o projeto Teatro Jovem "é singular porque não trata o teatro pelo teatro, mas, pela possibilidade do adolescente aprender a trabalhar em grupo e aprimorar a habilidade de relacionar-se com os outros.”

SERVIÇO:

O quê? ENCERRAMENTO DOS PROJETOS CULTURAIS DA COMUNIDADE TIA MARITA
Quando? Dia 15 e 16 de dezembro de 2014
Que horas? Das 15h00 às 18h00
Quanto? Gratuito.

Onde? Tenda do Teatro Popular de Ilhéus