sábado, 24 de outubro de 2015

NOVO EDITAL SELECIONA 21 OBRAS DE LITERATURA INFANTIL PARA PUBLICAÇÃO


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia abre, está com inscrições abertas para a seleção de mais 21 obras de literatura infantil de autores baianos. Os livros serão distribuídos nas escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino da Bahia e serão utilizadas na alfabetização das crianças. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. As obras ilustradas devem ter ênfase na tradição das culturas populares baianas.

As inscrições devem ser feitas até 02 de dezembro de 2015, exclusivamente por via Postal (Sedex), para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Coordenação do Programa Pacto pela Educação, 5ª Avenida, nº 550, Plataforma 2, sala 202, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador-BA, CEP: 41.745-000.

As publicações serão voltadas para estudantes do ciclo de alfabetização, dos seis aos oito anos de idade. Qualquer pessoa física poderá participar, incluindo menores de 18 anos de idade, mediante autorização de representante legal, natural da Bahia ou radicado nesse Estado, há pelo menos cinco anos.

Apenas poderá ser inscrita uma única obra por autor e que deverá ser apresentada em volume único, contendo ilustrações dinâmicas e atraentes e, com revisão ortográfica dentro dos aspectos gramaticais da Língua Portuguesa. As obras de literatura infantil ilustradas serão avaliadas por uma comissão julgadora que avaliará critérios como: possibilidade de interesse do público leitor, valorização da cultura baiana, estilo autoral adequado, respeito a questões éticas e qualidade condizente à proposta pedagógica.


Premiação

Cada uma das 21 obras de literatura infantil ilustrada e selecionada será premiada com R$ 10 mil. O recebimento do prêmio pelos autores das obras fica condicionado à assinatura do Termo de Cessão Não Exclusiva de Direitos Autorais, incluído no edital.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS SERÃO MAPEADAS PELO GOOGLE

Igor dos Prazeres, Juliana Dib Rezende, Vasco Roosmalen , Cida Abreu e Luísa Viana  (Foto: Palmares)

A Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, apresentou nesta quinta-feira, dia 22, em Brasília, o projeto que pretende viabilizar o georreferenciamento das comunidades quilombolas certificadas pela Fundação em parceria com o Google Earth Solidário. A plataforma será online e também na forma de aplicativo para celular e tablet.

O Google Earth Solidário oferece às organizações sem fins lucrativos o conhecimento e os recursos necessários para tornarem suas histórias visíveis nas plataformas do Google Earth e no Google Maps.  A presidenta da FCP, Cida Abreu, explicou que a parceria possibilitará o fortalecimento da gestão dos territórios quilombolas, da comunicação e da cultura. 

No próximo mês, a Palmares e o Google devem assinar o acordo para iniciar o mapeamento. Participaram da reunião a presidenta da FCP, Cida Abreu, o diretor-executivo da equipe de Conservação da Amazônia, Vasco Roosmalen, o diretor substituto da FCP, Igor dos Prazeres e as representantes do Google Earth Solidário, Juliana Dib Rezende e Luísa Viana. 


Mariana Menezes
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SECULTBA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONTRATAÇÕES ARTÍSTICAS DO CARNAVAL 2016


Estão abertas a partir de segunda-feira (19), pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), as inscrições do credenciamento para a contratação de serviços artísticos no Carnaval do Pelourinho e Carnaval Pipoca 2016. As contratações estão abertas para bandas e artistas solo, projetos formados por 03 diferentes artistas, bandões e grupos de rua, microtrios, nanotrios, entre outros. O formulário de inscrição e o edital completo estarão disponíveis no site da SecultBA a partir deste sábado (17). As inscrições acontecem entre os dias 19 de outubro e 19 de novembro de 2015, via sedex ou entregue no Palácio Rio Branco, sede da SecultBA.

O Carnaval do Pelourinho é reconhecido como o carnaval da diversidade, que se vê por todos os cantos, nos palcos e ruas onde a folia acontece. Para tocar nos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D'Água e Tereza Batista, podem participar do credenciamento artistas e bandas dos estilos afro, reggae, arrocha, pop rock, afro pop, axé, antigos carnavais, samba, hip-hop e guitarra baiana. As cores e alegria que movimentam as ruas do Pelô serão representadas pelas bandas de sopro e percussão, bandinhas de percussão, bandinha de corda e percussão, bandão e performances. Uma das novidades do carnaval 2016 é a inclusão da categoria Baile Infantil, com repertório de músicas infantis e atividades recreativas para agitar a criançada que vem curtir o Carnaval do Pelô junto com as famílias.

O folião pipoca tem mais um motivo pra comemorar, o projeto Carnaval Pipoca segue expandindo, e no próximo ano, além dos já tradicionais microtrios, leva também para a avenida os nanotrios. Por meio do Carnaval Pipoca, os microtrios e nanotrios vão tomar conta de todos os principais circuitos carnavalescos de Salvador. O objetivo é o mesmo, deixar o público mais próximo da emoção da folia, sem cordas, resgatando o espírito de compartilhamento que fez do Carnaval a maior festa do mundo. Além de desfiles que relembram os antigos carnavais, também entram na folia repertórios da atualidade. Peu Meurray, Retrofoguetes, Neto Bala, Ivan Huol e Banda Marana estão entre os nomes que já subiram aos microtrios do Pipoca.

Outra marca do Carnaval Pipoca é a promoção de encontros musicais que entram para a história da folia. Entre os destaques da última edição, aconteceram os encontros de Chico César, Orquestra Afrosinfônica e Giba Conceição, do grupo Bailinho de Quinta com os cantores Lirinha e Kalu, e de Juliana Ribeiro, Roberto Mendes e Camerata Popular da Bahia. Tudo isso no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, escolhido como palco principal do Carnaval da Cultura. Os projetos inscritos para participar desta modalidade devem ser compostos necessariamente por 03 diferentes artistas para apresentação em conjunto, e o tema é livre.

Inscrições - As inscrições nos projetos Carnaval do Pelourinho e Carnaval Pipoca 2016 estão abertas entre 19 de outubro e 19 de novembro de 2015. Poderão inscrever-se pessoas físicas e jurídicas. A primeira etapa para o processo de credenciamento dar-se-á através de preenchimento de formulário de inscrição disponibilizado no site da SecultBA, acompanhado de todos os documentos descritos no edital. A documentação deve ser entregue ou remetida via sedex, devidamente lacrado, na forma e no endereço:


CREDENCIAMENTO SECULT - CCPI - CARNAVAL 2016
ENVELO 1 - DOCUMENTAÇÃO
(MODALIDADE ESCOLHIDA) - Exemplo: "Microtrio" ou "Nanotrio" ou "Projeto artístico - 03 artistas" ou "Apresentações em palco no Centro Histórico" ou "Apresentação nas ruas do Centro Histórico"
NOME DA BANDA/ARTISTA OU PROJETO
PROPONENTE
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT
Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n - Centro, CEP 40 020 - 010 - Salvador, Bahia


Sobre o CCPI - O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBT, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares, e administra o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, conhecido como o Forte da Capoeira.

16/10/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com